#ConexãoSundance: Lapü
#ConexãoSundance: Crítica e análise do documentário colombiano Lapü.
A cobertura do Festival de Sundance 2019 será postada filme a filme, com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.
Lapü
No terceiro dia de festival, Maurício Costa fala sobre o documentário Lapü, que disputa na mostra de docs estrangeiros. É interessante, embora seja daqueles filmes de difícil digestão para a maioria do público, mesmo o público de documentários sendo diferente e registro. É um doc mais poético, com qualidade cinematográfica indiscutível.
Maurício conta que os diretores do filme acompanham a Lapü, que é de uma comunidade tradicional do interior da Colômbia, e que vai realizar um ritual de exumação do corpo da prima dela, o que na sua cultura tem o objetivo de trazer os mortos de volta para a convivência. Basicamente o filme segue Lapü, o que ela pensa e suas conversas com a prima – que são encenadas.
É um documentário interessante, que mostra a relação com o mundo dos mortos, outra forma de ver a morte e o tratamento com a espiritualidade. Boa parte dos rituais são parecidos com os rituais de umbanda e candomblé no Brasil. Segundo o crítico, o filme não é muito empolgante para quem não é viciado em cinema e documentários. Mesmo assim, ele tem o mérito de ser curto. Não que o filme seja ruim, mas para esse tipo de tema, se ele se prolongasse demais ficaria repetitivo e seria uma tortura. Tem 60 minutos, não é para todos os públicos. Mesmo assim, Maurício diz que não pode deixar de reconhecer a qualidade do filme.
Nota: 4
Sinopse e ficha:
Lapü / Colombia (Directors: Juan Pablo Polanco, César Alejandro Jaimes, Screenwriters: Juan Pablo Polanco, César Alejandro Jaimes, María Canela Reyes, Producer: Julián Quintero) — In the middle of the Guajira Desert, Doris, a young Wayuu woman, exhumes her cousin’s remains in order to meet her for the last time. Through a sensory journey this ritual leads her to confront death and blend the world of the dreams with the world of the living. Cast: Doris González Jusayú, Carmen González Jusayú.
Lapü / Colômbia (Diretores: Juan Pablo Polanco, César Alejandro Jaimes, Roteiristas: Juan Pablo Polanco, César Alejandro Jaimes, María Canela Reyes, Produtor: Julián Quintero) — No meio do deserto Guajira, a jovem Doris, do povo Wayuu, exuma o corpo de sua prima para encontrá-la pela última vez. Por meio de uma jornada sensorial, este ritual a leva a confrontar a morte e amalgamar o mundo dos sonhos e o mundo dos vivos. Elenco: Doris González Jusayú, Carmen González Jusayú.
Participam da cobertura do Festival de Sundance 2019 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Getro.com.br, Wanna be Nerd e Correio Braziliense.
- Confira a lista completa de filmes vistos na cobertura do Festival de Sundance 2019:
- Democracia em Vertigem
- The Last Tree
- Divino Amor (Divine Love)
- Koko-Di Koko-Da
- Hail Satan?
- The Lodge
- Lapü
- Monos