Globo de Ouro 2018: Indicados, Favoritos e Palpites
Cinema Mundial

Globo de Ouro 2018: Indicados, Favoritos e Palpites

No próximo domingo dia 07/01 ocorre o Globo de Ouro 2018. Saiba os indicados, favoritos e palpites

No próximo domingo dia 07/01 acontece o Globo de Ouro (clique aqui para ir para o site oficial), a primeira grande premiação da temporada 2017/2018. Embora não tenha mais tanta importância como antes, quando era o principal termômetro do Oscar, e nem mesmo deva ser levado a sério, afinal aceitaram a inscrição de Corra! nas categorias de comédia, a premiação é divertida. Além de ser a primeira grande reunião dos grandes astros de Hollywood. Os artistas amam a festa, afinal a comida e a bebida é de graça, e sempre marcam presença. Vale mesmo só pela diversão. Mas quem são os indicados? Quem são os  favoritos? E os palpites?

Categorias Filme Drama

Diferente do Oscar o Globo de Ouro divide os prêmios entre comédia e drama, o que várias vezes causa polêmicas (vide o caso de Corra!). Na categoria Melhor Filme Drama, temos três dos cinco filmes que estão forte nas disputas desse ano: Me Chame Pelo Seu Nome, A Forma da Água e Três Anúncios Para Um Crime. Provavelmente o melhor filme sairá dentre esses três. Mas não podemos descartar que The Post, de Spielberg, que é sempre um nome forte.  A Forma da Água no entanto, está com uma ligeira vantagem, afinal é o filme com o maior número de indicações (7 indicações). Me Chame Pelo Seu Nome foi esnobado pelo Globo de Ouro, mas pode muito bem levar o prêmio aqui. A verdade é que enquanto ano passado era certeza que Moonlight levaria essa categoria, esse ano não podemos cravar nada.

Entre os atores Gary Oldman (O Destino de Uma Nação) tem quase 100% de chances de levar o prêmio. E ele tem vários pontos ao seu favor: ele é amado por todos, já deveria ter sido premiado a anos por dezenas de outros trabalhos, interpreta um personagem real, fez uma mudança física impressionante e é inglês (a Associação de Críticos Estrangeiros ama premiar atores não americanos). O único que talvez possa tirar o prêmio do ator é o jovem Timotheé Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome), que ganhou vários prêmios da crítica, mas nos últimos dias tem perdido força.

Entre as atrizes embora Meryl Streep (The Post) tenha sido indicada, ela pode ser considerada um carta fora do baralho, essa indicação entra na categoria “Vaga Meryl Streep“. Embora nunca podemos descartar a força da atriz, principalmente depois do discurso ano passado . Mas o prêmio desse ano fica entre Sally Hawkins (A Forma da Água) e Frances McDormand (Três Anúncios Para Um Crime). As duas atrizes, tem se revezado nas premiações da crítica, ao lado de Saoirse Ronan (Lady Bird). Qualquer uma das duas podem levar esse prêmio, mas tudo dependerá do que o Globo de Ouro pretende. Será que irá fazer as vezes da boa vizinhança e dividir os prêmios? Ou será que irá consagrar o filme com maior número de indicações?

Confira abaixo os indicados na categoria drama e meus palpites.

Melhor Filme Drama

Me Chame Pelo Seu Nome
The Post
A Forma da Água
Dunkirk
Três Anúncios Para um Crime

Quem Deve ganhar: A Forma da Água

Quem Pode surpreender: Se não der A Forma da Água o prêmio vai para Três Anúncios Para Um Crime, mas The Post pode surpreender na categoria (nunca subestime o poder Spielberg, Streep e Hanks)

Melhor Ator Drama

Gary Oldman (O Destino de uma Nação)
Daniel Day-Lewis (Trama Fantasma)
Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome)
Tom Hanks (The Post)
Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.)

Quem Deve Ganhar: Gary Oldman

Quem Pode surpreender: Se o prêmio não for para Oldman, será uma zebra. Mas só Timotheé Chalamet pode tirar esse prêmio do ator. O que não seria uma zebra tão grande assim.

Melhor Atriz Drama

Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime)
Meryl Streep (The Post)
Sally Hawkins (A Forma da Água)
Jessica Chastain (A Grande Jogada)
Michelle Williams (Todo o Dinheiro do Mundo)

Quem Deve Ganhar: Frances McDormand (estou apostando na divisão dos prêmios)

Quem Pode surpreender: Sally Hawkins ganha se o prêmio não for para Frances, o que não será uma surpresa. Mas nunca subestime a força de Meryl Streep.

Categorias Filmes Comédia ou Musical

Vamos agora para as categorias “polêmicas”. As categorias de filmes de comédia ou musical sempre causam polêmicas. Afinal o Globo de Ouro já premiou Perdido em Marte e esse ano indicou Corra! na categoria. Embora os filmes tenham muito senso de humor, não são comédias e muito menos musical. Mas como disse no início desse texto, “O Globo de Ouro Não deve ser Levado a Sério”.

Mas vamos deixar a polêmica de lado e vamos as categorias. Na categoria melhor filme o prêmio está entre Lady Bird e O Rei do Show. Talvez se pergunte: mas e Corra!? O Globo de Ouro esnobou o filme, que ficou de fora das categorias diretor e roteiro, e como não é uma comédia, dificilmente irá ganhar. Já Lady Bird tem ganhado vários prêmios da crítica, e seria uma forma de se redimir por não terem indicado Greta Gerwig na categoria de direção. Mas o filme tem de enfrentar O Rei do Show, que é um musical, tem o queridinho Hugh Jackman no elenco, conta uma história real e fala do início do Show Business, o que conta como vantagem para o filme.

Entre os atores o prêmio ficará entre dois atores queridinhos: James Franco (Artista do Desastre) e Hugh Jackman (O Rei do Show). James Franco tem ao seu favor o fato de ter ganhado vários prêmios da crítica e tem sido elogiadíssimo. Como seu franco concorrente temos Hugh Jackman, que é amado por todos e canta e dança. A disputa tá difícil entre os dois. Embora Daniel Kaluuya tenha sido indicado aqui, Corra! não é comédia, e seu personagem não é cômico, ou seja, as chances dele são mínimas.

Já entre as atrizes tá fácil. Se no Drama Sally Hawkins e Frances McDormand estão disputando pau a pau o prêmio. Entre as atrizes de Comédia ou Musical, Saoirse Ronan (Lady Bird) é a franca favorita. Além de estar conquistando grande parte dos prêmios da crítica, a atriz é um dos melhores exemplos da Hollywood que dá certo. A atriz que estreou nas telonas aos 12 anos em Desejo e Reparação, que inclusive lhe deu uma indicação ao Globo de Ouro, conseguiu chegar aos 23 anos com uma carreira coesa e de sucesso.

Confira abaixo os indicados na categoria comédia ou musical e meus palpites.

Melhor Filme Comédia ou Musical

Corra!
Lady Bird
Artista do Desastre
Eu, Tonya
O Rei do Show

Quem Deve Ganhar: O Rei do Show (é um musical, real, sobre o Show Business e tem Hugh Jackman)

Quem Pode Surpreeender: Se o Rei do Show não levar, Lady Bird leva, e qualquer coisa diferente disso será zebra. Até Corra! como já disse e repito “O Filme Não é Comédia”

Melhor Ator Comédia ou Musical

Daniel Kaluuya (Corra!)
James Franco (Artista do Desastre)
Hugh Jackman (O Rei do Show)
Steve Carell (A Guerra dos Sexos)
Ansel Elgort (Em Ritmo de Fuga)

Quem Deve Ganhar: Hugh Jackman

Quem Pode Surpreender: Se não der Jackman será James Franco. Se não for Franco será Jackman. Quaquer coisa diferente será surpresa.

Melhor Atriz Comédia ou Musical

Margot Robbie (Eu, Tonya)
Emma Stone (A Guerra dos Sexos)
Judi Dench (Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha)
Saoirse Ronan (Lady Bird)
Helen Mirren (Ella e John)

Quem Deve Ganhar: Saoirse Ronan

Quem Pode Surpreender: Só Margot Robbie tira o prêmio de Saoirse Ronan, mas será difícil.

Diretor, Roteiro, Coadjuvantes, Entre Outros

Vamos agora falar das categorias onde o Globo de Ouro não faz uma separação. Pra começar vamos falar da categoria mais disputada: Melhor Diretor. Na categoria qualquer um pode ganhar. Guilhermo Del Toro (A Forma da Água) ganhou vários prêmios da crítica, é amado por todos, é um diretor pop, é mexicano, já poderia ter ganhado antes e seu filme é o que tem o maior número de indicações. Christopher Nolan (Dunkirk) dispensa apresentações, e tem buscado a muito tempo o prêmio, é amado e seu filme foi aclamado desde o início. Steven Spielberg (The Post) é figura carimbada nas premiações, é amado pelo Globo de Ouro, e é um nome forte em qualquer premiação. Ridley Scott (Todo Dinheiro do Mundo) teve de praticamente refazer o filme as pressas e refilmar para substituir Kevin Spacey no filme, o que o deixou em evidência, e novamente é amado pelo Globo de Ouro. O que menos tem chances é Martin McDonagh (Três Anúncios Para um Crime), mas caso os outros quatro dividam os votos, ele pode ser beneficiado.

Entre os atores coadjuvantes Willem Dafoe (Projeto Flórida) é o franco favorito. O ator ganhou praticamente 90% dos prêmios da crítica. Só Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime) ameaça o ator. Embora muito tem se falado da atuação de Christopher Plummer (Todo Dinheiro do Mundo) e até dizem que é melhor coisa do filme. E tendo em vista todo o problema com Kevin Spacey, talvez isso fortaleça Plummer na categoria. Podemos dizer que essa categoria está como várias outras indefinida.

Entre as atrizes coadjuvantes nova dúvida. Laurie Metcalf (Lady Bird) ou Allison Janney (Eu, Tonya)? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. As atrizes tem se revezado em todas as premiações da crítica. Embora Metcalf tenha uma vantagem sobre Janney, nada está definido. E só no momento final que a vencedora será definida.

Mas se a Atriz Coadjuvante está indefinida, na categoria Melhor Animação, não é assim. Viva – A Vida é Uma Festa com toda certeza irá ganhar. A animação Disney/Pixar tem reinado absoluta na temporada. E é praticamente impossível alguém tirar o prêmio dela. E se isso acontecer será a maior zebra da noite.

Na categoria Melhor Roteiro, as ausências de Corra!, Me Chame Pelo Seu Nome e Artista do Desastre deixaram a categoria em aberto. A categoria não tem um favorito, mas entre os indicados, provavelmente Lady Bird é a aposta mais certa. Porque além de estar dividindo com Corra! os prêmios da crítica, será a oportunidade do Globo de Ouro se redimir da esnobada com Greta Gerwig na categoria direção, em especial em um ano em que as mulheres se destacaram no cinema. O único que pode tirar o prêmio do filme é Três Anúncios Para um Crime, que tem se destacado também nas premiações da crítica americana.

Agora vamos para parte musical do Globo de Ouro. Na categoria Melhor Canção a favorita é “This Is Me” do filme O Rei do Show, por dois motivos. Primeiro é a música de um filme musical. E segundo são dos mesmos compositores de “City of Stars” de La, la, Land que ganhou ano passado. Mas ao lado do filme temos “Remember Me” do filme Viva – A Vida é Uma Festa. Por ser uma música de animação da Disney ela consegue algum favoritismo. Já na categoria Melhor Trilha Sonora, seria a oportunidade de Dunkirk não sair de mãos abanando, mas a trilha de Hans Zimmer não tem sido lembrada nas premiações pré-Oscar, o que dá ao compositor desvantagem na premiação. O vencedor dessa categoria deve ficar entre Trama Fantasma e A Forma da Água, ambos tem ganhado destaque e força nas últimas semanas.

E finalmente temos a categoria Melhor Filme Estrangeiro. Infelizmente o Brasil ficou de fora novamente. O que mostra que não sabemos escolher os filmes para concorrer nos prêmios do cinema americano, mas isso é assunto pra outro post. Com a falta de 120 Batimentos Por Minuto e Foxtrot entre os indicados, o grande favorito é com certeza The Square – A Arte da Discórdia, o grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

Confira abaixo os indicados e meus palpites

Melhor diretor

Christopher Nolan (Dunkirk)
Ridley Scott (Todo o Dinheiro do Mundo)
Guillermo del Toro (A Forma da Água)
Steven Spielberg (The Post)
Martin McDonagh (Três Anúncios para um Crime)

Quem Deve Ganhar: Guilhermo Del Toro (ou qualquer um dos outros três mais famosos indicados)

Quem Pode Surpreender: Martin McDonagh, como disse no texto se os votos ficarem divididos o diretor se beneficia.

Melhor Ator Coadjuvante

Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime)
Richard Jenkins (A Forma da Água)
Willem Dafoe (Projeto Flórida)
Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome)
Christopher Plummer (Todo o Dinheiro do Mundo)

Quem Deve Ganhar: Christopher Plummer, acho que não perderão a chance de fazer história com tudo que está envolvido. Mas não descarte Willem Dafoe

Quem Pode Surpreender: Armie Hammer, a atuação do ator tem sido muito elogiada e é o papel da sua vida, isso pesa ao seu favor.

Melhor Atriz Coadjuvante

Laurie Metcalf (Lady Bird)
Allison Janney (Eu, Tonya)
Mary J. Blige (Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi)
Hong Chau (Pequena Grande Vida)
Octavia Spencer (A Forma da Água)

Quem Deve Ganhar: Laurie Metcalf, mas se ela perder será para Allison Janney

Quem Pode Surpreender: Qualquer uma que ganhar que não seja Metcalf e Janney será surpresa e zebra ninguém tira o prêmio de uma delas.

Melhor Roteiro

Lady Bird
A Forma da Água
Três Anúncios para um Crime
The Post
A Grande Jogada

Quem Deve Ganhar: Lady Bird, chance do Globo de Ouro se redimir com Greta Gerwig

Quem pode Surpreender: Três Anúncios Para um Crime ou A Forma da Água são os únicos capazes de tirar o prêmio de Greta e Lady Bird

Melhor Animação

Viva – A Vida é uma Festa
Com Amor, Van Gogh
The Breadwinner
O Poderoso Chefinho
O Touro Ferdinando

Quem Deve Ganhar: Viva – A Vida é Uma Festa

Quem Pode Surpreender: Ninguém. A aposta mais certa é Viva.

Melhor Canção

“Remember Me” (Viva – A Vida é uma Festa)
“Mighty River” (Mudbound)
“This Is Me” (O Rei do Show)
“Home” (O Touro Ferdinando)
“The Star” (A Estrela de Belém)

Quem Deve Ganhar: This Is Me

Quem Pode Surpreender: Remember Me, animação Disney/Pixar é sempre uma boa aposta.

Melhor Trilha Sonora

A Forma da Água
Dunkirk
The Post
Trama Fantasma
Três Anúncios para um Crime

Quem Deve Ganhar: Trama Fantasma

Quem Pode Surpreender: Dunkirk, talvez a única chance do filme de Nolan não sair de mãos abanando.

Melhor Filme Estrangeiro

The Square – A Arte da Discórdia (Suécia)
First They Killed My Father (Camboja)
Em Pedaços (Alemanha)
Uma Mulher Fantástica (Chile)
Loveless (Rússia)

Quem Deve Ganhar: The Square

Quem Pode Surpreender: First They Killed My Father, filme é produzido por Angelina Jolie o que pode aumentar as chances do filme.

Aí estão então todos os indicados, e meus palpites. Agora é esperar amanhã dia 07/01 para podermos conferir os vencedores. Então marque aí Domingo 07/01 à partir das 22:00 na TNT, ou pela internet você poderá acompanhar ao Globo de Ouro 2018.

Façam suas apostas!

Deixe seu comentário