Ama documentários? Então confira esses 10 títulos imperdíveis!
Dica de Filme

Ama documentários? Então confira esses 10 títulos imperdíveis!

Amantes do cinema sabem que a sétima arte vai muito além da ficção e da fantasia. Enquanto os filmes de ficção nos transportam para universos imaginários e histórias inventadas, os documentários nos oferecem um olhar direto e muitas vezes revelador sobre o mundo real. Neste sentido, os documentários são obras cinematográficas que buscam retratar a realidade de forma objetiva, utilizando recursos como entrevistas, imagens de arquivo e filmagens documentais para explorar temas variados, desde eventos históricos até questões sociais contemporâneas. Em contraste, os filmes de ficção criam narrativas fictícias e personagens imaginários, permitindo aos espectadores escaparem para mundos fictícios e experimentarem histórias inventadas.

É neste contexto que apresentamos uma seleção de 10 documentários imperdíveis para os apaixonados por cinema. Vamos lá?

“Visages Villages” (2017)

Dirigido pela renomada cineasta Agnès Varda em colaboração com o fotógrafo JR, este documentário nos leva a uma viagem poética através das paisagens francesas, enquanto exploramos as histórias e os rostos das pessoas comuns que encontramos pelo caminho.

“O Apocalipse De Um Cineasta” (1991)

Este documentário nos leva aos bastidores da produção turbulenta de “Apocalypse Now”, dirigido por Francis Ford Coppola. Descubra os desafios e as obsessões por trás de uma das obras-primas do cinema.

“Edifício Master” (2002)

Um documentário marcante de Eduardo Coutinho, que nos leva a um edifício residencial no Rio de Janeiro e nos apresenta uma variedade de personagens fascinantes, revelando suas histórias de vida, sonhos e desafios.

“Jodorowsky’s Dune” (2013)

O fascinante processo de criação por trás de um dos filmes mais ambiciosos que nunca foram feitos: a adaptação de “Duna” pelo cineasta Alejandro Jodorowsky.

A Um Passo do Estrelato” (2013)

Este documentário emocionante destaca o papel dos cantores de apoio na indústria da música, oferecendo uma visão única sobre os bastidores da fama e do anonimato.

“Perdido em La Mancha” (2002)

O diretor Terry Gilliam parte em uma jornada tumultuada para realizar sua adaptação cinematográfica de “Dom Quixote”, enquanto ele enfrenta uma série de obstáculos e desastres imprevistos.

“Minha Vida Dirigida Por Nicolas Winding Refn” (2014)

Este documentário íntimo segue o cineasta Nicolas Winding Refn durante a produção de “Só Deus Perdoa”, oferecendo um vislumbre de seu processo criativo e das pressões da indústria cinematográfica.

“O Labirinto de Kubrick” (2012)

As teorias e interpretações fascinantes por trás do clássico filme de Stanley Kubrick, “O Iluminado”, enquanto os fãs compartilham suas análises detalhadas e obscuras da obra.

“O Ato de Matar” (2012)

Este documentário poderoso examina os horrores do genocídio na Indonésia, enquanto os perpetradores são convidados a reencenar seus crimes em frente às câmeras, oferecendo uma reflexão profunda sobre a natureza da violência e da culpabilidade.

“Making a Murderer” (2015)

Esta série documental cativante investiga o caso de Steven Avery, um homem injustamente condenado por assassinato, e questiona o sistema judicial americano enquanto explora as complexidades da verdade e da justiça.

Estes documentários vão lhe fazer mergulhar em histórias fascinantes, emocionantes e por vezes perturbadoras!

Qual documentário você está mais ansioso para assistir? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Deixe seu comentário