#ConexãoSundance: The Last Tree - Cinem(ação)
The Last Tree - filme de Shola Amoo - Sundance Film Festival 2019
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: The Last Tree

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme nigeriano The Last Tree, do diretor Shola Amoo.

Neste ano de 2009, a cobertura do Festival de Sundance 2009 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

The Last Tree

Segundo Mauricio Costa, é mais um filme internacional interessante do que chegam a Sundance. The Last Tree mostra uma espécie de coming of age africano. É a história de um menino que passou uma parte da vida em um foster care, volta para a mãe, vai crescendo em uma zona pobre de Lagos. E aí vamos acompanhando todas as questões relacionadas a ele estudar ou não, caminhar para o crime ou não, conhecer o pai, sua relação com a mãe, o tráfico de drogas, entre outros. O grande destaque é do protagonista, que realmente dá um show.

E o filme, mesmo sem ter a referência direta, conforme explicou ao ser perguntado depois, lembra em alguns momentos o Moonlight. Não na narrativa ou na história, mas na forma como foi montado e fotografado. Mauricio conta que a maneira como o filme expressa os sentimentos do garoto está muito fundamentada em uma trilha sonora poderosa e em momentos de vertigem, ou em que ele está “fora da realidade”, com aquele close próximo, só com as vozes de fundo. O filme é interessante, curto.

Tem gente que acha que nesses filmes de drama familiar não acontece nada, quando na verdade as pessoas crescem, sofrem, se apaixonam, morrem, ficam doentes, brigam, etc. E além disso o filme interessante em como aborda o contexto social da Nigéria, sem ser de um jeito panfletário, sendo visceral no que está mostrando. É um bom filme.

Nota: 4

Sinopse e ficha:


The Last Tree / United Kingdom (Director and screenwriter: Shola Amoo, Producers: Lee Thomas, Myf Hopkins) — Femi is a Nigerian boy who, after foster care, moves to live with his mum. Struggling with the unfamiliar culture and values of his new environment, teenage Femi has to figure out which path to adulthood he wants to take. Cast: Sam Adewunmi, Gbemisola Ikumelo, Denise Black, Tai Golding, Nicholas Pinnock.


The Last Tree / Reino Unido (Diretor e roteirista: Shola Amoo, Produtores: Lee Thomas, Myf Hopkins) — Femi é um garoto nigeriano que, após ser cuidado por uma família adotiva, vai morar com sua mãe. Conflitando com a cultura pouco familiar e os valores do novo meio, o jovem Femi precisa descobrir qual caminho para a vida adulta deseja seguir. Elenco: Sam Adewunmi, Gbemisola Ikumelo, Denise Black, Tai Golding, Nicholas Pinnock.

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.

Deixe seu comentário