11 Coisas que você não sabia sobre Marion Cotillard
Marion Cotillard

11 Coisas que você não sabia sobre Marion Cotillard

Sem nenhuma dúvida, Marion Cotillard é a atriz francesa mais reconhecida atualmente. Assim como Catherine Deneuve, Brigitte Bardot e Juliette Binoche, Marion chegou ao trono de Hollywood separado aos grandes astros da terra de Napoleão. Vencedora do Oscar por “Piaf: Um Hino ao Amor“, Marion Cotillard estrela cada vez mais produções em inglês – sem deixar de lado os filmes franceses.

Confira 11 fatos sobre Marion Cotillard que você vai adorar saber:

 

11- Parisiense, filha de artista

Nascida em Paris, dia 30 de setembro de 1975, a libriana cresceu próxima da cidade de Orléans. O pai de Marion, Jean-Claude Cotillard, foi ator, professor e mímico (!), e ajudou a infância da jovem atriz a ser muito voltada para as artes e a criatividade.

 

 

10- Prêmios e reconhecimentos

Devido ao trabalho em “Piaf: Um Hino ao Amor”, Marion ganhou prêmios como o BAFTA, Globo de Ouro, SAG Awards, e claro, o Oscar em 2008, tornando-se a primeira atriz francesa a ganhar um Oscar por um filme em francês. Depois, em 2015, ela foi indicada ao Oscar pela atuação em “Dois Dias, Uma Noite”, o que foi a segunda indicação por atuação em um filme de língua francesa, além de ser a primeira vez que um filme belga tem indicação na categoria de atuação.

 

9- 17 anos “in English”

Aos 17 anos, Marion Cotillard teve seu primeiro papel em língua inglesa. Foi na série Highlander (que teve temporadas de 1992 a 1998), onde ela viveu a personagem Lori Bellian. Antes disso, ela havia começado a atuar nas peças de seu pai, e já tinha passado por produções da TV francesa.

 

8- Volta com Tim Burton

Depois da série, a atriz só voltaria às produções americanas em “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, de Tim Burton, filme de 2003. Antes disso, ela se ateve a atuações em sua terra natal.

 

7- Sucesso bem aproveitado

Se “Piaf” catapultou Marion Cotillard à fama internacional de vez, podemos dizer que a atriz soube aproveitar o momento. Em 2005, ela estreou nada menos que SEIS filmes: Cavalgada, O Amor Está no Ar, Maria, Sauf le respect je vous dois, Caixa Preta e Edy (sendo somente Maria em inglês). Em 2006, foram mais quatro filmes: Você e Eu, Dikkenek e Fair Play em francês, além do filme de Ridley Scott, Um Bom Ano. Pelo jeito, foram dois bons anos para a atriz.

 

 

6- Que tal uma carreira de cantora?

Embora as canções em “Piaf” tenham sido com a voz original da cantora biografada, Mario Cotillard sabe cantar! Ela gravou algumas canções do álbum “Cardioid”, da banda francesa Yodelice, em 2010, ano em que também saiu em turnê com o grupo musical e se apresentou com o pseudônimo de Simone, que era o nome de sua avó. Ela também gravou a canção “The Eyes of Mars” com a banda Franz Ferdinand em uma campanha da Dior.

 

5- Por falar em Dior…

A marca teve o rosto de Marion Cotillard como vitrine para sua linha “Lady Dior”, o que resultou em diversos curtas e vídeos de campanhas da marca. Filmes, turnês e até mesmo uma música gravada especialmente para a marca foram alguns dos trabalhos da atriz.

 

4- Ela ajuda o Brasil… e você nem sabe!

A atriz é embaixadora (e uma das principais personalidades) da Associação francesa Wayanga, que promove apoio e preservação da cultura e dos povos indígenas da Amazônia. Marion também é super engajada em causas ambientais e ajuda sempre o Greenpeace, como quando narrou o vídeo “The Amazon’s Silent Crisis”, produzido pela instituição ambiental. Ela também colabora com a Maud Fontenoy Foundation, ONG que ensina crianças a protegerem o oceano.

 

3- Afetada pelo personagem

A profundidade de seu mergulho na personagem de Edith Piaf foi realmente intensa. Em entrevista para o programa “The Graham Norton Show”, Marion Cotillard contou que para fazer o filme ela ficou seis meses sem ver a família, com cabelos e sobrancelhas raspados, totalmente focada na personagem. Após gravar a última cena, sem ter um processo de “dar adeus” à personagem, ela confessa que o processo pode ser um pouco “brutal”.

 

2- Vítima das fofocas

Em Setembro de 2016, Marion se viu obrigada a fazer algo que nunca havia feito: comentar boatos e fofocas dos tablóides. Na época, ela terminava de filmar o longa “Aliados“, em que contracena com Brad Pitt. O astro, então casado com Angelina Jolie, passava pelo processo de divórcio, e não faltou quem achava que a atriz francesa foi o “pivô” da separação. Em uma postagem no Instagram, Marion Cotillard desmentiu os boatos e disse que estava grávida do seu parceiro, o ator e diretor Guillaume Canet. O que nos leva ao último fato sobre ela.

 

1- Moderninha… ou: “pra quê casar?”

Marion Cotillard não é casada! Embora esteja em um relacionamento com o Guillaume Canet (A Paria, Apenas uma Noite), conforme citado acima, ela se refere a ele apenas como namorado. Os dois são pais de Marcel, nascido em 2011, e Louise, nascida em 2017.

via GIPHY

Gostou? Dê um like e passe adiante!

Leia também:

Apoie o Cinem(ação): contribua com a cultura cinematografica!

  • Críticas cinematográficas
  • Mais de 6 horas de conteúdo inédito por semana
  • Podcasts semanais
  • Grupo no Facebook exclusivo para apoiadores
  • Acompanhamento das nossas conquistas com seu apoio

Abra a porta do armário! Deixe seu comentário:

Material close icon