Veja os vencedores da Mostra de São Paulo
Mostra de SP

Veja os vencedores da Mostra de São Paulo

A entrega dos prêmios da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo foi realizada durante a cerimônia de encerramento na noite desta quarta-feira, 02 de novembro, na Cinemateca Brasileira. A solenidade foi apresentada por Renata de Almeida e por Serginho Groisman, e contou com a presença dos brasileiros premiados e de personalidades do meio cultural.

Na cerimônia, o cineasta Jorge Bodanzky foi homenageado com o Prêmio Humanidade pela sua carreira ligada às causas essenciais do Brasil e do humano. Jorge não pode estar presente e o produtor Nuno Godolphim recebeu em seu lugar.

Veja abaixo a lista completa dos títulos premiados:

TROFÉU BANDEIRA PAULISTA 2022PRÊMIO DO JÚRI

Os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público foram submetidos ao Júri formado por Lina Chamie, Rodrigo Areias e André Novais, que escolheu Aftersun como melhor filme. 

O Júri concedeu ainda menção honrosa para a atriz Zelda Samsom (Dalva), para o ator Ali Junejo (Joyland) e para o filme Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo. Todos receberam o Troféu Bandeira Paulista (uma criação da artista plástica Tomie Ohtake).

Joyland

TROFÉU BANDEIRA PAULISTA 2022PRÊMIO DO PÚBLICO

  • Nacional de ficção – O Mestre da Fumaça
  • Nacional documentário – Exu e o Universo
  • Estrangeiro de ficção – Nayola
  • Estrangeiro documentário – Marcha Sobre Roma

O público da 46ª Mostra escolheu, entre os estrangeiros, Nayola, de José Miguel Ribeiro, como melhor filme de ficção, e Marcha Sobre Roma, de Mark Cusins como melhor documentário. Entre os brasileiros, Exu e o Universo, de Thiago Zanatorecebe o prêmio de melhor documentário e O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares, o de melhor ficção.

A escolha do público é feita por votação. A cada sessão assistida, o espectador recebe uma cédula para votar com uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final do filme. O resultado proporcional dos filmes com maiores pontuações determina os vencedores.

Exu e o Universo

TROFÉU BANDEIRA PAULISTA 2022 – PRÊMIO DA CRÍTICA

  • Filme Brasileiro – Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você
  • Filme Estrangeiro – Noite Exterior

A imprensa especializada que cobre o evento e tradicionalmente confere o Prêmio da Crítica, também participou da premiação elegendo Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, de Roberto de Oliveira, como o melhor filme brasileiro e Noite Exterior, de Marco Bellocchio como o melhor entre os estrangeiros.

Neste ano em que o Brasil está se reconciliando com o amor e a esperança, o prêmio da crítica na Mostra para o melhor filme brasileiro de 2022 vai para um documentário que celebra a música de dois grandes, imensos artistas. Em 1974, eles se reuniram em Los Angeles para um disco raro, que fez história. Quase 50 anos depois, Roberto de Oliveira reconstitui os bastidores daquela obra-prima musical num filme belíssimo. Só tinham de ser eles, Elis e Tom – Só Tinha de Ser com Você

Homenageado com o Prêmio Leon Cakoff em 2016, ele tem brindado a Mostra e seu público com grandes filmes que celebram o casamento da arte com a política. Depois de abordar o sequestro de Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas em Bom-Dia Noite, ele volta ao tema e agora por um viés muito mais abrangente. A família, o Parlamento, a imprensa, até o papa. Pela riqueza humana e complexidade política, mas poderia ser o contrário, pela complexidade humana e riqueza política, o prêmio da crítica para o melhor filme estrangeiro de 2022 na Mostra vai para Marco Bellocchio, por Noite Exterior

Noite Exterior

PRÊMIO DA ABRACCINE

  • Filme brasileiro estreante – À Margem do Outro

A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema também realiza tradicionalmente uma premiação que escolheu o melhor filme brasileiro entre os realizados por diretores estreantes. Neste ano, o eleito foi À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze.

O filme foi escolhido “Pela capacidade de usar a linguagem do documentário direto para ajudar na compreensão de um tema controverso e multifacetado em seus aspectos culturais, sociais, econômicos, ambientais e políticos, o garimpo ilegal na Amazônia”.

Júri – Prêmio AbraccineBeatriz Saldanha, Amilton Pinheiro, e Sérgio Rizzo

PRÊMIO PARADISO

  • O projeto premiado neste ano foi “Walala”, de Perseu Azul.

Walala é um filme que traz um frescor e modernidade na forma como trata temas tão atuais e relevantes como os povos indígenas, o meio ambiente e o agronegócio. É um projeto promissor, com grande potencial internacional. Todas as portas que o Prêmio Paradiso vai abrir serão muito importantes para a carreira do longa e dos profissionais envolvidos.

PATROCINADORES DA 46ª MOSTRA

A 46ª Mostra conta com a parceria do SESC, o patrocínio da Spcine; copatrocinio PROJETO PARADISO GALO DA MANHÃ; o apoio do TELECINE, da CINEMATECA BRASILEIRA e do ITAÚ CULTURAL; a colaboração do MASP, da QUATRO CINCO UM, do HOTEL MERCURE, da VELOX, do CONJUNTO NACIONAL, da CASARÌA e do CANAL BRASIL e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, do UOL, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA,do CANAL ARTE 1 e da BAND NEWS FM.

Deixe seu comentário