Crítica: Garra de Ferro - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
4 Claquetes

Crítica: Garra de Ferro

Ficha Técnica – Garra de Ferro (The Iron Claw)
Direção: Sean Durkin
Roteiro: Sean Durkin
Elenco: Zac Efron, Holt McCallany, Maura Tierney, Lily James, Jeremy Allen White, Harris Dickinson, Stanley Simons.
Sinopse: A trágica história dos irmãos Von Erich é contada pelos olhos de um deles, Kevin (Zac Efron), que lida com um ciclo de abusos e maldições que perseguem a construção familiar de todos eles enquanto tentam o sucesso no mundo da luta livre profissional dos anos 80.

.

Garra de Ferro (The Iron Claw) começa com diversos planos detalhes de objetos e símbolos que marcam uma ideia típica associada à família tradicional conservadora texana, o que é somado com planos de ambientação de onde eles estão e vamos seguindo de modo continuo a rotina da família Von Erich e de como eles estão completamente encaixados nisso. Se existe um clima de total companheirismo e carinho nas interações com os irmãos, existe um mal-estar profundo na presença e nas interações com o pai, que parece esmagar os irmãos emocionalmente a cada cena com a sua secura, a sua honestidade cruel e o fato de ver todos eles como objetos e extensões de si. Esse aspecto seco está na própria abordagem do diretor e roteirista Sean Durkin, que investe num filme que equilibra tanto um aspecto visual naturalista, duro e sombrio, mas também uma emulação – inteligentemente controlada – de um programa de luta livre dos anos 80 com todos os seus exageros e farsas.

Essa masculinidade puramente performática. Farsesca. Na montagem das apresentações, inserções musicais, das entrevistas para programas de televisão, vemos como existe uma emulação desse aspecto circense televisivo, mas sempre com a consciência que aquilo é parte de um “grande show”. Uma grande farsa controlada. Com direito a momentos de bom-humor que vão aos poucos se tornando cada vez mais raros. As cenas de luta são filmadas com proximidade dos lutadores e das suas ações no rinque, sem muitos cortes, só se abrindo ou adquirindo mais movimentos quando a tensão está no seu máximo, com agressividade, sem estilizações, só secura. Durkin decupa as suas cenas prendendo os seus personagens, faz planos deles capturados por janelas ou então espaços que remetem a prisões, existe uma construção cênica de opressão e mal-estar que vai ficando cada vez mais direta e evidente durante o filme depois de já ser estabelecida sutilmente até então.

Após o casamento de Kevin – que tem a sua primeira transa anteriormente filmada, acompanhada pelas sombras – a maldição grita e aspectos como um suicídio que acontece coberto por uma árvore, a câmera na face de Efron, o plano à distância da estrada cruel de noite, o roteiro marcando as mudanças cruciais na rotina da família que não para mesmo quando é levada pela morte e pela tragédia, o amarelado e as trevas se misturando e uma cena de encontro pós–morte que teria tudo pra ser brega mas é escrita e filmada com o máximo de intimidade e secura possível fazem com que fique a força de Durkin, que vai criando um super melodrama amargo, denso e cruel sobre os extremos sem fim e agoniantes da morte, do fracasso e da perda, mas ainda assim também extremamente sensível e doce. 

Durkin pega o “filme de história real” e o usa para fazer um conto das dores e fracassos da “família tradicional estadunidense”, do terror da pressão familiar e de como um ciclo de masculinidade toxica pode sim ser quebrado no final como vemos na última cena de Efron. Cada intérprete da família Von Erich está perfeito e o interessante é de como todos começam como caricaturas para então o filme estabelecer uma série de nuances e camadas em cada um desses personagens, o que deixa as suas tragédias e relações tóxicas ainda mais pulsantes, mas Efron brilha como o filho que quer conciliar tudo e todos, deixar tudo colado, agradar tudo e todos, e reprimir as suas emoções enquanto sofre pela impotência de ver a sua família se destruindo até que elas explodam. Desde o momento em que ele se sente inferiorizado por não saber se comunicar e falar em publico diferente do seu irmão até a sua cena final se abrindo vemos uma incrível atuação que se beneficia completamente do talento e inteligência de Sean Durkin para ir muito além de só “um filme baseado em casos reais” e sim estudar como as particularidades desse caso são comoventes e dizem muito sobre questões do nosso mundo que aparecem pela elaboração do filme.

  • Nota
4

Deixe seu comentário