45ª Mostra de São Paulo começa híbrida e emotiva - Cinem(ação)
45ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
Mostra de SP

45ª Mostra de São Paulo começa híbrida e emotiva

No sábado, dia 9 de outubro, ocorreu a coletiva de imprensa da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em formato online, a apresentação do festival deste ano foi comandada por Renata de Almeida, diretora do festival, que trouxe os parceiros de sempre, representando o Itaú Cultural, Sesc, CPFL e as Secretarias de Cultura do Estado e da Prefeitura de São Paulo. Sempre os mesmos, como um dos convidados fez questão de ressaltar. E isso, de fato, é um problema: o desinteresse pela cultura é evidente.

Acompanhe a cobertura da Mostra de São Paulo

O sentimento de tristeza e resistência permanece. O festival vem com mais filmes do que no ano passado, mas ainda não a mesma quantidade de outros tempos.

Tanto que a raiva e a tristeza transbordaram em forma de lágrimas. A diretora da Mostra se emocionou ao falar sobre os ataques à cultura e o histórico de ataques, que veio em um crescendo nos últimos anos. Cláudia Pedroso, da Secretaria de Cultura do Estado, também usou o verbo “transbordar”, referindo-se ao fato de que o festival de filmes online transborda os muros e vai além da cidade.

Mas a cidade de São Paulo é a alma e o coração da Mostra Internacional de Cinema. É a respeito disso que a diretora Renata de Almeida fala ao comentar a escolha de iniciar o formato híbrido, com filmes disponíveis na plataforma on-line e outros em exibições nos cinemas da capital – bem como em locais como o Vale do Anhangabaú e o vão livre do Masp.

“A Mostra é da cidade”.

“É obrigação voltar à cidade”.

Com essas falas, Renata de Almeida destaca por que é tão importante fazer um festival presencial, mesmo que a versão online seja muito menos trabalhosa e exija menos dinheiro. Mas é papel da Mostra de São Paulo, também, colaborar com a economia da cidade e o setor exibidor de cinema.

Os filmes serão exibidos com rígidos protocolos sanitários: haverá tempo entre as seções para desinfecção, uso obrigatório de máscaras, apenas 50% da capacidade das salas, e exigência do comprovante de vacina do público.

A 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ocorre de 21 de outubro a 3 de novembro de 2021, em formato híbrido, com filmes em 15 salas de cinema da cidade de São Paulo e na plataforma Mostra Play.

Deixe seu comentário