#ConexãoSundance: Hail Satan? - Cinem(ação) - Crítica
Hail Satan - documentário satanismo - Sundance Film Festival 2019
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Hail Satan?

#ConexãoSundance: Crítica e análise do documentário “Hail Satan?”, que teve première mundial no Festival de Sundance.

A cobertura do Festival de Sundance 2009 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

Hail Satan?

O documentário interessante e divertido, mesmo com o nome “Hail Satan?” foi editado como uma comédia, se concentrando na bizarrice dos fatos, e não debochando das pessoas de qualquer um dos lados. O documentário fala sobre o templo satânico que surgiu em 2013 nos Estados Unidos, e que desde então tem travado uma batalha interessante em tribunais de vários estados em relação à laicidade do estado e a liberdade de religião prevista na constituição dos Estados Unidos. Eles chegaram a ganhar um processo em Oklahoma para colocar uma estátua do Baphomet ao lado de um monumento dos 10 mandamentos em frente à sede do governo do estado, onde foi escolhido retirar a estátua dos 10 mandamentos para não colocar a estátua do Baphomet.

Mauricio Costa conta que “Hail Satan?” mostra como o satanismo cresceu no mundo, e os satanistas fazem coisas provocativas de forma a fazer um paralelismo e uma oposição ao cristianismo. Fizeram um centro de atividades para depois da escola, com livro de atividades. O satanismo é muito baseado em defender a liberdade das pessoas em relação ao próprio corpo.

O crítico conta que o filme é divertido e a diretora teve uma abordagem inteligente. O chefe do templo satânico estava na sessão. Mesmo assim, o crítico entende que o documentário “Hail Satan?” tem um problema de ritmo, pois começa em um bom ritmo e dá uma caída da metade para o final, mas melhora depois.

Nota: 4

Sinopse e ficha:


Hail Satan? / U.S.A. (Director: Penny Lane, Producer: Gabriel Sedgwick) — A look at the intersection of religion and activism, tracing the rise of The Satanic Temple: only six years old and already one of the most controversial religious movements in American history. The Temple is calling for a Satanic revolution to save the nation’s soul. But are they for real?


Hail Satan? / Estados Unidos (Diretora: Penny Lane, Produtor: Gabriel Sedgwick) — Um olhar sobre a intersecção de religião com ativismo que mostra o crescimento do Templo Satânico: com apenas seis anos, já se tornou um dos movimentos religiosos mais controversos da história americana. O templo convoca a revolução satânica para salvar a alma da nação. Mas será que eles fazem isso pra valer?

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.

Deixe seu comentário