Filmes sobre moda fashion para entrar nesse universo
Dica de Filme

Filmes sobre moda fashion para entrar nesse universo

Obras para quem ama o tema e deseja conhecer diferentes estilos

Retratar a moda no cinema é mais do que apresentar o estilo de determinado estilista; fazer uma produção desse tema permite que o diretor leve a história da cultura de uma época ou mesmo apresente críticas sociais sobre a indústria. Além disso, ainda é possível utilizar a moda como uma importante aliada dentro de um longa ao demonstrar características marcantes dos personagens ou mesmo definir épocas e estilos.

Seja na ficção ou em documentários, a moda sempre foi aliada do cinema, e retratar esse universo já é um clássico.

O Diabo Veste Prada (2006)

O filme dirigido por David Frankel traz nos papéis principais as aclamadas Meryl Streep e Anne Hathaway. A comédia com toques de drama retrata a indústria da moda e conta a história de uma recém-formada jornalista que ingressa nesse mundo, que, à primeira vista, é cruel e exigente.

O longa se tornou icônico e imperdível para os amantes de moda, já que, além do figurino incrível, ele também traz tendências e mostra esse mundo de uma forma menos complicada e técnica. 

Coco Antes de Chanel (2009)

A biografia conta a história da famosa estilista Gabrielle Chanel, nome francês de maior importância para a indústria no século XX.

Interpretada por Audrey Tautou, sua história é narrada desde sua infância até sua revolucionária construção no mundo da moda. Passando por uma juventude conturbada, em bares, o longa retrata que Gabrielle não desistiu de seus sonhos e, com muita luta, conseguiu quebrar estereótipos femininos, abolindo peças comuns como espartilhos e adereços exagerados de seu guarda-roupa e de suas criações.

Bonequinha de Luxo (1961)

Filme dirigido por Blake Edwards, Bonequinha de Luxo é um dos filmes que retratam a moda da época com looks icônicos da personagem. Além disso, foi de grande contribuição para ditar a moda das passarelas e das ruas, inclusive ao revelar o estilista Hubert de Givenchy, que estava em início de carreira. 

Com uma personagem amante das joias da grife Tiffany & Co, o longa é um drama que conta a história de Holly Golightly, uma garota de programa que está decidida a se casar com um milionário. Durante o filme, Holly apaixona-se por um escritor sem dinheiro. Contrariada com seu objetivo, ela torna-se relutante em se entregar a esse amor. 

Fresh Dressed (2016)

Pensando em filmes de moda masculina e urbana, o aclamado Fresh Dressed encaixa-se perfeitamente no quesito estilo. Um documentário musical que mostra a origem do  streetwear, na década de 70, em Nova Iorque, até os dias atuais. Entrevistando grandes celebridades como Kanye West e Pharrell Williams adeptas do estilo, o diretor Sacha Jenkins retrata a ascensão das periferias estadunidenses e o estilo que elas trouxeram para o mundo e as passarelas. Apresentando calças largas e jaquetas com grafites, o estilo é popular até hoje, inspirando jovens a utilizarem o famoso tênis Jordan masculino, por exemplo.

Deixe seu comentário