Estrelas mirins: 4 filmes protagonizados por crianças - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Estrelas mirins: 4 filmes protagonizados por crianças

Das histórias fantasiosas às mais dramáticas, as crianças dão um show de atuação e conquistam também os adultos

As crianças têm o poder de cativar pela sua espontaneidade e imaginação fértil. Sua forma de ver o mundo e as relações reacende sentimentos da infância. Por isso, filmes protagonizados pelos pequenos fazem tanto sucesso. 

Acompanhados por roteiros bem elaborados, os atores mirins são capazes de contar histórias envolventes. Na lista a seguir, você confere produções de diferentes gêneros e países protagonizadas por crianças. 

Infância clandestina (2012)

O drama se passa na Argentina de 1979, durante a ditadura militar no país. Juan, de 12 anos, vive uma vida clandestina com os pais e o tio, que lutam contra o regime. Conhecido como Ernesto na escola, Juan se apaixona por Maria, de quem esconde a verdadeira história da família. 

O filme baseado na experiência de vida do próprio diretor, Benjamín Ávila, foi premiado no México, Espanha, Holanda, Porto Rico e República Dominicana. Na Argentina, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concedeu ao longa 8 prêmios, dentre eles o de melhor longa de ficção e melhor ator.

O menino que descobriu o vento (2019)

Baseado em uma história real, o longa conta a história de William Kamkwamba. Cansado da realidade de sua vila, no Malawi (região oriental da África), o menino começa a construir uma turbina eólica aos 14 anos. O invento foi capaz de garantir a irrigação de colheitas necessárias para combater a fome. 

O filme ressalta a importância da educação, das escolas e da comunidade. William precisou abandonar os estudos, mas continuou visitando a biblioteca da escola, onde aprendeu sobre ciência. Além disso, mostra a realidade de países explorados por grandes potências.

Close (2022)

Este longa belga conta a história de dois amigos de 13 anos. Leo e Rémi começam a sofrer ataques na escola pela sua proximidade. Percebendo a reação das pessoas, Leo começa a se afastar do amigo. A história deixa de se parecer com um romance quando Leo escuta notícias ruins sobre Rémi e precisa lidar com isso pelos próximos anos.

O filme, que retrata o rompimento repentino da amizade, concorreu ao Oscar em 2023 e traz um olhar sensível sobre a realidade infantil.

Operação Cupido (1998)

O clássico da Disney, interpretado por Lindsay Lohan com 11 anos na época, conta a história de duas irmãs gêmeas separadas após o divórcio dos pais. Morando em países diferentes, elas desconhecem a existência uma da outra.

Tudo muda quando Annie e Hallie são enviadas para o mesmo acampamento. Compartilhando um pacote de bolachas com pasta de amendoim, as duas descobrem que são irmãs e traçam um plano para trocar de lugar e unir os pais novamente.

Este filme, além de arrancar boas risadas, valoriza a imaginação e inteligência das crianças. Mesmo sendo uma comédia, o longa emociona em vários momentos, principalmente ao ressaltar o amor entre as irmãs.

Deixe seu comentário