11 informações importantes sobre a 46ª Mostra de São Paulo
Mostra de SP

11 informações importantes sobre a 46ª Mostra de São Paulo

A partir de 20 de outubro, até 2 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional 46ª Mostra Internacional de Cinema. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o evento!

1- Presencial

Neste ano, com exceção das exibições do Sesc Digital e Spcine, a 46ª Mostra de São Paulo terá formato majoritariamente presencial. Em 2020, o evento foi 100% digital, e em 2021 foi híbrido.

2- Mais de 200 filmes

Durante as duas semanas, as seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores e Mostra Brasil vão apresentar 223 títulos de 60 países, em circuito de salas de cinemas e espaços abertos da cidade de São Paulo.

Pedro,de Natesh Hedge

3- 17 filmes para ver em casa

Quem não puder ir para a capital paulista poderá assistir a 10 filmes no Sesc Digital e mais sete na Spcine Play. Os longas foram selecionados pela curadoria do evento e serão totalmente gratuitos! “Noite Obscura, Folhas Selvagens”, de Sylvain George (265min); “Pedro”, de Natesh Hegde (109min); “Corações Gentis”, de Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes (87 min); “A saída está a nossa frente”, de Rob Rice (87 min); e “Tartaruga sob a Terra”, de Shishir Jha (95 min), estão entre os filmes selecionados.

4- Lindo cartaz do Kobra

A arte do cartaz da 46ª Mostra é assinada por um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade: Eduardo Kobra. O artista é personagem do documentário Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie, que também será exibido no evento.

5- Doris Monteiro homenageada

A 46ª Mostra homenageia a cantora e atriz Doris Monteiro, protagonista de Agulha no Palheiro(1953), de Alex Vianny, com o Prêmio Leon Cakoff. O filme, restaurado pela Cinemateca Brasileira, será exibido no local.

6- Clássicos restaurados

A Apresentação Especial de clássicos restaurados vai exibir os seguintes filmes: Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, A Rainha Diaba, de Antonio Carlos Fontoura, A Mãe e a Puta (La Maman e la putain) e Meus Pequenos Amores (Mês Petites Amoureses), ambos de Jean Eustache, e Bratan, de Bakhtyar Khudojnazarov.

7- Homenagem a Godard

A 46ª Mostra faz homenagem a Jean-Luc Godard, falecido recentemente, com a Apresentação Especial do documentário Até Sexta, Robinson (A Vendredi, Robinson), de Mitra Farahani, que condensa um diálogo de 29 semanas entre o diretor franco-suíço e o cineasta e escritor iraniano Ebrahim Golestam.

8- Prêmio para Ana Carolina

O Prêmio Humanidade será entregue à diretora Ana Carolina, durante a apresentação especial de seus filmes Mar de Rosas, Das Tripas Coração, Sonho de Valsa e Paixões Recorrentes.

Cena de “Sonho de Valsa”, de Ana Carolina

9- Homenagem ao Jabor

Arnaldo Jabor, falecido início do ano, ganha homenagem póstuma com a exibição do longa Eu Te Amo. O longa será antecedido por um curta de Carolina Jabor, extraído do depoimento que o diretor deu ao projeto da Mostra, Filmes da Minha Vida, na 30ª edição do evento.

10- Valorização da Amazônia

Serão cinco filmes com olhares sobre a Amazônia. Serão: Amazonas, a nova Minamata?, documentário inédito de Jorge Bodanzky, Pisar Suavemente na Terra, coprodução Brasil e EUA, de Marcos Colón; Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho; À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze e Uyrá – A Retomada da Floresta, de Juliana Curi.

11- Fórum e Encontro de ideias

Com o intuito de refletir a indústria audiovisual e promover encontros que resultem em parcerias para o setor, a Mostra realiza, de 26 a 29 de outubro na Cinemateca Brasileira, o II Encontro de Ideias, que inclui o VI Fórum Mostra e lançamentos de livros.

Deixe seu comentário