Oscar 2018: Apostas, Palpites e Prováveis Ganhadores
Cinema Mundial

Oscar 2018 – Apostas e Palpites

Confira aqui os palpites para a grande noite do Cinema Norte Americano

No próximo domingo ocorre o Oscar 2018, o maior prêmio do Cinema Norte Americano. E na véspera do Oscar temos o mais divertido, os Bolões! Todo mundo tentando descobrir quem serão os vencedores, apostando ou apenas de brincadeira. Entrando nessa brincadeira resolvi também palpitar, assim como já havia feito com o Globo de Ouro e SAG. Lembrando que meus palpites não são minhas opiniões pessoais, mas aqueles que devem levar o Oscar de acordo com as premiações pré-Oscar. Mas também colocarei qual seria os meus votos se eu fosse um votante da Academia. Bora lá?

Melhor Filme

Vencedor: A Forma da Água. O filme ganhou o PGA, o prêmio Sindicato dos Produtores, e é o maior indicado da noite. Embora tenha perdido o Bafta e não tenha sido indicado ao SAG de elenco, ele tem ao seu favor ser um filme que agrada a todos. É um filme fácil, doce e leve, ao mesmo tempo que aborda temas importantes e difíceis sem perder a doçura e a leveza. O filme também é uma bela homenagem ao cinema, algo amado pela academia. Contra o filme pesa o fato de ser um filme de fantasia, e em 90 anos apenas uma fantasia foi premiada.

Quem também pode ganhar: Três Anúncios Para um Crime. Se o Oscar não for para A Forma da Água, quem leva é Três Anúncios. O filme ganhou o Bafta e o SAG de Melhor Elenco. O filme mostra uma mulher forte que luta por justiça pela filha que foi estuprada e morta, um tema que está em alta com as denúncias de abuso e assédio em Hollywood e isso pode pesar a favor do filme, como ocorreu com Moonlight ano passado. Pesa contra o filme, as críticas de que o personagem racista tem uma redenção sem ao menos sofrer alguma punição.

Meu voto: A Forma da Água. Por mais que eu ache Três Anúncios um filmaço e goste muito dele, A Forma da Água me conquistou e me tocou de uma forma incrível. A Forma da Água me agrada mais.

Melhor Direção

Vencedor(a): Guilhermo Del Toro. Embora não seja o melhor trabalho de Del Toro, é um belíssimo trabalho. E o diretor ganhou tudo, inclusive o DGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores. Ele chega como favorito, em especial em tempos de Trump.

Quem pode surpreender: Greta Gerwig ou Jordan Peele. Em 90 anos de Oscar apenas 5 mulheres e 5 negros foram indicados ao Oscar de Melhor Direção, apenas 1 mulher foi a ganhadora do prêmio e nenhum negro. Em tempos de luta pela igualdade de gênero e racial é uma ótima oportunidade para o Oscar mudar essas estatísticas.

Meu voto: Guilhemo Del Toro. A forma como ele passeia com a câmera, a forma como ele filma, os closes, os enquadramentos, é cinema puro. A direção dele me emocionou. Imagina que lindo seria Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu entregando o Oscar para Del Toro? A trinca mexicana junta no palco do Oscar seria um tapa na cara de Trump.

Melhor Ator

Vencedor: Gary Oldman. Ganhou tudo até agora, incluindo o SAG, o prêmio do Sindicato de Atores. Faz um personagem real, está irreconhecível no papel. Além de ser amado em Hollywood, ele já deveria ter ganho em outras oportunidades. Pesa contra o ator o fato de denúncias de agressão contra sua ex-esposa terem reaparecido logo após o Globo de Ouro. Embora tenha sido premiado com o SAG e com o Bafta, depois de a Academia ter sido criticada ano passado ter dado o prêmio a Casey Aflleck, e com os movimentos contra assédio e agressão contra mulheres em alta, pode ser que Gary Oldman seja prejudicado.

Quem também pode ganhar: Thimoteé Chalamet. Se as denúncias contra Gary Oldman tiverem peso, o jovem ator deve levar o Oscar na categoria. Além de ter levado vários prêmios da crítica, a Academia sempre gosta de premiar jovens atores.

Meu voto: Daniel Kaluuya. Embora Gary Oldman esteja espetacular em O Destino de Uma Nação, com as denúncias contra o ator vindo a tona e em uma época em que o combate à violência contra a mulher está tão em voga, eu não seria capaz de votar o ator. Mesmo que eu sempre defenda que devemos separar a atuação do artista, no atual momento não votaria nele. Mas isso não desmerece Daniel Kaluuya, que simplesmente destrói em Corra!. Ele está espetacular. A atuação dele é de uma entrega e de momentos de sutileza fascinante.

Melhor Atriz

Vencedora: Frances McDromand. A atriz ganhou tudo incluindo o SAG e Bafta. Seu personagem é uma mulher forte que luta por justiça pela morte da filha. Uma mulher que não leva desaforo pra casa. No atual momento que Hollywood vive, sua personagem pode ser considerada um símbolo contra o assédio e a violência contra a mulher. E embora rabugenta, é amada por Hollywood.

Quem pode surpreender: Sally Hawkins. Embora Frances já esteja com as duas mãos na estatueta, o Oscar as vezes pode surpreender. E a única que poderia jogar água no chopp de Frances é Sally Hawkins. A atriz faz uma personagem muda, e a Academia ama atores que fazem personagens com algum tipo de deficiência.

Meu voto: Sally Hawkins. Por mais que Frances esteja perfeita, é a mesma personagem que ela faz em tantos outros filmes. Já Sally consegue mostrar doçura, medo, coragem, impetuosidade, amor, tudo sem pronunciar uma única palavra só com sinais e através do seu olhar. Ela me conquistou.

Melhor Ator Coadjuvante

Vencedor: Sam Rockwell. O ator ganhou tudo até agora incluindo SAG e Bafta. O personagem tem um arco completo de redenção. Além disso a impressão que dá é que tem um leve grau de retardamento, e a Academia ama premiar personagens assim. Além de ser carismático, o ator está com o personagem da sua vida. A única coisa que pesa contra o ator é a crítica de que seu personagem é um racista que não sofre nenhum tipo de punição.

Quem pode surpreender: Willem Dafoe. Logo após a estreia de Projeto Flórida a atuação de Dafoe foi elogiadíssima. Mas conforme o tempo passou ele perdeu a força. Mas a categoria Melhor Ator Coadjuvante costuma surpreender. Tome ainda como ponto a favor do ator o fato de ele ser um veterano, respeitado no meio e nunca ter ganho um Oscar. Na verdade essa é sua primeira indicação, então se a Academia quiser desfazer essa injustiça essa é a hora.

Meu voto: Sam Rockwell. Quem assistiu ao filme sabe que ele merece todos os prêmios possíveis. Embora eu ache que a sua transição foi um tanto forçada, isso é com o roteiro, não com o ator. Ele está espetacular e perfeito. Não tem como não se “divertir” com o personagem. E sobre ele não ter punição, acho um pouco forçado, quem assistiu ao filme sabe que sim ele teve punição.

Melhor Atriz Coadjuvante

Vencedora: Allison Janney. A atriz faturou os principais prêmios da temporada incluindo SAG e Bafta. Faz uma personagem odiosa, e bem diferente do que costuma fazer na TV e em filmes. É uma veterana respeitada e nunca ganhou um Oscar, na verdade essa é sua primeira indicação. Além do que sua personagem tem tudo que a Academia ama, entre elas alteração física.

Quem também pode ganhar: Laurie Metcalf. Embora Janney tenha levado os principais prêmios da temporada, Laurie levou a maioria dos prêmios da crítica. Assim como Allison Janney ela é uma veterana respeitada e essa também é sua primeira indicação ao Oscar. Sua personagem embora não tenha mudanças físicas, tem algo qua também a Academia ama, um arco completo e cheio de nuances e cenas de muita emoção.

Meu voto: Laurie Metcalf. Tudo bem que Alisson Janney esteja odiosa, mas Laurie me conquistou. A cena final dela me deixou de queixo caído com a forma em que ela transita entre as emoções de uma mãe. Além de ser uma atuação tocante que nunca beira o estereótipo.

Melhor Roteiro

Roteiro Original

Vencedor: Três Anúncios Para um Crime. O filme levou vários prêmios de roteiro. Não levou o WGA porque não foi indicado porque que Martin McDonagh não faz parte do sindicato de roteiristas. Mas o filme ganhou o Bafta e o Globo de Ouro. O roteiro do filme lembra muito os filmes dos Irmãos Cohen, que a Academia ama. Além do que, é claro, o filme tem uma temática atual e necessária.

Quem também pode ganhar: Corra!. O filme tem a seu favor o WGA, o prêmio do Sindicato dos Roteiristas, mas lembrando que Três Anúncios não foi indicado ao prêmio. Além disso a Academia tem a tendência de de premiar jovens diretores e roteiristas em seu primeiro filme.

Meu voto: Três Anúncios Para um Crime. Por mais que tenha algumas ressalvas com o roteiro do McDonagh, o roteiro de Três Anúncios é espetacular. Ácido, crítico, com diálogos espetaculares e uma virada no final que é a melhor coisa do filme.

Roteiro Adaptado

Vencedor: Me Chame Pelo Seu Nome. Um dos mais elogiados filmes do ano passado, ganhou vários prêmios incluindo o WGA e o Bafta,  e é talvez a única chance de o filme ser premiado. Também quem assistiu ao filme e leu ao livro tem dito que o filme é uma das melhores adaptações dos últimos anos.

Quem pode surpreender: A Grande Jogada. Se o prêmio não for para Me Chame Pelo Seu Nome será uma das maiores zebras do ano. Mas se alguém tem alguma chance é Aaron Sorkin. Além do roteiro conseguir construir bem as três linhas de narrativa, ele é um dos queridinhos da Academia. Se os “velhinhos” da Academia não curtirem o roteiro de Me Chame Pelo Seu Nome, Aaron Sorkin deve levar.

Meu Voto: Logan. Por um único motivo: seria o primeiro filme de herói a ser indicado e a ganhar o Oscar. Sei que seria voto vencido, mas o roteiro de Logan é tão cruel, tão bom que mereceria meu voto. Aqui deixaria meu lado Nerd falar mais alto.

Melhor Animação

Vencedor: Viva – A Vida é Uma Festa. A Pixar/Disney acertou novamente. O filme levou tudo, tudo mesmo até agora. Não tem pra ninguém. É mais um Oscar para Pixar/Disney.

Quem pode surpreender: Esse Oscar já tem dono ninguém tira. Ninguém irá surpreender.

Meu voto: Com Amor Van Gogh. Novamente seria voto vencido, mas o que assistimos no filme é pura obra de arte, é cinema da melhor qualidade. Além de ser extremamente bem feito, o filme inovou ao transformar pintura em animação.

Melhor Documentário

Vencedor: Visages, Villages. Com Jane, que ganhou o PGA de Melhor Documentário, fora da disputa, o documentário francês dispara na frente na disputa. O documentário agradou ao público e à crítica. É um documentário acessível a todos. E como nem sempre os votantes assistem a todos os indicados, um filme mais acessível leva vantagem. Além é claro de o filme ser dirigido por uma mulher, e será uma excelente oportunidade da Academia apoiar o movimento #TimeIsUp.

Quem pode surpreender: Os Últimos Homens de Allepo. Ano passado O Apartamento desbancou o favorito Tony Erdman por questões políticas. Uma vez que o cineasta iraniano foi impedido de entrar nos EUA devido ao governo Trump. Se a Academia quiser ser política novamente essa é a oportunidade. O produtor do filme, Kareem Abeed, até poucos dias não havia conseguido visto para entrar nos EUA por ser sírio.

Meu voto: Ícaro. Bryan Fogel conseguiu transformar uma história que aparentemente parecia chata e desinteressante em um thriller político e investigativo como poucos. O filme te prende na cadeira do início ao fim.

Melhor Filme Estrangeiro

Vencedor: The Square – A Arte da Discórdia. Em um ano em que qualquer um pode ganhar, o filme sueco e o chileno Uma Mulher Fantástica, dividem o favoritismo. Alguma coisa me diz que o filme sueco levará essa. O filme ganhou a Palma de Ouro, o Goya de Melhor Filme Europeu e  seis prêmios no European Film Awards. O filme que discute o limite da arte tem a cara da Academia.

Quem também pode ganhar: Uma Mulher Fantástica. Único representante latino do Oscar desse ano, chega ao Oscar como status de favorito ao lado de The Square. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Urso de Prata em Berlim e o Goya de Melhor Filme Latino Americano. E por contar a história de uma personagem trans o filme ganha pontos por tratar de um tema tão atual.

Meu Voto: Não consegui assistir a nenhum dos indicados, não tenho como opinar qual é meu favorito.

Melhor Edição

Vencedor: Dunkirk. O filme de Nolan ganhou o ACE Eddie Awards, prêmio do Sindicato dos Editores, de Melhor Edição de Filme Drama. Além disso os filme é um dos gêneros preferidos da Academia na categoria Melhor Edição: filme de Guerra. As categorias técnicas são as melhores chances de o filme de Nolan não sair de mãos abanando do Oscar.

Quem pode surpreender: Em Ritmo de Fuga. Uma das melhores coisas de Em Ritmo de Fuga é sua parte técnica, em especial sua edição dinâmica que dá ao filme um ritmo alucinante. O filme ganhou vários prêmios da crítica e pode ser lembrado aqui.

Meu voto: Dunkirk. A melhor coisa que o filme de Nolan tem é sua parte técnica, em especial a edição com três linhas de narrativa que nunca se perdem e se encaixam perfeitamente.

Melhor Fotografia

Vencedor: Blade Runner 2049. Essa é a 14ª indicação de Roger Deakins e o filme ganhou o ASC Awards, o prêmio do Sindicato dos Diretores de Fotografia. É a chance da Academia desfazer essa injustiça com Deakins que já está com 68 anos.

Quem pode surpreender: Mudbound – Lágrimas no Mississipi. Rachel Morrison é a primeira mulher em 90 anos de Oscar a ser indicada na categoria Melhor Fotografia, isso pode pesar para que ela ganhe o prêmio e novamente faça história. Se isso ocorrer, coitado do Roger.

Meu voto: Blade Runner 2049. Já tá mais que na hora de Roger Deakins ser premiado, além disso nenhum dos indicados tem um trabalho tão perfeito quanto o de Deakins em Blade Runner.

Melhor Canção

Vencedor: Remember Me (Viva – A Vida é Uma Festa). Canção + Animação Disney é quase que sempre a receita para o sucesso. A música, que é boa, é aquele tipo de música chiclete, ao estilo Let It Go, ou seja, o segredo do sucesso. Ah! E a música ganhou vários prêmios nas premiações pré-Oscar.

Quem pode surpreender: This is Me (O Rei do Show). Canção de musical costumam ter destaque no Oscar. This is Me, além de também ser uma bela música, se tornou um sucesso nas rádios internacionais. Outro ponto a seu favor são seus compositores: Benj Pasek e Justin Paul, compositores ganhadores do Oscar por La, La, Land.

Meu voto: Mighty River (Mudboun – Lágrimas no Mississipi). Das cinco indicadas é a que mais me tocou. A que mais me emocionou.

Melhor Trilha Sonora

Vencedor: A Forma da Água. Ganhou os principais prêmios da temporada. Incluindo Globo de Ouro, Bafta, Critics Choice.

Quem pode ganhar: Trama Fantasma. A trilha dividiu com A Forma da Água os prêmios da temporada.

Meu voto: A Forma da Água. Além de ser lindíssima, a trilha se mistura com o filme e se torna quase um personagem. Ela é natural e se encaixa perfeitamente na trama.

Melhor Design de Produção

Vencedor: A Forma da Água. Ganhou o ADGA, o prêmio do Sindicato dos Diretores Arte, na categoria Filme de Época e ganhou o Bafta na categoria. Além disso o Design de Produção é parte vital para o êxito do filme.

Quem também pode ganhar: Blade Runner 2049. Ganhou vários prêmios na categoria incluindo o ADGA, na categoria Filme de Fantasia.

Meu voto: A Forma da Água. O Design de Produção do filme é perfeito, é imersivo, te joga dentro da história, te envolve e é de uma riquesa de detalhes de encher os olhos.

Melhor Efeitos Visuais

Vencedor: Planeta dos Macacos: A Guerra. Além de ter ganho o VES, prêmio do Sindicato de Efeitos Visuais, o filme fecha com chave de ouro a trilogia e mostra um avanço surpreendente. E está mais que na hora da trilogia levar um Oscar na categoria.

Quem também pode ganhar: Blade Runner 2049. O filme dividiu com Planeta dos Macacos vários prêmios da crítica. E a parte visual é fundamental para o filme.

Meu voto: Planeta dos Macacos: A Guerra. Está mais que na hora da Academia reconhecer o filme. Seria lindo ver Andy Serkis entregar o prêmio para o filme que o consagrou como o macaco Cesar.

Melhor Figurino

Vencedor: Trama Fantasma. O filme tem ganhado vários prêmios pré-Oscar. Embora não tenha ganhado o CDG , prêmio do Sindicato dos Figurinistas, ganhou dezenas de outros prêmios, como Bafta e Critics Choice. Além disso o filme gira em torno do mundo da moda, ou seja, o figurino é simplesmente impecável.

Quem também pode ganhar: A Bela e a Fera. O filme da Disney tem uma boa chance de sair vencedor por um único motivo: os figurinos elegantes e suntuosos. Por mais que não sejam inovadores, a Academia ama isso.

Meu voto: Trama Fantasma. Embora não seja fã do filme, o figurino é um espetáculo, é impecável. Merece e muito o Oscar.

Melhor Maquiagem

Vencedor: O Destino de Uma Nação. Além de ter ganhado vários prêmios, incluindo o prêmio do Sindicato de Maquiadores de Hollywood, uma das melhores coisas do filme é a caracterização de Gary Oldman. O ator está irreconhecível, e a maquiagem é natural, não é pesada.

Quem pode surpreender: Extraordinário. A maquiagem de Jacob Trembley o deixa irreconhecível, e o filme fez muito sucesso com o público. Com o Oscar querendo ser mais popular, premiar um filme que fez sucesso é um caminho.

Meu voto: O Destino de Uma Nação. Por um único motivo: é a melhor entre os indicados.

Melhor Som

Mixagem de Som

Vencedor: Dunkirk. Ganhou o prêmio do sindicato na categoria, é filme de guerra, e na parte técnica o filme de Nolan é imbatível.

Quem pode ganhar: Em Ritmo de Fuga. A parte técnica é o grande trunfo do filme.

Meu voto: Dunkirk. Pra mim é a melhor dentre os indicados.

Edição de Som

Vencedor: Dunkirk. Pelos mesmos motivos descritos acima.

Quem pode ganhar: Em Ritmo de Fuga. Pelos mesmos motivos descritos acima.

Meu voto: Dunkirk. Pelos mesmos motivos descritos acima.

Melhor Curta Animação

Vencedor: Dear Basketball. Foi o ganhador do prêmio de melhor animação em curta metragem no Annie Awards, o Oscar das animações.

Quem pode ganhar: LOU. É uma animação da Pixar.

Meu voto: Espaço Negativo. O melhor dentre os cinco indicados. Emocionante, tocante e com um leve toque de humor negro.

Melhor Curta

Vencedor: Dekalb Elementary. O curta fala de um tema muito presente nos EUA massacre feito por adolescentes. Com o recente massacre na Flórida, o tema pode beneficiar o filme.

Quem também pode ganhar: The Silent Child. A categoria melhor curta metragem costuma premiar filmes com um grau de sensibilidade maior. A história da garotinha surda que começa a aprender língua de sinais pode cativar vário dos membros da academia.

Meu voto: Como não assisti aos indicados não posso falar em quem eu votaria.

Melhor Documentário Curta

Vencedor: Edith + Eddie. Filme foi premiado mundialmente em vários festivais. Além disso ganhou o International Documentary Association na categoria Documentário Curta Metragem.

Quem pode ganhar: Traffic Stop. Pela temática de violência racial o filme pode ser beneficiado.

Meu voto: Assisti a apenas um dos indicados, por isso me isento de opinar.

 

Então é isso minhas apostas e palpites em todas as categorias do Oscar 2018. Amanhã vamos conferir quantos eu acertei! Espero que esse texto te ajude nos seus bolões! Até mais e bom Oscar!!

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