PGA e SAG - Sindicato dos Produtores e Atores Indicados e Palpites
Artigo

PGA 2018 e SAG 2018 – Sindicato dos Produtores e dos Atores: Indicados e Palpites

Sindicato dos Produtores e dos Atores entregam seus prêmios nesse fim de semana, conheça os indicados e os prováveis vencedores

Esse fim de semana é decisivo na corrida pelo Oscar. O PGA (Producers Guild of America) o Sindicato dos Produtores e o SAG (Screen Actors Guild) o Sindicato dos Atores, dois dos principais Sindicatos de Hollywood, entregarão seus prêmios. E como aqui no Cinem(ação) deixamos você sempre por dentro das principais premiações da temporada, chegou a hora de saber um pouco dessas duas importantes premiações rumo ao Oscar 2018.

PGA – Producers Guild of America

O PGA, como é conhecido o Sindicato dos Produtores de Hollywood, premia todos os anos os melhores produtores do ano. Ou seja, escolhe os melhores filmes do ano. O prêmio existe desde 1990, e em 28 anos de existência apenas 9 vezes os vencedores do PGA e do Oscar não coincidiram. E dessas 9 vezes, apenas 1 vez o vencedor do PGA sequer foi indicado ao Oscar. Nos últimos dois anos os vencedores não coincidiram. Em 2016 deu A Grande Aposta no PGA e Spotlight no Oscar. No ano passado deu La, la, land no PGA e Moonlight no Oscar. E apenas uma vez houve um empate, em 2013 12 Anos de Escravidão e Gravidade empataram no PGA e mas no Oscar deu o 12 Anos de Escravidão.

Esse ano o Sindicato dos Produtores surpreendeu ao indicar Mulher Maravilha entre os melhores do ano. Outra surpresa foi indicação da comédia Doentes de Amor e do drama biográfico A Grande Jogada. Mas provavelmente esses três filmes não entrarão na lista final do Oscar desse ano. Mas pode ser que eu esteja errado, e com as mudanças na Academia Doentes de Amor apareça entre os finalistas do Oscar.

Mas voltando ao PGA, o prêmio esse ano ficará entre 5 filmes. São eles: A Forma da Água, Três Anúncios Para um Crime, Lady Bird, Corra!  ou Me Chame Pelo Seu Nome. Esses são os filmes que mais tem se destacado na atual temporada. A Forma da Água ganhou o Critics’ Choice Awards, Três Anúncios Para um Crime venceu o Globo de Ouro na categoria Drama e leva vantagem devido a atual situação em Hollywood, Lady Bird ganhou o Globo de Ouro na categoria Comédia, Corra! tem faturado a maioria dos prêmios da crítica e Me Chame Pelo Seu Nome ganhou o Gotham Awards. Ou seja, esse ano está tudo embolado. Não existe nenhum favorito, mas sim 5 favoritos. Com essa divisão quem pode se beneficiar é The Post, que tem sido considerado o melhor filme de Spielberg nos últimos anos. Dunkirk e Eu, Tonya correm por fora.

O PGA desde 2005 também tem premiado as melhores animações. E em 11 anos apenas 4 vezes o vencedor do Oscar e do Sindicato não foram os mesmos, e apenas uma vez o filme ganhador do PGA não foi indicado ao Oscar. E esse ano entre os 5 indicados não tem pra ninguém, Viva – A Vida é Uma Festa com certeza levará o prêmio. O filme tem levado todas as premiações do ano, e ainda tem o selo de qualidade Disney/Pixar. E o único que poderia tirar o prêmio do filme por questões artísticas, não foi nem indicado, que no caso seria o filme Com Amor Van Gogh.

Vale a pena destacar também que o filme Corra! já chega ao PGA premiado. O filme de Jordan Peele receberá o prêmio Stanley Kramer Award. Esse prêmio desde 2002 é concedido pelo Sindicato aos filmes que “iluminam questões sociais provocadoras”. Já foram premiados com esse prêmio filmes como Uma Lição de Amor, Voltando a Viver, Hotel Ruanda, Uma Verdade Incoveniente, Milk, Preciosa, entre outros. Confira abaixo os indicados e meus palpites.

Melhor Filme

Doentes de Amor

Me Chame pelo Seu Nome

Lady Bird – Tempo de Voar

Corra!

Dunkirk

Eu, Tonya

A Grande Jogada

A Forma da Água

Três Anúncios de um Crime

Mulher-Maravilha

The Post

Quem deve levar: Três Anúncios Para Um Crime  – Em um ano disputadíssimo, em que temos 5 filmes na disputa direta, eu aposto no tema. Três Anúncios conta a história de uma mãe, cuja filha foi estuprada e assassinada, e a polícia não faz nada. Ela então começa a tomar medidas para que o caso não seja esquecido e seja solucionado. Em tempos de #TimeIsUp é a melhor escolha e a mais acertada.

Não será Surpesa se Ganhar: A Forma da Água  ou Me Chame Pelo Seu Nome – Não me surpreenderia se um desses ganhasse

Quem eu queria que ganhasse: Corra! – Eu gostaria muito que Corra! ganhasse, não só pelo tema, como pela qualidade. Mas principalmente porque seria o primeiro filme do gênero a ser premiado. Mas dos 5 favoritos acho o que menos tem chance, principalmente por já estar premiado.

Quem pode surpreender : The Post – Nunca subestime o poder de Spielberg. Se os 5 favoritos dividirem  os votos, The Post tem grandes chances de sair vitorioso.

Melhor Animação

Viva – A vida é Uma Festa

O Poderoso Chefinho

Meu Malvado Favorito 3

O Touro Ferdinando

Lego Batman – O Filme

Quem vai ganhar: Viva – A Vida é Uma Festa – O filme tem levado tudo até agora, tem feito muito mamanjo chorar e tem o selo Diney/Pixar. Quer mais um motivo? Se passa no México, e tempos de Trump e Muro…

Quem pode Surpreender: Ninguém! O prêmio é de Viva. Até já gravaram no prêmio o nome do filme.

SAG – Screen Actors Guild

O SAG, como é conhecido o Sindicato dos Atores de Hollywood, premia todos os anos os melhores atores e atrizes do ano no cinema e na TV. Desde 1995, o SAG tem entregado seus prêmios, e é considerado o melhor termômetro para a categoria de atuação no Oscar. Como no SAG não tem o prêmio e melhor Filme, a premiação possui a categoria Melhor Elenco, que é considerada por muitos um termômetro para a categoria Melhor Filme. Mas em 23 anos de premiação a categoria Melhor Elenco coincidiu com o prêmio de Melhor Filme no Oscar 12 vezes. Ou seja para categoria Melhor Filme o prêmio do Sindicato dos Atores, nem sempre é um bom termômetro.

Já nas outras categorias a coisa muda de figura. Na categoria Melhor Ator apenas 5 vezes em 23 anos, o prêmio do Sindicato e do Oscar não coincidiram. Entre as atrizes apenas em 6 ocasiões os prêmios não foram os mesmos. Entre os Atores Coadjuvantes apenas 9 das 23 vezes o prêmio não se repetiu no Oscar e apenas 1 vez o vencedor do Sindicato não foi indicado ao Oscar. Entre as Atrizes Coadjuvantes apenas 7 vezes elas não se repetiram. Mas um ponto interessante a se constatar é que por duas vezes aconteceu algo inusitado. Em 2002 Benício Del Toro foi premiado com o SAG de Melhor Ator, mas ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e em 2009 Kate Winslet ganhou o SAG de Atriz Coadjuvante, mas no Oscar ela venceu como Melhor Atriz. Coisas de Hollywood.

Mas esse ano, assim como no PGA, as coisas estão bem emboladas. Na categoria Melhor Ator, até 2 semanas atrás eu cravaria Gary Oldman (O Destino de Uma Nação) como aposta certa. Afinal ele é amado em Hollywood, já deveria ter ganho o prêmio em outras ocasiões, está fazendo um personagem real e está irreconhecível. Hollywood ama isso! Mas há duas semanas, logo após o ator ganhar o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro, uma denúncia contra Oldman voltou a tona. O ator foi acusado de agredir a esposa em 2001. Se levarmos em conta que ano passado Casey Afleck (Manchester a Beira Mar) enfrentava acusações de abuso sexual e não ganhou o SAG, a premiação de Gary Oldman pode ser prejudicada esse ano. O mesmo vale para James Franco (O Artista do Desastre), que após ser premiado com o Globo de Ouro, denúncias de abuso contra o ator reapareceram. Se o que aconteceu com Casey Afleck ano passado se repetir esse ano, quem se beneficia é Thimothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome).

Entre as atrizes temos 3 atrizes na disputa: Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime), Saoirse Ronan (Lady Bird) e Sally Hawkins (A Forma da Água). Frances ganhou o Globo de Ouro de Atriz em Drama, ganhou o Critcs’ Choice Award e tem o tema do filme ao seu favor. Saoirse Ronan além de ter ganho o Globo de Ouro e vários prêmios da crítica, é o exemplo da Hollywood que deu certo. A atriz começou sua carreira ainda criança com 9 anos na Irlanda, e com apenas 12 anos estreou no cinema. Construiu uma carreira sem polêmicas e problemas, e hoje é uma atriz de sucesso. Já Sally Hawkins perdeu um pouco a força, mas ela nunca foi premiada, é uma atriz bem sucedida e faz uma personagem muda. E Hollywood ama premiar personagens com algum tipo de deficiência, e isso não a tira da corrida. Mas se as três dividirem os votos, quem leva vantagem é Margot Robbie (Eu, Tonya) que entra na categoria atriz linda que ficou feia.

Entre os coadjuvantes as coisas também não estão definidas. Entre os atores Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime) e Willem Dafoe (Projeto Flórida) estão disputando cabeça a cabeça o prêmio. Enquanto Dafoe ganhou praticamente todos os prêmios da crítica, Rockwell ganhou o Globo de Ouro e Critics’ Choice Award. Mas talvez Willem Dafoe leve uma pequena vantagem, afinal ele tem uma longa carreira de sucesso e nunca foi premiado. Se bem que Sam Rockwell está com o papel da sua vida. Ou seja, está bem confusa essa categoria.

E entre as atrizes não é diferente. Laurie Metcalf (Lady Bird) e Allison Janney (Eu, Tonya) estão disputando voto a voto o prêmio. Nas premiações pré-Oscar Laurie Metcalf leva vantagem, mas Allison Janney tem ao seu favor as vitórias no Globo de Ouro e Critics’ Choice Award. Ou seja, outra categoria onde tudo será decidido no último voto.

Na categoria Melhor Elenco Três Anúncios Para Um crime é favorito, afinal é o maior indicado da noite, 4 indicações, e também levou esse mesmo prêmio no Critics’ Choice Award. Mas não me surpreenderia se Corra! ou Mudbound sair com o prêmio. Porque além de tratar da temática racial, os filmes foram premiados nessa categoria em várias premiações da crítica americana.

Confira abaixo os indicados e meus palpites.

Melhor Elenco

Mudbound
Corra!
Lady Bird
Três Anúncios Para Um Crime
Doentes de Amor

Quem Deve Levar: Três Anúncios Para Um Crime – O filme teve 3 atores indicados,  lógica então é que o filme tenha o melhor elenco

Quem Pode Surpreender: Mudbound ou Corra! ambos os filmes podem levar, principalmente se levado em conta a temática racial e que levou vários prêmios da Crítica.

Melhor Ator

Gary Oldman (O Destino de uma Nação)
Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome)
Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.)
Daniel Kaluuya (Corra!)
James Franco (Artista do Desastre)

Quem Deve Levar: Gary Oldman – É amado em Hollywood, já deveria ter ganho o prêmio em outras ocasiões, está fazendo um personagem real e está irreconhecível. Se as denúncias de agressão tivessem aparecido antes o estrago seria maior. Mas como surgiu a 15 dias, acho que não afetará o resultado final.

Quem Pode Surpreender: Thimotée Chalamet – Não sabemos qual a amplitude do estrago que a denúncia contra Oldman pode ter causado, afinal ela voltou a tona a apenas duas semanas. Dependendo do estrago causado Timothée sairá com  prêmio.

Melhor Atriz

Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime)
Sally Hawkins (A Forma da Água)
Margot Robbie (Eu, Tonya)
Judi Dench (Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha)
Saoirse Ronan (Lady Bird)

Quem Deve Levar: Frances McDormand – A atriz ganhou o Globo de Ouro, Critcs’ Choice Award e sua personagem pode ser considerada o ícone da luta das mulheres no #TimeIsUp.

Quem Também Podem levar: Saoirse Ronan ou Sally Hawkins – Ambas tem boas chances de tirar o prêmio de Frances, mas tenho minhas dúvidas.

Quem Pode Surpreender: Margot Robbie – Se Frances, Saoirse e Sally dividirem os votos, Margot será muito beneficiada.

Melhor Ator Coadjuvante

Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime)
Richard Jenkins (A Forma da Água)
Willem Dafoe (Projeto Flórida)
Steve Carell (A Guerra dos Sexos)
Woody Harrelson (Três Anúncios Para Um Crime)

Quem Deve Levar: Willem Dafoe – Tem mais de 30 anos de carreira e nunca foi premiado. É amado em Hollywood, ganhou muitos prêmios da crítica. Isso lhe dá certa vantagem

Quem Pode Também Ganhar: Sam Rockwell – É o papel da sua vida, ganhou o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Award. Ele pode colocar água no chopp de Dafoe.

Melhor Atriz Coadjuvante

Laurie Metcalf (Lady Bird)
Allison Janney (Eu, Tonya)
Mary J. Blige (Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi)
Hong Chau (Pequena Grande Vida)
Holly Hunter (Doentes de Amor)

Quem Deve Levar: Allison Janney, não Laurie Metcalf, não Allison, não Laurie – Sério não sei em que apostar. Tem como dar empate? Quem sabe. Mas em vista das duas semanas, acho que Allison Janney tem um ligeira vantagem.

Quem Pode Surpreender: Ninguém. Será Allison Janney ou Laurie Metcalf. Ninguém tira o prêmio de uma delas.

Então é isso! Depois desse fim de semana a corrida pelo Oscar 2018 ficará mais acirrada e ganhará forma! Então Façam suas Apostas! E lembrem-se aqui no Cinem(ação) você fica sabendo de tudo das principais premiações da temporada.

Deixe seu comentário