#ConexãoSundance: Democracia em Vertigem - Cinem(ação)
Democracia em Vertigem (The Edge of Democracy) - cena do documentário de Petra Costa - Sundance Film Festival 2019
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Democracia em Vertigem

Crítica e análise do documentário Democracia em Vertigem (The Edge of Democracy).

Neste ano de 2019, a cobertura do Festival de Sundance 2019 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

Democracia em Vertigem (The Edge of Democracy)

Segundo o crítico, o documentário de Petra Costa (que ainda tem o nome de Impeachment no IMDB) produzido pela Netflix trata da situação política brasileira com uma abordagem diferente e alguns detalhes interessantes. Os detalhes são a forma como ela aborda as manifestações de 2013 até as eleições de 2018, embora as eleições não sejam o ponto central, apenas um ponto de fecho.

O documentário começou a ser produzido e pensado a partir do início das manifestações pelo impeachment da então presidenta Dilma em 2015. A primeira coisa interessante do filme é que a Petra Costa teve acesso a bastidores do processo de impeachment e da prisão do presidente Lula. Por isso, as imagens que vimos na TV e que estão no filme, como o discurso do Lula, são associados a imagens de dentro. O documentário filmou e entrevistou as pessoas dentro do sindicado do ABC, dentro do Palácio da Alvorada durante o impeachment, e isso dá uma abordagem diferente e um pouco mais pessoal.

A segunda coisa que pode ser o grande mérito e o grande demérito do filme em termos de linguagem cinematográfica: ele é narrado pela Petra Costa com base na experiência pessoal dela, que faz filmes que têm abordagem bastante subjetiva. Neste caso, tratando de um tema político, ela também fez uma abordagem pessoal, o que tornou o filme diferente do que a gente espera: é um filme posicionado, pró-Lula e pró-Dilma, mas é um filme bastante honesto. Ele não cria nenhuma notícia falsa, não desvirtua nenhum fato, mas usa os fatos conhecidos para fazer a sua análise. Por tratar do tema que trata e dada a situação do Brasil, o documentário vai ser odiado por grande parte do Brasil, e amado por outra parcela do Brasil.

Outro detalhe comentado por Maurício Costa é que Democracia Invertida foi feito em inglês, com as cenas no país legendadas. É possível que ele tenha uma versão em português. Mesmo assim, o fato é que o filme funciona muito para o público estrangeiro, tendo cativado muito o público americano. E teve esse efeito porque os americanos conseguem se relacionar com o tema, fazendo paralelo entre a situação no Brasil e a situação política americana. E isso cativou o público, tendo sido definido como um “épico monumental”.

Nota: 4,5

Sinopse e ficha:

The Edge of Democracy / Brazil (Director and screenwriter: Petra Costa, Producers: Joanna Natasegara, Shane Boris, Tiago Pavan) — A cautionary tale for these times of democracy in crisis – the personal and political fuse to explore one of the most dramatic periods in Brazilian history. With unprecedented access to Presidents Dilma Rousseff and Lula da Silva, we witness their rise and fall and the tragically polarized nation that remains.

Democracia em Vertigem / Brasil (Diretora e roteirista: Petra Costa, Produtores: Joanna Natasegara, Shane Boris, Tiago Pavan) — Um conto de alerta para estes tempos de democracia em crise – o pessoal e o político se fundem para explorar um dos períodos mais dramáticos da história brasileira. Com acesso sem precedentes aos presidentes Dilma Rouseff e Lula da Silva, testemunhamos a ascenção e queda de uma nação polarizada tragicamente.

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.

Deixe seu comentário