Filmes e séries que podem te ajudar a aprender inglês
Dica de Filme

Watching and learning: filmes e séries que podem te ajudar a aprender inglês

Unir entretenimento e estudo pode ser uma boa opção para tornar a aprendizagem mais divertida

Aprender um novo idioma requer muito estudo e contato constante com a língua. Além dos estudos básicos, como aulas, gramática e regras, utilizar recursos do dia a dia pode ser um grande aliado para ajudar ainda mais no aprendizado.

Para estudar inglês, assistir a filmes e séries torna o processo mais divertido. Isso porque, além de entreter, é possível treinar a escuta e a interpretação. Para os iniciantes, uma ideia legal é assistir a séries e filmes em inglês com legenda em inglês. Para quem já está mais avançado, a legenda pode se tornar dispensável.

Existem diversas opções tanto de séries como de filmes. Tudo depende do que quem está aprendendo busca: algo mais básico, mais rebuscado, um linguajar mais antigo ou ficar inteirado das gírias na língua inglesa. No fim, o interessante é sempre estar em contato com vários gêneros e filmes diferentes, buscando ampliar o vocabulário.

Além da questão do vocabulário, estar em contato com diferentes sotaques também é de grande auxílio para estudar inglês e compreender suas variações. Veja abaixo alguns exemplos de filmes e séries que podem ajudar nesse aprendizado:

Modern Family

Uma série leve, engraçada e envolvente. A história é centrada em uma família americana e aborda assuntos do cotidiano de forma descontraída. É uma boa opção para quem está começando a estudar inglês e quer ter contato com um conteúdo tranquilo de acompanhar. Além disso, pode ajudar bastante a adquirir um vocabulário mais utilizado no dia a dia.

Mean Girls (Meninas Malvadas)

Um clássico americano. Além da história divertida que retrata o funcionamento de um “high school”, o filme apresenta uma linguagem informal e do cotidiano, sendo uma opção que prende a atenção e é conhecida por todos.

Grey’s Anatomy

A tendência das séries fast-food: um olhar sobre o consumo atual de seriados na era dos streamings

A série retrata o dia a dia em um hospital e pode ser encarada como um desafio para ampliar o vocabulário em inglês. Por se tratar de uma série médica, pode ser mais complexa de entender à primeira vista, mas é ótima para ter contato com termos mais específicos, principalmente relacionados à área da saúde.

Procurando Nemo

Filmes infantis e desenhos são ótimas escolhas para aprender inglês de forma divertida, especialmente para crianças. Por serem direcionados a um público mais jovem, a linguagem é fácil de entender. 

Utilizar filmes como “Procurando Nemo” é uma boa opção para crianças que estão começando em um curso de inglês infantil. Assim, além do curso, a criança pode ter um contato ainda maior com a língua desde cedo e se divertir enquanto aprende.

The Crown

Assim como “Grey’s Anatomy”, essa série, que retrata histórias sobre a realeza britânica, é recomendada para quem já tem um conhecimento mais avançado. Além do sotaque britânico presente, também apresenta diversificação de vocabulário, que é um pouco mais rebuscado, além de termos específicos associados a esse universo.

 The Devil Wears Prada (O Diabo Veste Prada)

Para quem quer aprender inglês e também gosta de moda, essa é uma opção perfeita. A história gira em torno de uma jovem que consegue o emprego dos sonhos como assistente de uma editora de moda famosa. Além dos diálogos hilários, o filme apresenta um vocabulário mais específico para quem se interessa por esse universo.

The Office

Como a série retrata o cotidiano de um escritório, também acaba sendo interessante para aprender uma linguagem mais do dia a dia. Além disso, está repleta de referências e analogias próprias da língua inglesa. Os diálogos rápidos e descontraídos funcionam como um bom método de aprendizado.

Essas são apenas algumas sugestões, mas existem muitos outros filmes e séries que podem ser explorados para aprender inglês. O importante é encontrar aqueles que sejam interessantes para você e que estejam de acordo com seu nível de conhecimento e seus objetivos de aprendizado. Vale lembrar que as legendas são grandes aliadas, mas é ideal evitar filmes dublados e traduzidos nesse processo.

Deixe seu comentário