#ConexãoSundance: The Exiles - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: The Exiles

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme The Exiles.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

The Exiles

“The Exiles” é mais um documentário premiado em Sundance. Ele entrevista agora, mais de 30 anos depois, alguns dos exilados após as manifestações na Praça da Paz Celestial, na China, em 1988. É mais um doc que fala dos temas mais polêmicos da política americana: nesse caso, as relações com a China. “The Exiles” tem uma estrutura diferente: os diretores estão entrevistando a Christine Choy, que se envolveu em um projeto para filmar e entrevistar os exilados, mas que foi abandonado. Esse projeto é retomado, e os diretores foram entrevistar 3 dos exilados ainda vivos. Ao mesmo tempo, Christine Choy entrevista os exilados, mas também é entrevistada. É um doc bem dinâmico, que dá uma boa recuperada na história, que está um pouco esquecida hoje.

Nota: 4/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Ousada e teimosa, Christine Choy é documentarista, diretora de fotografia, professora e nova-iorquina por excelência, cujos filmes e ensinamentos influenciaram uma geração de artistas. Em 1989, ela e Renee Tajima-Peña começaram a filmar os líderes dos protestos pró-democracia da Praça Tiananmen que fugiram para o exílio político após o massacre de 4 de junho. Embora eles nunca tenham terminado esse projeto, Choy agora viaja com as imagens antigas para Taiwan, Maryland e Paris para compartilhá-las com os dissidentes que nunca puderam voltar para casa.

Direção: Ben Klein, Violet Columbus
Roteiro:
País: Estados Unidos
95 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário