The Last of Us: veja a história de Frank e Bill no jogo
Séries

The Last of Us: veja a história de Frank e Bill no jogo

Relacionamento e desfecho dos personagens foram reformulados na série da HBO

O cenário pós-apocalíptico desenvolvido em The Last of Us evidencia o valor das relações que se mantêm como tema central da vida, mesmo quando as estruturas sociais se desfazem, literal e metaforicamente. A decisão dos responsáveis pela adaptação na tevê e no streaming de explorar os vínculos entre os personagens surpreendeu o público, principalmente com as mudanças no enredo entre Bill e Frank.

O roteiro original criado para o game, lançado em 2013, não deixava explícito que os dois sobreviventes da cidade de Lincoln eram, na verdade, um casal. Entretanto, o uso do termo “parceiro” nos diálogos entre o protagonista Joel e Bill foi suficiente para gerar especulações, ainda que incipientes, em fóruns de discussões frequentados pelos jogadores da franquia. 

Versão da Naughty Dog

O game criado por Craig Mazin e Neil Druckmann se classifica no gênero de ação e survival horror. Logo, além do script envolvente sobre a proliferação do fungo Cordyceps entre os humanos, tem-se o foco nos desafios dos sobreviventes em um mundo ocupado por criaturas infectadas. Os personagens principais, Joel e Ellie, enfrentam corredores, perseguidores, estaladores, baiacus, trôpegos e, também, humanos ligados a seitas. 

Assim como na versão para a tevê, Bill aparece após a morte da Tess e ajuda a dupla a encontrar uma bateria de carro. Porém, no jogo, o que se sabe do relacionamento com Frank vem dos diálogos com Bill e bilhetes deixados pela região. A parte desenvolvida no game mostra apenas que Frank se enforcou, depois de ter deixado a cidade que dividia com Bill e ter sido infectado. 

Long, long time

O terceiro episódio de The Last of Us permitiu uma quebra no ritmo da série para tratar da relação dos sobreviventes de Lincoln. Os criadores do jogo são coprodutores da adaptação e se emocionaram com a versão recente. Em entrevista ao portal Deadline, Craig diz ter chorado “até doer” ao assistir ao seu novo texto ganhando a versão live action.

Na releitura, Frank e Bill, apesar de terem crenças opostas, se encontram ao acaso e se permitem ser refúgio, um para o outro, em meio ao caos e à solidão da fortaleza construída na cidade abandonada. A despeito do contexto, eles dividem uma vida marcada pela sensibilidade e pelo cuidado. 

O desfecho do romance difere do jogo, pois Frank desenvolve uma doença crônica que limita os seus movimentos e impacta a liberdade dele e do seu companheiro. Sem a existência de hospitais e a esperança por uma cura, ele decide tirar a própria vida, e Bill o acompanha nessa jornada final, pois acredita ter cumprido o seu papel.

Além da representatividade da comunidade LGBTQIA+, a história de amor narrada serve para o aprofundamento e a construção dos personagens. A declaração que Bill deixa para Joel orienta todas as ações futuras, no intuito de proteger Ellie. Afinal, como está descrito na carta, “tinha uma pessoa que valia a pena ser salva. Foi o que fiz. […] É para isso que há homens como nós”.

A nova “série evento” da HBO estreou com aclamação do público e da crítica especializada. Na sequência do season finale, o criador do game compartilhou nas redes sociais um poster promocional da segunda temporada, que ainda não tem data prevista de lançamento. Até lá, os fãs podem assistir ou rever os episódios pela HBO Max, plataforma compatível com smart TVs, tablets e smartphones modernos, como o S21.

Deixe seu comentário