Crítica: Guerra Mundial Z - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
3 Claquetes

Crítica: Guerra Mundial Z

guerramundialz_poster_br“Guerra Mundial Z” foi um desses filmes que enfrentaram diversos problemas em seu desenvolvimento. Desde a primeira versão do roteiro até sua finalização após as filmagens concluídas, gerando a necessidade de regravações, a produção passou por alguns percalços: o diretor Marc Forster nega, mas há indícios de desentendimento entre ele e Brad Pitt (astro e produtor do filme) e de orçamento extrapolado.

Mas o fato é que “Guerra Mundial Z” teve grandes chances de melhorias e ainda serviu para gerar falatório, algo sempre benéfico para causar expectativa.  O que se vê na obra final é um filme com grandes qualidades, mesmo que sem atingir a perfeição a que se esperava após tantos esforços de mudança.

guerramundialz_1O filme nos apresenta a Gerry (Pitt), um homem bem casado e com duas filhas que trabalhou na ONU e encontra-se afastado do cargo. Ao testemunhar um ataque repentino de zumbis em sua cidade, ele se vê obrigado a fugir e acaba sendo resgatado por uma equipe da própria ONU, onde receberá a missão de encontrar a “resposta” para o vírus que se alastrou pelo mundo todo.

guerramundialz_2Apesar de alguns momentos de susto, “Guerra Mundial Z” não traz nenhuma referência ao terror sanguinolento da maioria dos filmes de zumbi – e muito menos das comédias com mortos vivos. Aliás, ao ver a declaração de Brad Pitt, que afirmou ter feito o filme para seus filhos, podemos entender que o objetivo da produção é atingir “toda a família” – o filme custou caro, então precisa de classificação baixa para atingir muita gente. Trata-se de uma aventura com visual “clean” e pouca ênfase nas tripas, ataques violentos e braços decepados.

É curioso notar que a construção do personagem de Pitt se dá no âmbito familiar. O roteiro faz bem em não explicar o quanto Gerry era bom em seu trabalho militar, já que isso cria dúvidas quanto às suas ações na viagem, mas desenvolve o personagem ao mostrar sua relação com a esposa e as filhas, o que certamente cria bastante conexão do público com o personagem.

guerramundialz_3Apesar de ter arroubos de grande produção, bons efeitos especiais, um 3D eficiente e tramas interessantes, o fato é que “Guerra Mundial Z” não sai do eixo “filme catástrofe com um pai de família buscando salvar o mundo para voltar para seus entes queridos”. Sem nada que ressalte aos olhos, o filme ainda peca em diversos momentos por “gritar” as respostas ao espectador, fazendo com que ele não precise raciocinar muito para buscar as respostas e descobrir o que será feito pelo protagonista.

No fim das contas, ao menos Brad Pitt surge, incomum, em uma produção hollywoodiana para toda a família. Só isso já deve levar muita gente para vestir os óculos de três dimensões.

Nota: 3 claquetes

3-claquetes

 

 

 

 

Veja mais:

Veja novo trailer de Guerra Mundial Z

Filme de zumbis com Brad Pitt tem trailer

Grandes estreias chegam na próxima Sexta-feira

Brad Pitt não veio ao “gigante acordado”

Deixe seu comentário