As melhores canções do Oscar 2015 – Parte 4 – “I'm Not Gonna Miss You” - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema

As melhores canções do Oscar 2015 – Parte 4 – “I’m Not Gonna Miss You”

Desde que ouvi falar sobre Birdman (Vencedor da categoria de melhor filme e melhor diretor do Oscar de 2015) ouço falar sobre “metalinguagem”. Nunca fui muito bom em línguas (portuguesa, inglesa, etc) o que me trouxe dificuldades. Então, pelo que pude entender, “a metalinguagem é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação”, ou seja, um ator atuando sobre a questão da própria atuação seria uma metalinguagem (como visto em Birdman). E um cantor com mal de Alzheimer cantando uma música sobre o próprio mal que sofre? É uma metalinguagem?

“I’m Not Gonna Miss You”, para quem não sabe o contexto, parece uma canção de despedida sem sentimentos, sobre o fim de um relacionamento onde o eu lírico apenas abandona a outra pessoa. Porém, esta canção pertence a um documentário chamado “Glen Campbell: I’ll Be Me” que fala da luta do cantor de country Estadunidense Glen Campbel contra o mal de Alzheimer, e durante o documentário, ele escreve a letra da música usada como tema deste documentário muito bem aceito pela crítica (mostrando mais uma vez que a indicação para Oscar de Melhor canção Original pode ser uma ótima fonte de bons filmes para se assistir).

Dentro deste contexto do mal de Alzheimer a música fica linda! Uma música digna de vencer o prêmio. Mas outra música, dentro de um contexto muito mais forte e mais importante acabou levando o prêmio. Segue abaixo a música de Campbel, seu último grande sucesso, pois a doença avançou e atualmente ele precisa de cuidados especiais que impediram o cantor de ir até a premiação do Oscar…

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

Material close icon