Crítica: Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental - 45ª Mostra de São Paulo
Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental 45ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
Mostra de SP

Crítica: Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental – 45ª Mostra de São Paulo

Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental, primeiro filme da Mostra de São Paulo exibido à imprensa, mostra uma Romênia conservadora em meio à pandemia.

Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental – Ficha técnica:
Direção: Radu Jude
Roteiro: Radu Jude
Nacionalidade e Lançamento: Romênia, 2021 (45ª Mostra de São Paulo)
Sinopse: Emilia, uma professora, vê sua carreira e reputação ameaçadas depois que um vídeo de sexo pessoal vazou na Internet. Forçada a encontrar os pais exigindo sua demissão, ela se recusa a ceder à pressão deles.
Elenco: Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Nicodim Ungureanu, Andi Vasluianu.

.

Enquanto Emilia anda pela cidade com a máscara no queixo, a câmera de Radu Jude se permite passear pela cidade, mostrando corpos sarados em toldos de academia, cartazes destruídos e outros elementos ordinários e cotidianos de qualquer cidade. Também mostra prédios em ruínas e ambientes opressores, como que escancarando o ambiente ao redor da protagonista. Antes disso, o filme se demora ao exibir todo o conteúdo do vídeo de sexo explícito que é mote para a trama.

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, o filme é o típico retrato da sociedade atual: não apenas mostra a maneira com que as pessoas lidam com a pandemia, como também aborda o conservadorismo e a ignorância que se faz presente nas pessoas (especialmente na dita classe média alta).

É quase irresistível dizer que o filme “poderia se passar no Brasil”, assim como poderia se passar em praticamente qualquer país. Em tom de sátira e humor, o filme faz questão de ressaltar (e repetir!) que é uma piada. Daquelas piadas que mostram a verdade, desnudam a sociedade, e assim por diante.

Dividido em partes, “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental” conta com gags inspiradas e sutilezas que podem ser discutidas por muito tempo. Fala sobre a morte e reflete sobre como a vida humana é uma mistura de tragédia com comédia. Mostra uma pessoa fantasiada de coelho em uma situação incomum que nos faz rir.

A segunda parte do filme é como um interlúdio entre o problema da protagonista e sua “solução”. Apenas com legendas, o filme quer nos jogar inúmeros problemas sociais, questões históricas e políticas, anedotas e momentos históricos, preparando o espectador para o que vem a seguir: uma terceira parte que é basicamente uma reunião de pais na escola em que reina o conservadorismo, o racismo e o desconhecimento absoluto da história e das questões sociais e políticas.

A protagonista diz o que pensa e se defende, e com isso o filme “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental” consegue dizer a que veio. Entretanto, não extrapola os limites das quatro linhas da tela. Radu Jude produz ótimas esquetes e tem momentos inspirados de enquadramento, como na cena em que a funcionária da escola acende tochas de iluminação, ou na cena em que um homem se inclina para assistir ao vídeo de sexo explícito.

É um ótimo filme para os progressistas assistirem enquanto concordam com todos os pontos apresentados, lamentando a atual situação do mundo. Funciona como crônica, de fato. Os conservadores que chegarem a este filme, no entanto, certamente abandonarão nos primeiros minutos, antes mesmo do pênis ereto penetrar na vagina da protagonista.

  • Nota
3

Deixe seu comentário