#ConexãoSundance: After Yang - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: After Yang

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme After Yang.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Ater Yang

“After Yang” é o filme que entrou na competição de Cannes 2021, e chegou em Sundance na sessão Spotlight, mas ganhou um prêmio especial. Dirigido pelo Kogonada, o filme trata de um cenário futurista (baseado em um conto). Na história, Yang é um androide que funciona como “irmão” de crianças chinesas adotadas. Ele para de funcionar e a família vai tentar consertar, já que a filha está arrasada e eles já tinham relações com o robô. Ao tentar fazer isso, eles descobrem sobre o androide, e sobre o que ele gravava sobre o mundo. Isso faz os personagens refletirem sobre suas relações, sobre a relação de Yang com o mundo, e sobre o que é estar vivo, o que é ser humano, o que é pertencimento. “After Yang” também trata das cinco fases do luto, especialmente do ponto de vista da criança. É um filme muito sutil e calmo. O ator mais famoso, Colin Farrell, tem uma atuação muito contida, como tudo no filme. Ele tem um toque de “Sacrifício do Cervo Sagrado”, mas sem o suspense. E de um jeito que funciona. O personagem de Farrell é quem mais acompanhamos, que está nessa busca de consertar Yang, e vemos como isso está ligado à sua relação com a filha e a esposa. Isso faz ele repensar o ponto de vista dos androides e dos clones. O filme não investe no cenário da ficção científica: esse é o pano de fundo, mas o longa é concentrado no drama sobre perda, ser humano e morte. Passa a ser o melhor filme do Festival de Sundance 2022.

Nota: 5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Yang é um andróide realista e artificialmente inteligente que Jake e Kyra compram como companheiro para sua filha adotiva. Quando ele para de funcionar repentinamente, Jake só quer que ele seja consertado de forma rápida e barata. Mas, tendo comprado Yang “reformado com certificado” de uma loja agora extinta, ele foi levado primeiro a um técnico adepto da teoria da conspiração e depois a um curador de museu de tecnologia, que descobre que Yang estava realmente gravando memórias. A busca de Jake acaba se tornando uma introspecção existencial e contemplação de sua própria vida, à medida que passa por ele.

Direção: Kogonada
Roteiro: Kogonada
País: Estados Unidos
96 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário