#ConexãoSundance: Blinded by the Light - Cinem(ação)
Festival de Sundance 2019: Blinded by the Light
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Blinded by the Light

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme musical britânico Blinded by the Light.

A cobertura do Festival de Sundance 2009 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

Blinded by the Light

Sem medo de ser feliz, Maurício Costa se apaixonou por Blinded by the Light. “Que musical maravilhoso”. Primeiro, porque é o tipo de musical que ele consegue gostar: com músicas que já existem, como Escola de Rock, Mamma Mia, etc.

A história do filme é sobre Jay, menino paquistanês na Inglaterra em 1987, com pano de fundo da crise econômica, governo da Margaret Thatcher, e do surgimento de um grande movimento de xenofobia contra os paquistaneses no país. No contexto, ele descobre as músicas do Bruce Springsteen que falam sobre sua realidade, diretamente com ele.

Em termos de plot, não tem o que inventar: é um roteiro convencional. O garoto é um imigrante de primeira geração com conflito cultural com os pais, por exemplo. Ele se envolve com uma garota que não é paquistanesa, passa por vários percalços, etc. Mas o desenvolvimento é muito bom. A forma como o pano de fundo é colocado com a contextualização do ano, quando Springsteen já era quase fora de moda.

E o uso das músicas constrói a narrativa: em alguns momentos, a letra da música aparece junto para expressar os sentimentos e pensamentos do personagem. A forma como eles fazem os números musicais também agradou o crítico. Em vez de todos pararem para dançar e cantar maravilhosamente bem, eles encenam de forma meio desconexa e desconcertada, como se fossem pessoas comuns que estão cantando juntas.

É uma fábula baseada na história verdadeira de um jornalista paquistanês. É bom, porque faz rir, faz chorar, e deixa ansioso, como um musical tem que fazer.

Nota: 4

Sinopse e ficha:

Blinded by the Light / United Kingdom (Director: Gurinder Chadha, Screenwriters: Sarfraz Manzoor, Gurinder Chadha, Paul Mayeda Berges, Producers: Gurinder Chadha, Jane Barclay, Jamal Daniel) — In 1987 during the austere days of Thatcher’s Britain, a teenager learns to live life, understand his family and find his own voice through the music of Bruce Springsteen. Cast: Viveik Kalra, Hayley Atwell, Rob Brydon, Kulvinder Ghir, Nell Williams, Aaron Phagura.

Blinded by the Light / Reino Unido (Diretor: Gurinder Chadha, Roteiristas: Sarfraz Manzoor, Gurinder Chadha, Paul Mayeda Berges, Produtores: Gurinder Chadha, Jane Barclay, Jamal Daniel) — Em 1987 durante os anos austeros de do governo Thatcher, um adolescente aprende a viver a vida, compreender sua família e encontrar sua própria voz por meio da música de Bruce Springsteen. Elenco: Viveik Kalra, Hayley Atwell, Rob Brydon, Kulvinder Ghir, Nell Williams, Aaron Phagura.

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.

Deixe seu comentário