Crítica: Professor Peso Pesado - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
3 Claquetes

Crítica: Professor Peso Pesado

professorpesopesado_01Kevin James é um ator de comédia que já estabeleceu seu papel em Hollywood, ser um personagem gordinho, que tenha problemas emocionais e que se enfie nas mais diversas situações que o coloquem em cenas constrangedoras. Este é o papel ideal para James, e no filme de 2012, “Professor Peso Pesado”, ele não fugiu do estereótipo.

Dirigido por Frank Coraci, mesmo diretor de “Click”, “Professor Peso Pesado” conta a história de Scott Voss (Kevin James), um simples professor de biologia que esta desmotivado e sem grandes perspectivas para o futuro. Porém, quando descobre que a escola em que trabalha, para conter gastos, resolve demitir alguns professores, entre eles Marty, um professor de música de meia-idade que será pai novamente, Scott resolve esticar as mangas e ajudar o amigo. professorpesopesado_04Sem saber o que fazer, ele decide se tornar um lutador de MMA para tentar juntar uma boa quantidade de dinheiro e assim impedir que a escola demita o professor.

professorpesopesado_03Começando pelo diretor, Frank Coraci, consegui em “Click” dar um tom de dramaticidade a um filme de comédia que foi de certa forma surpreendente. Desde então, não conseguiu mais repetir a fórmula. Em “Professor Peso Pesado” Coraci manteve a linha de uma comédia fanfarrona. Em agluns momentos até tenta dar o tom dramático, mas não consegue sustenta-lo por muito tempo. A ideia central do filme é justamente pegar onda neste sucesso que o MMA, com Anderson Silva e cia. estão tendo, por isso o filme foca na comédia pura, sem grandes alardes dramáticos.

Em termos de roteiro, escrito pelo próprio Kevin James em parceria com Allan Loeb (de Esposa de Mentirinha), o filme é bastante alinhado, mas não revela grandes surpresas, como já disse e outras críticas, para mim é um filme de Sessão da Tarde. A história preza em mostrar a transformação de Scott Voss, um professor deslechado que com a rotina e poucas novidades na vida, acabou de acomodando na função, esquecendo de sua importância para as crianças e para a escola. Com um “ponto de virada” onde o professorpesopesado_05professor se vê diante uma situação que pode ajudar, ele precisa sair do lugar comum e tentar mudar a história, este estímulo era o que ele precisava para reviver seus melhores anos como professor e voltar a ter alegria. Desta forma, o roteiro deixa subentendido, que por mais que a situação dramática ocorra com o amigo de Scott, quem esta ajudando mais é Scott a ele mesmo, ou seja, resolveu pegar uma situação de um terceiro, para poder se levantar.

professorpesopesado_06Além de Kevin James, o filme conta com Salma Hayek, Henry Winkler, Frank Coraci e Jonathan Michael Trautmann. As atuações são razoáveis, sem grandes modificações nem surpresas, mas são atuações que deixam o filme nivelado.

O grande destaque do filme é justamente Kevin, que como já dito, atua, escreve e produz o filme. Isto não é muito corriqueiro para o artista, mas ele já repetiu a fórmula com Segurança de Shopping (2009), O Zelador Animal (2011) e agora em Professor Peso Pesado (2012). Para este ano, Kevin volta com a comédia Gente Grande 2, continuação do primeiro filme de 2010, e deve ter a companhia de atores já conhecidos como Adam Sandler, Chris Rock e a própria Salma Hayek.

Confira o trailer de “Professor Peso Pesado”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vDAxewlssqY&w=640&h=360]

Nota: 3 Claquetes

3-claquetes

 

 

 

Veja também:

Novo trailer de “Hotel Transylvania”

Crítica: Melancolia

Crítica: Guerra Mundial Z

Crítica: “Se Beber, Não Case! Parte III”

Crítica: Beleza Roubada

Deixe seu comentário