Democracia em Vertigem é indicado a 6 prêmios nos Estados Unidos
Democracia em Vertigem
Cinema Nacional

Democracia em Vertigem é indicado a 6 prêmios nos Estados Unidos

Filme de Petra Costa foi indicado a 3 prêmios no IDA 2019, ao Gotham Awards 2019 e a 2 no prêmios Critcs’ Choice

Que o cinema nacional está em alta não é novidade pra ninguém, só não vê quem não quer. Afinal A Vida Invisível e Bacurau tem feito bonito nos festivais mundo a fora. Mas existe outro filme que tem feito cada vez mais bonito no exterior, e infelizmente tem passado despercebido por muitos brasileiros. Estou falando do filme Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa.

Petra Costa filmando Democracia em Vertigem

Lançado em janeiro no Festival de Sundance, o filme de Petra Costa já começou sua carreira ganhando excelentes críticas e chamando muita atenção. O filme faz um relato dos bastidores do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Fato esse que é considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma.

Por ocasião de seu lançamento Democracia em Vertigem foi ovacionado em Sundance. Em junho o filme entrou na lista do New York Times de melhores filmes do primeiro semestre de 2019. Além disso ele alcançou 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 81 no Metacritic.

Com toda essa repercussão positiva, o filme de Petra Costa, passou a se tornar um dos principais documentários da temporada, e passou a figurar na lista de possíveis indicados ao Oscar 2020. Ao lado de Apollo 11, Indústria Americana, The Kingmaker e One Child Nation, Democracia em Vertigem está na linha de frente dos possíveis indicados ao Oscar 2020. E isso ficou mais que provado nos últimos dias.

Critics’ Choice Documentary Awards

No dia 15/10 foram anunciados os indicados ao Critics’ Choice Documentary Awards, que é versão para documentários do Critics’ Choice Award. E nessa premiação Democracia em Vertigem aparece em duas categorias.

A primeira delas é a de Melhor Documentário Político, concorrendo com Indústria AmericanaHail Satan?The Kingmaker e One Child Nation. A outra indicação para o filme brasileiro veio na categoria Melhor Narração, concorrendo com Anthropocene: The Human Epoch, The Biggest Little Farm, The Elephant Queen, Joseph Pulitzer: Voice of the People, One Child Nation e Western Stars.

Os vencedores do Critics’ Choice Documentary Awards serão anunciados no dia 10 de novembro. Para conhecer todos os indicados acesse a página oficial do prêmio.

IDA Documentary Awards

1 semana depois de ter sido indicado a dois prêmios no Critics’ Choice, Democracia em Vertigem recebeu uma tripla indicação ao IDA Documentary Awards, um dos mais importantes prêmios do cinema mundial para documentários.

A diretora Petra Costa foi indicada ao prêmio de Melhor Direção. A brasileira é uma das cinco mulheres indicadas e a única que concorrer sozinha ao prêmio. Os outros indicados são Rachel Lea Jones e Philippe Belaiche por Advocate, Steven Bognar e Julia Reichert por Indústria Americana, Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov por Honeyland e Waad al-Kateab e Edward Watts por For Sama.

Petra também foi indicada ao prêmio de Melhor Roteiro. Democracia em Vertigem concorre ao prêmio ao lado de Always in Season, Dark Suns, The Cave e The Great Hack.

A produção brasileira também foi indicada ao prêmio principal Melhor Documentário. Democracia em Vertigem concorre ao lado dos principais documentários da temporada Apollo 11, Indústria Americana e One Child Nation. Os outros indicados são Advocate, For Sama, Honeyland, Sea of Shadows e The Biggest Little Farm.

Os vencedores do IDA serão conhecidos no dia 7 de dezembro. Para conhecer todos os indicados acesse a página oficial da premiação.

Gotham Independent Film Awards

O Gotham Independent Film Awards é um dos principais prêmios da temporada de premiação, e premia apenas filmes independentes. Na verdade para muitos é aqui que tudo começa, principalmente porque muitos dos indicados e premiados do Oscar aparecem antes no Gotham Awards.

Nesse ano de 2019 teremos pela primeira vez um filme brasileiro indicado. Democracia em Vertigem foi indicado ao prêmio de Melhor Documentário, concorrendo novamente com Apollo 11, Indústria Americana e One Child Nation, e completando a lista temos Midnight Traveler.

Os vencedores do Gotham Award serão conhecidos no dia 2 de dezembro. Para conferir todos os indicados acesse o página oficial da premiação.

Democracia em Vertigem e o Oscar

Democracia em Vertigem

Com toda essa repercussão positiva a pergunta que surge é a seguinte: Democracia em Vertigem tem chances no Oscar 2020?”

Conversando com Waldemar Dalenogare, do site dalenogare.com e do Canal do Youtube Dalenogare Críticas, que tem um amplo conhecimento da indústria e das premiações, o questionei sobre as chances de Democracia e Vertigem no Oscar 2020. Ele me respondeu o seguinte:

Ou seja, é muito difícil prever o que a Academia está pensando nesse ano. A verdade é que o filme de Petra Costa está fazendo bonito e se firmando como um dos principais concorrentes na categoria Melhor Documentário da temporada. Mas se isso vai se concretizar aí é uma outra história.

Levando-se em conta a história retratada pelo filme e a atual situação da política americana, o filme pode ser tanto beneficiado como prejudicado. Isso porque a política americana está passando por um de seus momentos mais delicados de toda sua história. Foi aberto um processo de impeachment contra o presidente Trump, e o filme retrata justamente um impeachment no Brasil.

Devido a posição política de Petra Costa, o documentário retrata o impeachment de Dilma como um golpe, e ela cria uma linha de narrativa na qual defende muito bem seu ponto de vista. O presidente Trump, passa por um possível processo de impeachment, e para ele e seus aliados isso é um golpe. Logo o filme de Petra pode ser visto por alguns, como uma prova de que um golpe para rivais políticos subirem ao poder é possível, e que Trump pode sim estar sofrendo com isso, o que seria ruim para o filme uma vez que grande parte da Academia é contra o atual presidente. Mas também pode ser que o filme seja visto como o perigo que a democracia pode correr quando alguém autoritário e de extrema direita sobe ao poder, e tudo que eles tem a capacidade de fazer para atingir os seus fins.

A verdade é que por mais que queiram acabar com a Ancine, que queiram jogar nosso cinema no lixo, os cineastas brasileiros tem provado que a cultura é mais forte. E Petra Costa é uma das principais cineastas que tem mostrado isso. Contra fatos não há argumentos, Petra Costa e Democracia em Vertigem é cinema de alta qualidade, é cinema brasileiro, é fruto de uma mente brasileira e de realizadores nacionais. Vamos apoiar e dar valor ao que é nosso! Petra Costa você tem todo nosso apoio e nossa torcida nessas 3 premiações e nas que hão de vir!

Você já assistiu a Democracia em Vertigem? Não? O que está esperando? Clique aqui agora e assista a um dos principais filmes da atualidade.

Veja abaixo o vídeo de Waldemar Dalenogare sobre as chances de Democracia em Vertigem no Oscar 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=51VGkkHqHpM

Deixe seu comentário