#ConexãoSundance: Utama - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Utama

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Utama.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Utama

“Utama”, vencedor do prêmio de filme de ficção internacional. Ele conta a história de um casal indígena da Bolívia que mora isolado, perto de uma vila pequena que tem problema de abastecimento de água. Eles querem ficar por questão de sua relação com a terra. O patriarca da família está doente, e vem o neto visitá-los, tentando convencer a avó de que eles devem ir à cidade. O filme faz um debate muito profundo e sutil entre tradição e modernidade, a relação com a terra e as questões da natureza. Ao mesmo tempo, o filme é parecido com o que vemos em “Vidas Secas”, no sertão nordestino. “Utama” poderia ser um filme do cinema novo, portanto. A maior parte depende desses três personagens principais, e como não é um filme de muitos diálogos, as coisas estão muito nos gestos, e são sutis e precisam ser expressadas pelo hábito. A fotografia explora os planos abertos para mostrar a pequenez das pessoas. Excelente, e mereceu o prêmio de filme internacional.

Nota: 5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

O tempo parece avançar lentamente na terra seca e rachada do altiplano boliviano, onde um casal quéchua idoso, Virginio e Sisa, leva uma rotina humilde. Quando seu neto Clever aparece, Virginio rapidamente percebe que ele está lá apenas para convencê-los a se mudar para a cidade. O fato de que a seca os deixou sem água não ajuda em nada.

Direção: Alejandro Loayza Grisi
Roteiro: Alejandro Loayza Grisi
País: Bolívia/Uruguai/França
87 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário