Listão com tudo sobre a 47ª Mostra de São Paulo - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Mostra de SP

Listão com tudo sobre a 47ª Mostra de São Paulo

Do dia 19 de outubro a 1º de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. A seleção deste ano conta com cerca de 360 filmes de 96 países. A mostra acontece em 24 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. Além disso, as plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play vão dar acesso gratuito a títulos selecionados pela curadoria do evento.

Confira algumas informações IMPORTANTES sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2023:

Site da Mostra

Cartaz do Antonioni

A arte do cartaz da 47ª Mostra é assinada pelo italiano Michelangelo Antonioni, que recebe uma tripla homenagem. O festival faz uma retrospectiva que conta com 23 títulos do cineasta. Serão exibidos curtas e longas, documentários e ficções realizados entre 1947 e 2004. Entre os dias 23 de outubro e 17 de novembro, 24 pinturas de Antonioni ganham exposição com entrada franca no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.  E ainda, para completar a homenagem ao mestre Antonioni, o seu roteiro Tecnicamente Doce terá uma leitura feita por grandes atores e dirigida pelo cineasta André Ristum. Uma oportunidade para o público da Mostra ver a preparação do futuro filme.

Filme com música na Cinemateca

A Petrobras inaugura uma nova ação de patrocínio com a construção de um espaço temporário na Cinemateca Brasileira. Chamado Espaço Petrobras, o local vai abrigar, além de sessões tradicionais na área externa, o Domingo Musical, no dia 22, com a exibição do filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, que será precedido por uma roda de samba com Everson Pessoa, que fez a trilha do filme, e convidados. Meu Sangue Ferve por Você, de Paulo Machline, encerra a noite com canja de Sidney Magal.

E tem mais: no dia 19 será exibido De Longe Toda Serra É Azul, de Neto Borges, seguido de show de Zeca Baleiro, autor da trilha sonora. No dia 26 é a vez da sessão de Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, ter apresentação de uma roda de samba na sequência.

Homenagem a Zé Celso

Em homenagem ao dramaturgo, diretor, ator e encenador José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, morto em julho, o festival faz uma sessão especial do filme “25”. O filme, dirigido por ele e Celso Luccas, registra as transformações provocadas pela Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique). O longa foi apresentado na primeira Mostra Internacional de Cinema, em 1977, sem a presença dos diretores, exilados pela ditadura militar. 

Emir Kusturica

O cineasta sérvio Emir Kusturica vai participar do júri e ainda terá seu filme Underground: Mentiras de Guerra (1995) exibido em cópia restaurada. Ele vai ganhar o prêmio Leon Cakoff.

Júlio Bressane

O cineasta brasileiro também receberá o prêmio Leon Cakoff. Integram a programação os dois filmes mais recentes do cineasta carioca, o documentário A Longa Viagem do Ônibus Amarelo e a ficção Leme do Destino.

Prêmio Humanidade – Sylvain George e Errol Morris

Já o Prêmio Humanidade deste ano será entregue a dois documentaristas: o cineasta francês Sylvain George e o diretor americano Errol Morris. George é homenageado com a exibição dos sete documentários dirigidos por ele. Também ganha sessão o filme mais recente do premiado diretor americano, The Pigeon Tunnel.

Poeta e fotógrafo, além de cineasta, Sylvain George vem compondo há menos de duas décadas uma filmografia que busca projetar imagens de grupos marginalizados. Imigrantes, sem-teto, indocumentados, excluídos e clandestinos povoam a filmografia do diretor francês. A Mostra vai exibir O Impossível – Páginas Rasgadas (2009), Que Descansem Sem Paz (Imagens da Guerra) (2010), Fragmentos (Minha Boca, Minha Revolta, Meu Nome)  (2012), Rumo à Madri (2021, 37ª Mostra), Paris É Uma Festa – Um Filme em 18 Ondas (2017) e Noite Obscura – Folhas Selvagens (2022), exibidos e premiados em festivais como CPH:DOX, Buenos Aires e Turim. Também integra a programação Noite Obscura – Adeus Aqui, em Qualquer Lugar, seu filme mais recente, que recebeu menção especial em Locarno. São longas que exploram questões como justiça social, migração e guerras.

Considerado mestre do documentário de investigação, Errol Morris é homenageado com o Prêmio Humanidade por sua busca insaciável do que encanta e apavora no ser humano. Desde os anos 1980, o americano inova o gênero ao retratar personagens fascinantes, temas incomuns e técnicas originais de entrevista.

Emir Kusturica

Júri da Mostra

Será composto por Lenny Abrahamson , Emir Kusturica, Bárbara Paz, Enrica Fico Antonioni, Mariette Rissenback e Welket Bunguê.

Lançamento de livros

Em 26 de outubro haverá o lançamento de “O Filme Perdido”, do diretor e roteirista Cesar Gananian e do ilustrador Chico França, no Cinesesc, com sessão de autógrafos. A obra reconstitui os passos do francês Louis Le Prince, que em 16 de setembro de 1890 embarcou em um trem entre as cidades de Dijon e Paris e nunca mais foi visto. Ele se preparava para ir aos Estados Unidos apresentar sua mais nova invenção: o cinematógrafo. A partir desta história real, Gananian e França construíram uma viagem que passa pela história do cinema no século 20.  A obra também ganha exposição no Cinesesc a partir do dia 18 de outubro. Desenhos originais da graphic novel serão expostos no foyer do cinema.

O livro “Inácio Araújo – Olhos Livres” será lançado na Cinemateca Brasileira no dia 26 de outubro, às 15h. O livro reúne textos de críticos e estudiosos a respeito da vida e do trabalho do crítico de cinema, cineasta, escritor e professor. No mesmo dia, às 17h, a Cinemateca Brasileira abriga o lançamento de “A Arte da Crítica”, de Luiz Zanin Oricchio. No livro, o autor busca responder questões fundamentais sobre o exercício da crítica a partir de sua experiência de mais de 30 anos como crítico do jornal O Estado de S. Paulo e da cobertura de dezenas de festivais no país e no exterior.

Mostra de São Paulo em… MANAUS

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema vai levar parte da seleção de sua 47ª edição ao Norte do Brasil. Uma parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, vai contemplar a população manauara com a exibição de títulos brasileiros e internacionais em três locais do centro da cidade. As sessões ocorrem entre os dias 27 e 29 de outubro, na rua e em salas de cinema. Além disso, a Mostra vai apresentar trabalhos em realidade virtual em praça pública.

Amir Admoni, criador das vinhetas da Mostra, ministrará com Fabito Rychter em Manaus uma oficina de prototipagem para mídias imersivas. Direcionada a profissionais do audiovisual, artistas, desenvolvedores de games e curiosos, a oficina vai mostrar as ferramentas usadas na criação de experiências em realidade virtual.

III Encontro de Ideias – Mercado, Fórum e “Da Palavra à Imagem”

Em um momento no qual o cinema, acompanhando as mudanças trazidas pela revolução digital, experimenta novos modos de produzir, distribuir, narrar e ver, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove o III Encontro de Ideias Audiovisuais, que reunirá representantes do mercado em um ambiente propício para trocas, relacionamento e negócios.

O Encontro acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro, na Cinemateca Brasileira, e apoia-se em um tripé formado por três eventos paralelos: o Mercado, o Fórum e o encontro Da Palavra à Imagem, que explora diferentes aspectos das relações entre audiovisual e literatura.

Em seu segundo ano de existência, o Mercado se amplia, aprofundando ainda mais a relação da Mostra com o cinema brasileiro. Serão, ao todo, 10 mesas para a qual estão confirmados mais de 60 participantes. Com apoio da Ancine e da SPCINE, o Mercado abraçará ações de internacionalização, promovendo, ao longo de três dias, encontros com programadores, diretores de festivais internacionais e agentes de vendas.

O Fórum, por sua vez, chega à sétima edição estabelecido como o lugar no qual o cinema é discutido em seus aspectos políticos, mercadológicos e estéticos. Os debates do Fórum procuram sempre contemplar diferentes – e por vezes contraditórias – visões. O VII Fórum procurará jogar luz sobre a crise do market share, o cinema voltado para o público infantojuvenil e as novas formas de ver possibilitadas por podcasts, audiolivros e novos recursos de acessibilidade.

O encontro Da Palavra à Imagem, que nasceu com o Fórum, em 2017, e ganhou vida própria, refletindo a centralidade da relação entre filmes, séries e livros nesta era em que os diferentes formatos se retroalimentam. No dia 28, será realizado o tradicional pitching de livros inéditos publicados por algumas das principais editoras do país, aberto a todos os profissionais.

E as possibilidades e desafios do enlace entre literatura e cinema estarão no centro da mesa de encerramento do III Encontro de Ideias. Após a exibição do filme A Paixão Segundo G.H., baseado no romance de Clarice Lispector, o diretor Luiz Fernando Carvalho, a atriz Maria Fernanda Candido, a professora Nádia Gotlib, biógrafa de Clarice, e a roteirista Melina Dalboni falarão sobre o projeto.

Prêmios de distribuição, da Netflix e MAIS

Netflix

A Netflix pela primeira vez entregará um prêmio no festival. Este prêmio será concedido a um filme brasileiro participante da Mostra deste ano que ainda não tenha contrato com um serviço de streaming, a partir da escolha de uma comissão julgadora liderada pela Netflix. O filme vencedor do Prêmio Netflix, a ser anunciado no dia 1º de novembro, data de encerramento da Mostra, será adquirido pela Netflix e exibido em mais de 190 países.  “Queremos fortalecer nossa parceria com esse que é um dos principais eventos de cinema do Brasil, e este é um passo significativo em nossa jornada de colaboração e compromisso com criadores e profissionais da indústria”, conta Gabriel Gurman, Diretor de Filmes da Netflix.

Em 2023, pela primeira vez, o Projeto Paradiso vai oferecer o Prêmio Paradiso de apoio à distribuição nos cinemas a um dos filmes selecionados para a seção Mostra Brasil. O aporte de R$ 25 mil deverá complementar a distribuição da obra nas salas de cinema brasileiras. O objetivo é apoiar seu lançamento comercial e estimular a conexão do longa com o público nas telonas. Uma comissão externa vai escolher o filme entre os títulos mais bem votados pelo público. 

Além deles, a 47ª Mostra concede o Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake) aos filmes da seção Competição Novos Diretores. Após serem exibidos, os longas desta seção mais votados pelo público são submetidos ao júri, que escolherá os vencedores nas categorias melhor filme de ficção, melhor documentário e outras categorias que os jurados desejarem.

Outras duas premiações também serão entregues no encerramento do festival:

PRÊMIO DA CRÍTICA | Cinema Internacional – Desde 2001, o prêmio da crítica é escolhido por um grupo de jornalistas especializados em cinema que cobrem o evento, que escolhem o melhor filme estrangeiro.

PRÊMIO ABRACCINE | Cinema Brasileiro – Desde 2012, um júri indicado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, escolhe o melhor filme brasileiro de diretores estreantes exibido na Mostra, que não tenha sido premiado pela Abraccine em outros festivais pelo país.

Aplicativo e acessibilidade

O aplicativo da Mostra traz toda a programação do evento e notícias. O programa também permite a aquisição de pacotes de ingressos das sessões presenciais, agenda de programação de títulos escolhidos, reserva de ingressos para credenciados e compra de ingressos individuais. Pela primeira vez neste ano, cerca de 20 filmes da programação terão recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual por meio do aplicativo Mobiload.

Ingressos

Os ingressos avulsos do circuito pago terão os seguintes preços:

Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira), R$ 12,00 (meia).

Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia).

Consulte outros detalhes e adquira os ingressos no site e no aplicativo.

Deixe seu comentário