#ConexãoSundance: The Territory - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: The Territory

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme The Territory.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

The Territory

“The Territory” foi a coprodução brasileira vencedora do prêmio internacional da audiência e do júri. O filme trata da situação do povo Uru-eu-wau-wau em Rondônia, e como se dão as disputas pelo território, as queimadas, e como os indígenas tentam manter a floresta com ativistas ambientalistas. O filme faz algo que muda muito o caráter do documentário eleva o nível dele: mostrar o ponto de vista dos grileiros e invasores. Ele não faz isso de forma maniqueísta: tenta mostrar por que os grileiros querem invadir, e por que acreditam que devem ter domínio da terra. Logicamente, o documentário é posicionado do lado da reserva indígena, mas faz uma avaliação mais abrangente. “The Territory” acompanha o jovem cacique, uma ativista e dois tipos diferentes de agricultores: Martins, que efetivamente entrou, e Sérgio, que tenta por meios legais entrar na terra. Tem todas as disputas, ameaças de morte, assassinato de um indígena, e até a forma como os Uru-eu-wau-wau passaram a usar tecnologia a favor deles. Ele tem boas imagens das queimadas na floresta, mas investe muito em coisas pequenas: muitos planos se concentram em coisas pequenas, como insetos, para contextualizar o significado da floresta. É imperdível.

Nota: 5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

O povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brasileiros não-indígenas. Embora tenham a garantia do domínio sobre seu próprio território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração que destroem o ambiente. Mais recentemente, invasões de grilagem de terras foram estimuladas por políticos de direita como o presidente Jair Bolsonaro.

Direção: Alex Pritz
País: Brasil/Dinamarca/Estados Unidos
86 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário