Fashionistas da Ficção - As Personagens mais Estilosas de Filmes e Séries
Cinema Mundial

Fashionistas da Ficção – As Personagens mais Estilosas de Filmes e Séries

Existe uma enorme gama de filmes e séries que contam com um figurino incrível, chamando a atenção do público para as roupas utilizadas durante a produção. Por vezes, uma personagem específica da obra acaba por roubar a cena nesse sentido, tornando-se um verdadeiro ícone de estilo, ditando moda e influenciando muitas pessoas a adotar uma estética semelhante.

Tendências de moda que surgem a partir de obras da ficção são mais comuns do que se imagina, tendo sido um meio de trazer hype para uma determinada peça, elemento ou estilo há muito tempo. Por isso, são muitos os exemplos que podem ser citados para ilustrar essa correlação, basta ver as estéticas Mermaidcore e Barbiecore que ficaram em alta recentemente, graças a dois filmes que serão lançados em breve, A Pequena Sereia e Barbie, respectivamente.

Portanto, engana-se quem pensa que o figurino ganha destaque apenas em produçõessobre o universo fashion, sendo um elemento fundamental para o sucesso de qualquer obra de ficção. Contudo, é normal que filmes e séries que abordam o tema faça um esforço extra para se obter um resultado impecável, visto que seus expectadores provavelmente terão um olhar bem atento para as escolhas de vestuário das personagens.

Por esse motivo, a lista a seguir inclui diversas representantes desse tipo de obra, mas sem deixar de lado personagens de produções de outros gêneros que ganharam notoriedade por seu estilo. Desse modo, confira as mulheres da ficção com os guarda-roupas mais cobiçados e se inspirem com o charme e a elegância delas.

Personagens Estilosas

Holly Golightly – Bonequinha de Luxo

É difícil não pensar em ícones da moda sem lembrar da ilustre Audrey Hepburn e sua inesquecível personagem Holly em Bonequinha de Luxo. Graças a esse filme sua imagem ficou eternizada vestindo o famoso vestido preto básico que fez tanto sucesso desde lá, virando um item essencial no guarda-roupa feminino.

Com suas roupas sofisticadas e elegantes combinadas com acessórios marcantes como chapéus, luvas, joias e bolsas não há uma figura da ficção que seja mais idolatrada pelas fashionistas que essa. Sendo frequentemente reproduzida e/ou referenciada no universo da moda até os dias atuais, não parece que esse posto será perdido para qualquer outra personagem tão cedo.

Carrie Bradshaw – Sex and The City

Popular personagem de Sex and The City, Carrie Bradshaw está presente também em The Carrie Diaries, que apresenta a fase juvenil da protagonista e na recente And Just Like That, que mostra como estão as amigas anos depois do fim da série original.

Sempre vestindo visuais marcantes e audaciosos, a personagem influenciou muitas mulheres a serem mais confiantes e decididas na hora de montar seus looks. Seja com vestido, macacão, blusa, saia, calça ou shorts, Carrie sempre arrasou nas combinações inusitadas, havendo muitas produções para se inspirar e trazer mais estilo para o seu guarda-roupa.

Rachel Green – Friends

Outra personagem que marcou época por seu charme foi Rachel Green de Friends, tendo não somente o seu estilo de vestir copiado por muitas mulheres, como também o corte de cabelo. Grande sucesso durante a transmissão original da sitcom, não é raro ver novos posts de pessoas recriando seus looks em redes sociais como Pinterest e Tiktok.

Apesar de ela ser um símbolo da moda dos anos 90, seu figurino também está cheio de peças atemporais, que permanecem clássicos do guarda-roupa feminino contemporâneo. Provavelmente esse seja o motivo para ela se manter uma fonte de inspiração para tanta gente até hoje.

Cher Horowitz – As Patricinhas de Beverly Hills

Mesmo quem nunca assistiu As Patricinhas de Beverly Hills, certamente reconhece o visual mais famoso utilizado por Cher no filme, já que o conjunto xadrez amarelo foi referenciando tantas vezes na nossa cultura pop. Isso prova que por vezes um figurino bem acertado pode ajudar a alavancar ou talvez até mesmo superar a fama de uma produção cinematográfica.

Ainda que os outros looks utilizados pela personagem não tenham recebido tanta atenção, há vários outros visuais ao longo do filme que além de ser mais usáveis são bastante estilosos. Existindo, portanto, muitas opções para se inspirar na estética “menininha” de Cher sem ficar parecendo que está utilizado uma fantasia.

Hilary Banks – Um Maluco no Pedaço

Outra personagem que era bastante caricata com o seu jeito “patricinha”, mas que com certeza entregava looks incríveis era a Hilary de Um Maluco no Pedaço. Vestindo principalmente tailleurs e terninhos, a personagem fez sucesso com o público na época com seu estilo único e chamativo.

No reboot da série lançado em 2022, seu modo de vestir segue uma linha semelhante, mas sem deixar de conferir um ar mais atual para a elegante Hilary. Entretanto, não há como negar que a versão dos anos 90 será difícil de ser batida, por ser tão singular e inconfundível tendo se fixado para sempre na memória de quem era fã dessa sitcom.

Blair Waldorf – Gossip Girl

Já quem assistiu Gossip Girl sabe que o figurino era um dos pontos altos da série, exibindo todo o glamour dos moradores do Upper East Side em Nova York. É até difícil escolher qual a personagem da produção é a mais fashionista, sendo que cada uma tem um estilo pessoal bem característico.

No entanto, Blair possivelmente seja a favorita da maioria dos fãs com sua estética preppy, que voltou a ser tendência nos últimos tempos. Então se estiver querendo embarcar nessa vibe, ela é uma ótima referência, já que durante as seis temporadas da série, há vários visuais deslumbrantes, fazendo jus ao hype em torno dessa personagem.

Olivia Pope – Scandal

Agora se não é a moda que atrai alguém inicialmente a começar a assistir Scandal, logo se torna nítido toda a imponência e poder por trás do figurino de Olivia. Sonho de consumo para toda “business woman”, o guarda-roupa profissional da personagem mostra como se vestir com sobriedade sem ficar monótono.

Sua elegância também transparece através dos diversos casacos utilizados ao longo da série, todos seguindo uma linha bem clássica. Além disso, seus vestidos de festa nos fazem desejar ter um evento especial só para usar algo parecido ainda que seja difícil se equiparar ao seu nível de refinamento e sofisticação, não tão fácil de obter dentro ou fora das telas.

Deixe seu comentário