#ConexãoSundance: Gaza - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Festival de Sundance 2019 - Gaza
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Gaza

#ConexãoSundance: Crítica e análise do documentário Gaza.

A cobertura do Festival de Sundance 2009 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

Gaza

Quando se fala sobre um documentário sobre a Faixa de Gaza, espera-se um documentário mais político ou que trate da guerra, mas Maurício Costa aponta que neste caso, o documentário se concentra muito na vida das pessoas comum que vivem em Gaza.

Com muitos personagens, que somam mais de 10 entrevistados ao longo do filme, o documentário acompanha a rotina na Faixa de Gaza, e não fala de pessoas ligadas ao Hamas, ou ao Fattah. O filme está concentrado em como as pessoas sobrevivem ao bloqueio e como lidam com a ocupação (ou não-ocupação). A questão só não esquentou no momento de perguntas e respostas porque o apresentador conseguiu manejar de um jeito melhor.

É um documentário muito bonito e mostra a dificuldade da juventude, com a falta de perspectiva, o desespero e o que acontece com eles. É um filme muito poético e sensível, e consegue passar o espírito de viver em uma vida comum enquanto se passa por lugares bombardeados e destruídos.

Como Gaza foi filmado ao longo de 5 anos, em várias viagens ao território, e ao longo do tempo ocorreu a morte de muitos entrevistados, o que faz com que o espectador fique muito emocionante.

Nota: 5

Sinospe e ficha:

Gaza / Ireland/Canada (Directors: Garry Keane, Andrew McConnell, Producers: Brendan J. Byrne, Garry Keane, Andrew McConnell, Paul Cadieux) — Gaza brings us into a unique place beyond the reach of television news reports to reveal a world rich with eloquent and resilient characters, offering us a cinematic and enriching portrait of a people attempting to lead meaningful lives against the rubble of perennial conflict.

Gaza / Iranda/Canadá (Diretores: Garry Keane, Andrew McConnell, Produtores: Brendan J. Byrne, Garry Keane, Andrew McConnell, Paul Cadieux) — Gaza nos leva para dentro de um lugar único, que vai além das reportagens de televisão, para revelar um mundo repleto de personagens eloquentes e resilientes, oferecendo-nos um retrato cinematográfico e enriquecedor de pessoas que tentam dar um significado a suas vidas em meio aos escombros de um conflito infindável.

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.

Deixe seu comentário