47 filmes para ver na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Mostra de SP

47 filmes para ver na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo

Dos 361 filmes que serão exibidos na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo, de 19 de outubro a 1º de novembro de 2023, alguns se destacam. Seja pelas premiações que conquistaram, seja pela expectativa que geraram nas pessoas, sempre tem aqueles “queridinhos” que podem ter um público maior…, mas também tem aquelas dicas que podemos selecionar apenas porque o filme parece curioso de alguma forma.

Afinal, uma das coisas mais incríveis da Mostra de São Paulo é poder ver filmes que jamais veríamos em outros ambientes. Alguns filmes obscuros ou distantes podem nunca mais aparecer diante de nós, e só na Mostra você tem a possibilidade de assistir.

Confira 47 filmes para ver na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo em 2023:

Anatomia de uma Queda

Grande vencedor da Palma de Ouro, dirigido por Justine Triet. Uma mulher é suspeita de ter assassinado o marido, e o seu filho cego enfrenta um dilema moral como única testemunha.

A Flor do Buriti

De João Salaviza e Renée Nader Messora, prêmio de melhor equipe da mostra Um Certo Olhar em Cannes. O filme mostra a luta pela terra empreendida pela comunidade indígena dos Krahôs e as diferentes formas de resistência implementadas por eles na aldeia Pedra Branca, Tocantins.

Evil Does Not Exist

De Ryusuke Hamaguchi, o drama musical vencedor do prêmio Greenpeace no Festival de San Sebastián. Takumi e sua filha, Hana, moram na vila de Mizubiki, em Tóquio. Apesar da vida relativamente pacata, um dia os moradores acabam descobrindo a existência de um plano para construir um acampamento próximo à casa deles.

Dinheiro Fácil

De Craig Gillespie, acompanha o caos em Wall Street após as ações da GameStop dispararem devido a um movimento organizado por pequenos investidores no fórum WallStreetBets, do Reddit, causando bilhões em perdas para grandes fundos de investimento.

A Paixão Segundo G.H.

De Luiz Fernando Carvalho, a adaptação da obra de Clarice Lispector gera curiosidade no público. Com Maria Fernanda Cândido. Após sofrer com o fim de um relacionamento, G.H., uma escultora, integrante da elite de Copacabana, dispensa a empregada e decide limpar sozinha sua cobertura, começando pelo quarto de empregada, que ela imagina estar imundo.

Agreste

De Sergio Roizenblit. É uma história de amor no Sertão brasileiro. Etevaldo é um trabalhador rural solitário e reservado, recém-chegado ao vilarejo. Encontra Maria, jovem de espírito livre, porém prometida em casamento a um senhor da vizinhança. Ambos se apaixonam e fogem. São acolhidos por Valda, uma senhora profundamente religiosa, que vê Maria como uma filha. Quando um suposto sequestro passa a ser investigado na região, Etevaldo teme que seu passado seja revelado.

Meu Sangue Ferve por Você

De Paulo Machline. Com Filipe Bragança, Giovana Cordeiro, Caco Ciocler. Em 1979, Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de ensaios e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV, conhece a deslumbrante Magali e é acometido por uma paixão inédita e avassaladora. 

O Dia que te Conheci

De André Novais de Oliveira. Longa da Filmes de Plástico com Renato Novaes e Grace Passô. Todo dia, Zeca tenta levantar cedinho pra pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luisa.

Saudosa Maloca

De Pedro Serrano, com Paulo Miklos e Gero Camilo. Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Pedágio

De Carolina Markowicz. Uma das mais recentes sensações do cinema brasileiro. Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Paraíso em Chamas

De Mika Gustafson, vencedor da Mostra Orizzonti de melhor direção no Festival de Veneza. Três irmãs de 7 a 16 anos vivem sozinhas depois do desaparecimento da mãe. Quando o serviço social exige uma reunião de família, a irmã mais velha, Laura, planeja encontrar um substituto para a mãe.

El Paraíso

De Enrico Maria Artale, que ganhou o prêmio de melhor roteiro na Mostra Orizzonti e que deu a Margarita Rosa de Francisco o prêmio de melhor atriz da Mostra Orizzonti, em Veneza. Uma história de amor entre mãe e filho, uma tragédia vívida que mergulha seus heróis nas sombras sempre mutáveis de seus estados mentais mais profundos.

O Amor É uma Arma

De Lee Hong-chi, prêmio de melhor primeiro filme em Veneza. Após sair da prisão, “Batata Doce” monta um pequeno negócio com escassos rendimentos à beira-mar e se contenta com ele, ignorando os conselhos de outras pessoas.

Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário

De Ariane Louis-Seize, vencedor da Giornatta em Veneza. Sasha é uma jovem vampira com um problema sério: ela é sensível demais para matar. Quando seus pais, exasperados, cortam seu suprimento de sangue, a vida de Sasha corre perigo. Felizmente, ela conhece Paul, um adolescente solitário com tendências suicidas que está disposto a dar a vida para salvar a dela. Mas o acordo amigável deles logo se torna uma busca noturna para cumprir os últimos desejos de Paul antes do amanhecer.

Malqueridas

De Tana Gilbert, vencedor do prêmio de melhor filme da Semana Internacional da Crítica. Documentário sobre uma memória coletiva da comunidade abandonada: mães na prisão. O filme mostra como elas suportam as provações da vida na prisão, longe da família e dos entes queridos.

Ervas Secas

Vencedor do prêmio de melhor atriz para Merve Dizdar em Cannes. Dirigido por Nuri Bilge Ceylan. Um jovem professor espera ser nomeado para Istambul, depois de ter sido obrigado a trabalhar numa pequena aldeia. Após um longo período de espera, perde toda a esperança de escapar a esta vida sombria.

Fallen Leaves

Vencedor do prêmio do júri em Cannes. Direção de Aki Kaurismaki. Segue duas pessoas solitárias que se encontram por acaso na noite de Helsinque e tentam encontrar o primeiro, único e último amor de suas vidas.

Tiger Stripes

De Amanda Nell Eu, vencedor do grande prêmio da Semana da Crítica em Cannes. No filme de terror, uma menina de 11 anos vive tranquilamente até que começa a passar por mudanças físicas horríveis em seu corpo.

Dentro do Casulo Amarelo

De Pham Thien An, vencedor da Câmera de Ouro em Cannes. O filme vietnamita mostra um homem que retorna para sua cidade natal e precisa enfrentar suas memórias e desejos do passado.

Está Chovendo em Casa

De Paloma Sermon-Daï, prêmio do júri da Semana da Crítica em Cannes. Num verão quente e chuvoso à beira de um lago, a jovem Purdey, de dezessete anos, e seu irmão mais novo, Makenzy, precisam equilibrar as vivências da adolescência, a busca por um amor, e ainda terão que se defender sozinhos.

No Adamant

De Nicolas Philibert, Urso de Ouro de melhor filme em Berlim. O documentário acompanha pacientes e cuidadores em um centro psiquiátrico com uma estrutura flutuante localizada no meio do rio Sena, no centro de Paris.

Afire

De Christian Petzold, Urso de Prata em Berlim. Nesta comédia dramática, os dias são quentes e não chove há semanas. Quatro jovens juntam-se, amigos antigos e novos. À medida que as florestas ressequidas à sua volta começam a incendiar-se, o mesmo acontece com as suas emoções.

Samsara – A Jornada da Alma

De Lois Patiño, prêmio especial do júri da Mostra Encontros. O curioso cineasta galego conta uma história que se passa nos templos do Laos. Monges adolescentes acompanham uma alma em trânsito de um corpo para outro. A viagem luminosa e sonora leva a alma a reencarnar nas praias de Zanzibar, onde grupos de mulheres trabalham em fazendas de algas marinhas.

Névoa Prateada

De Sacha Polak, prêmio do júri do Teddy Award para a atriz Vicky Knight. Quinze anos depois de se queimar em um incêndio no pub onde ela dormia quando criança, Franky busca vingança porque ainda não encontrou nenhuma resposta.

Puan

De María Alché e Benjamín Naishtat, prêmio de melhor roteiro e ator para Marcelo Subiotto em San Sebastián. O filme argentino com Leonardo Sbaraglia conta a história de rivalidade entre dois professores de filosofia que disputam a mesma vaga na Universidade de Buenos Aires.

O Castelo

De Martin Benchimol, prêmio da mostra Horizontes em San Sebastián. Justina foi presenteada por seu antigo patrão com uma enorme mansão no meio dos pampas da Argentina. A única condição é que ela nunca vai poder vendê-lo.

O Auge do Humano 3

De Eduardo Williams, que recebeu o prêmio Zabaltegi Tabakalera no Festival de San Sebastián. Diferentes grupos de pessoas vagam por um mundo chuvoso e escuro. Eles tentam ficar juntos e escapar de seus empregos deprimentes, questionando sobre o que fazer com seu tempo. O filme foi feito por equipes em diversos países, com câmeras 360°.

The Royal Hotel

De Kitty Green, que levou o prêmio RTVE no Festival de San Sebastián. O suspense com Julia Garner conta a história das mochileiras americanas Hanna e Liv, que aceitam um emprego em um pub australiano remoto. Elas se deparam com um grupo de moradores locais indisciplinados e uma situação que foge rapidamente do controle delas.

Criatura

De Elena Martín, prêmio Dunia Ayaso em San Sebastián. No filme espanhol, o despertar sexual faz com que uma mulher reconsidere seus relacionamentos anteriores.

Zona Crítica

De Ali Ahmadzadeh, vencedor do Leopardo de Ouro de Melhor Filme no Festival de Locarno. A trama segue Amir, um homem solitário que dirige pelo submundo de Teerã traficando drogas e curando almas problemáticas como um profeta moderno.

Não Espere Muito do Fim do Mundo

De Radu Jude, que venceu o prêmio especial do júri e menção especial em Locarno. Um assistente de produção sobrecarregado e mal pago precisa gravar um vídeo de segurança no local de trabalho encomendado por uma empresa multinacional. Mas um entrevistado faz uma declaração que o obriga a reinventar a sua história para se adequar à narrativa da empresa.

Stepne

De Maryna Vrod, vencedor dos prêmios de melhor direção e Fipresci em Locarno. O filme ucraniano conta a história de Anatoliy, um homem que volta para cuidar de sua mãe doente. Ele se reencontra com o irmão e com a mulher que ama, o que faz com que ele reflita sobre as decisões que tomou ao longo do caminho.

Bons Sonhos

De Ena Sendijarevic, prêmio de melhor atuação para Renée Soutendijk em Locarno. Diversos acontecimentos agitam uma plantação de açúcar em uma ilha no Oceano Índico. A morte do proprietário holandês acaba por deixar a propriedade nas mãos de seu filho ilegítimo com raízes na Indonésia.

Sonhando e Morrendo

De Nelson Yeo, vencedor dos prêmios melhor primeiro filme e Leopardo de Ouro da mostra Cineastas do Presente em Locarno. Três pessoas, já na meia idade, se veem obrigados a enfrentar seus demônios interiores a partir do momento em que um antigo triângulo amoroso ressurge.

Camping do Lago

De Eléonore Saintagnan, vencedor do prêmio especial do júri da mostra Cineastas do Presente. Depois de quebrar o carro, Eleanor aluga um bangalô em um acampamento com vista para o lago, onde dizem que vive uma fera mítica. Ela se muda de uma casa móvel para outra, permitindo que a fantasia invada seu espaço.

Excursão

De Una Gunjak, que recebeu menção especial da mostra Cineastas do Presente em Locarno. No drama do leste europeu, uma jovem conta uma pequena mentira que acaba criando uma bola de neve de expectativas e condenações.

Shayda

De Noora Niasari, vencedor do prêmio do público da competição internacional em Sundance. Uma jovem mãe iraniana e a sua filha de seis anos encontram refúgio num abrigo para mulheres na Austrália durante as duas semanas do Nowruz, o Ano Novo iraniano.

20 Dias em Mariupol

De Mstyslav Chernov, prêmio do público de documentário da competição internacional em Sundance. O doc mostra o início da invasão russa na Ucrânia, com uma equipe de jornalistas presos na cidade sitiada de Mariupol, que luta para continuar o seu trabalho de documentação das atrocidades da guerra.

The Persian Version

De Maryam Keshavarz, prêmio do público e prêmio Waldo Salt de melhor roteiro da competição americana em Sundance. A comédia mostra a reunião de uma grande família iraniano-americana. Um segredo de família emerge e leva mãe e filha a uma exploração do passado. Elas vão descobrir que são mais parecidas do que imaginam.

Animalia

De Sofia Alaoui, prêmio especial do júri da competição internacional no Festival de Sundance. Nesta ficção científica, uma mulher chamada Itto se aproxima do fim da gravidez, mas terá sua vida de cabeça para baixo após um evento sobrenatural.

Quando Derreter

De Veerle Baetens, o filme teve prêmio especial do júri da competição internacional para a atriz Rosa Marchant, em Sundance. Anos após um verão sufocante que saiu do controle, Eva retorna à vila onde cresceu com um bloco de gelo na traseira do carro. No auge do inverno, ela se confronta com seu passado e enfrenta seus algozes.

Frango para Linda!

De Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy. Paulette é uma mãe amorosa que se sente culpada após punir injustamente sua filha Linda. Para compensar o erro, ala decide fazer um frango com pimentão, mesmo sem saber cozinhar.

Robot Dreams

De Pablo Berger, vencedor do grande prêmio Contrechamp de melhor filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy. Baseado na popular história em quadrinhos da escritora norte-americana Sara Varon, o filme conta as aventuras e desventuras de Dog e Robot em Nova York durante os anos 80.

Adriana Varejão – Entre Carnes e Mares

De Andrucha Waddington e Pedro Buarque de Hollanda. O documentário é o resultado de cinco anos de filmagens que acompanham encontros, exposições e diálogos sobre a obra da mundialmente reconhecida artista plástica Adriana Varejão, revelando seu processo criativo e referências.

Partido

De César Charlone. O documentário acompanha Fernando Haddad ao longo de sua campanha para o cargo de presidente do Brasil em 2018, que resultou na eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. O longa segue Haddad durante suas viagens à Curitiba para visitar Luiz Inácio Lula da Silva na prisão e outros destinos de sua campanha até enfrentar Bolsonaro no histórico segundo turno das eleições.

O Mensageiro

De Lucia Murat. Durante a Ditadura Militar, Vera (Valentina Herszage) é presa em uma fortaleza militar e, no local, acaba conhecendo o soldado Armando (Shico Menegat), que aceita levar uma mensagem para a família de Vera. Com isso, o soldado acaba iniciando uma improvável relação afetiva com a mãe da prisioneira.

Mulheres Radicais

De Isabel Nascimento Silva. Documentário com 11 artistas plásticas latino-americanas que criaram obras seminais entre os anos 60 e 80 se encontram enquanto abrem um novo capítulo na história da arte do século XX, ao finalmente receber atenção do mercado.

Deixe seu comentário