Oscar 2019: Conheça a Lista de Brasileiros na Disputa
Oscar
Cinema Nacional

Oscar 2019: Conheça a Lista de Brasileiros na Disputa

Foi divulgada a lista com 22 filmes que disputam a chance de concorrer uma vaga no Oscar 2019

O Oscar 2019 começou! Bem pelo menos para nós brasileiros sim. Na última sexta-feira a Secretaria Audiovisual, do Ministério da Cultura, divulgou a lista dos 22 filmes que foram inscritos e foram habilitados a concorrer a uma vaga ao Oscar 2019.

A lista desse ano possui uma grande variedade de filmes de todos os tipos e pra todos os gostos. Entre os 22 filmes temos 4 documentários (uma vez que na categoria Melhor Filme Estrangeiro não existe separação), comédia romântica, drama, fantasia, infantil e suspense, temos  novatos e veteranos, filmes de gênero, blockbusters, independentes, autorais e Globo Filmes. Mas o grande destaque da lista desse ano, é o grande número de mulheres envolvidas na direção ou na produção dos selecionados. Dentre os 22 filmes, 9 são dirigidos por mulheres e outros 6 são produzidos por elas. Um número considerável em uma indústria tão machista quanto é o cinema.

Confira abaixo a lista dos indicados e uma breve sinopse:

o animal cordial

Além do Homem

Direção:  Wily Biondani. Elenco: Sérgio Guizé, Débora Nascimento, Fabrício Boliveira.

Sinopse: Alberto Luppo mora em Paris e não quer voltar para o Brasil. Quando um famoso antropólogo some no interior do Brasil, suspeito de ter sido devorado por canibais, ele volta para o Brasil para investigar o sumiço.

Alguma Coisa Assim

Direção: Mariana Bastos e Esmir Filho. Elenco: Caroline Abras, André Antunes, Clemens Schick

Sinopse: Caio e Mari são dois jovens adultos cujo relacionamento está além de qualquer definição. Ao longo de 10 anos, o enredo transita entre 3 momentos marcantes em que seus desejos estão em conflito e seu relacionamento é posto à prova.

O Animal Cordial

Direção: Gabriela Amaral Almeida. Elenco: Murilo Benício, Luciana Paes, Irandhir Santos.

Sinopse: Inácio é o dono de um restaurante de classe média que vivencia um assalto ao seu estabelecimento. Em meio ao tumulto, ele precisa encontrar meios de defender os funcionários e clientes da violência dos invasores.

Antes que eu me Esqueça

Direção: Tiago Arakilian. Elenco: José de Abreu, Danton Mello, Guta Stresser.

Sinopse: Polidoro é um soberbo juiz aposentado que vive sozinho e mal tem contato com o filho Paulo. Quando sua filha mais próxima entra com uma ação para interditá-lo, ele decide investir seus fundos numa boate de striptease em Copacabana.

Aos teus Olhos

Direção: Carolina Jabor. Elenco: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marcos Rica.

Sinopse: Rubens é um professor de natação que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Querido por todos, ele se vê em apuros quando um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário.

As boas maneiras

As Boas Maneiras

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra. Elenco: Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Miguel Lobo.

Sinopse: Clara, enfermeira solitária da periferia de São Paulo, é contratada pela rica e misteriosa Ana como babá de seu futuro filho. Uma noite de lua cheia muda para sempre a vida das duas mulheres.

Benzinho

Direção: Gustavo Pizzi. Elenco: Karine Teles, Adriana Esteves, Otávio Muller

Sinopse: Fernando, filho de Irene, é convidado para jogar handebol na Alemanha e sua mãe se encontra mergulhada em sentimentos. Ela terá que se desdobrar para ajudar e dar atenção ao seus outros filhos, à irmã e ao marido.

Canastra Suja

Direção: Caio Sóh. Elenco: Adriana Esteves, Marco Rica, Bianca Bin.

Sinopse: Batista e Maria formam um casal que, aparentemente, é feliz em seu casamento. No entanto, Batista é um alcóolatra e Maria tem um caso com o namorado de sua filha mais velha.

O Caso do Homem Errado

Direção: Camila de Moraes

Sinopse: Documentário que conta a história de Júlio César de Melo Pinto, um operário negro executado pela PM em Porto Alegre em 1980. A história é contada através de depoimentos de Ronaldo Bernadi, fotógrafo que ficou famoso pelo caso, Juçara Pinto, viúva do operário e nomes da luta dos direitos humanos e dos negros.

Como é Cruel Viver Assim

Direção: Júlia Resende. Marcelo Valle, Fabíula Nascimento, Débora Lamm

Sinopse: Vladimir, Clivia, Regina e Primo são solitários, frustrados e incapazes de realizar qualquer coisa que dê sentido às suas vidas e acabam armando um plano de sequestrar um milionário. Porém, o quarteto não têm nenhuma experiência com crimes.

Dedo na Ferida

Direção: Silvio Tendler

Sinopse: O documentário trata do fim do estado de bem-estar social em um cenário em que a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza a justiça social. Através de diversas entrevistas, é feito um panorama de como o capital pode influenciar a política e os governos.

O Desmonte do Monte

Direção: Sinai Sganzerla

Sinopse: O documentário aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade do Rio de Janeiro.

Encantados

Direção: Tizuka Yamazaki. Elenco: Carolina Oliveira, Thiago Martins, Letícia Sabatella

Sinopse: Zeneida é filha de um importante político do Pará e, dentre os seus irmãos, ela se destaca por seu jeito perseverante e teimoso em suas escolhas. Por ser sensitiva, vê coisas que mais ninguém vê. Quando ela conhece Caruana, uma figura encantada que encontra na floresta, ela se apaixona e começa a entrar em conflito com sua família.

entre irmãs

Entre Irmãs

Direção: Breno Silveira. Elenco: Nanda Costa, Marjorie Estiano, Letícia Colin.

Sinopse: Nos anos 30, duas irmãs separadas pelo destino enfrentam o preconceito e o machismo, uma por parte da alta sociedade na cidade grande, e a outra de um grupo de renegados no interior. Apesar da distância, elas sabem que uma só tem a outra no mundo e cada uma, à sua maneira, vai se afirmar de forma surpreendente. Baseado no livro A costureira e o cangaceiro, de Frances de Pontes Peebles.

Ex-Pajé

Direção: Luiz Bolognesi

Sinopse: Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois de seu primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. Uma missão evangelizadora é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia.

Ferrugem

Direção: Aly Muritiba. Elenco: Tiffanny Dopke, Giovanni de Lorenzi, Enrique Diaz.

Sinopse: Tati é uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos nas redes sociais. Mas a vida dela virará ao avesso quando algo que ela não queria que se tornasse público cai no grupo de Whatsapp do colégio.

O Grande Circo Místico

Direção: Cacá Diegues. Elenco: Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes, Bruna Linzmeyer.

Sinopse: O filme conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense, da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje. Celavi, o mestre de cerimônias que nunca envelhece, mostra as aventuras e os amores dos Knieps, do apogeu à decadência.

Não Devore Meu Coração!

Direção: Felipe Bragança. Elenco: Cauã Reymond, Eduardo Macedo, Adeli Benitez

Sinopse: Joca, um menino brasileiro de 13 anos, e Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países. Joca está apaixonado por Basano e busca fazer de tudo para conquistá-la, mesmo que para isso ele tenha que enfrentar as violentas memórias da Guerra do Paraguai e os segredos de seu irmão mais velho. Inspirado em contos de Joca Reiners Terron.

Paraíso Perdido

Direção: Monique Gardenberg. Elenco: Erasmo Carlos, Júlio Andrade, Hermila Guedes

Sinopse: josé tem três filhos e é avô de um casal de jovens. Sua família, marcada por perdas e desencontros, tenta ser feliz numa antiga boate chamada Paraíso Perdido, onde cantam músicas populares e românticas.

Talvez uma História  de Amor

Direção: Rodrigo Bernado. Elenco: Mateus Solano, Bianca Comparato, Thaila Ayala

Sinopse: Virgílio chega em casa após o trabalho e escuta o recado de Clara, pela secretária eletrônica, comunicando o término do relacionamento dos dois. O único problema é que Virgílio é solteiro e não faz ideia de quem Clara seja.

Unicórnio

Direção: Eduardo Nunes. Elenco: Patrícia Pilar, Bárbara Luz, Zé Carlos Machado

Sinopse: Maria está sentada num banco ao lado de seu pai e a conversa que eles têm ali conduz a narrativa do filme. Acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem.

Yonlu

Direção: Hique Montanari. Elenco: Thales Cabral, Nelson Diniz, Leonardo Machado.

Sinopse: Baseado na história real de um garoto de 16 anos que, com a ajuda da internet, conquistou o mundo com seu talento para a música e para a arte. Yonlu tinha uma rede de amigos virtuais e ninguém desconfiava que também participava de um fórum de potenciais suicidas.

Quem será o escolhido?

filmes nacionais - oscar2019

Essa é a pergunta que mais se faz agora. Mas a pergunta que devemos fazer é: Qual a melhor escolha? Desde de 1998 com Central do Brasil não emplacamos um filme entre os cinco finalistas. A última vez que o Brasil esteve próximo da tão sonhada vaga ocorreu em 2008 com O Ano que Meus Pais Saíram de Férias. De lá pra cá ficamos sempre na primeira eliminatória. E olha que fizemos ótimas escolhas como Tropa de Elite 2, O Palhaço, O Som ao Redor, Que Horas Ela Volta?. Mas também tivemos péssimas escolhas. Como esquecer a atrocidade feita em 2016 ao escolherem Pequeno Segredo ao invés de Aquarius, que seria talvez a melhor chance em anos do Brasil em conseguir uma vaga?

Inclusive, devido a essa polêmica escolha feita pela comissão eleita pelo Minc em 2016, desde o ano passado a escolha é feita por uma comissão escolhida pela ABC (Academia Brasileira de Cinema), uma entidade não governamental  responsável, por exemplo, pela realização do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Esse ano a comissão será presidida por Jorge Peregrino, vice-presidente da ABC e ex-vp da Paramount. Os outros membros serão: a atriz Bárbara Paz (Meu Amigo Hindu), os diretores Flávio Tambellini (Extorção), Jefferson De (Bróder), João Jardim (Getúlio) e Hsu Chien (Ninguém Entra, Ninguém Sai), e a produtora Lucy Barreto (Flores Raras). Como suplentes foram escolhidos a diretora e produtora Kátia Adler (Sem Cor), a produtora Cláudia da Natividade (Estômago) e o produtor e diretor Ricardo Pinto e Silva (Sua Excelência, o Candidato).

Essa comissão terá a responsabilidade de escolher não o melhor filme do ano, mas o melhor filme para representar o país em uma competição americana. E qual será a melhor opção? É difícil saber o que se passa na cabeça dos membros da Academia. Ainda mais que na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Já que para essa categoria quem escolhe os 5 indicados não são todos os membros, mas sim uma comissão composta por alguns poucos membros da Academia. Então é muito difícil saber qual seria a melhor escolha. Mas ao analisarmos o retrospecto dos últimos anos, podemos ter uma pequena ideia de quem poderá ser o melhor representante para o Brasil.

o grande circo místico

Nos últimos anos os filmes vencedores e indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro sempre tiveram uma carreira de sucesso nos festivais internacionais mundo a fora, em especial Cannes e Berlim. Se levarmos isso em conta o melhor indicado do Brasil seria O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues. Embora não tenha entrado na mostra competitiva, o filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes desse ano e teve uma recepção muito positiva. Pesa a seu favor também o fato de ele ser dirigido por um dos mais importantes diretores brasileiros. Também ao seu favor temos os bastidores do mundo artístico e a presença de Vincent Cassel no elenco o que pode chamar a atenção dos membros da Academia.

Mas o filme com melhor carreira no exterior, talvez seja o que tenha a menor chance de indicação. As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, é com certeza o maior filme nacional do ano, além de ter a melhor carreira internacional entre todos os selecionados. O filme ganhou 15 prêmios internacionais e foi indicado a outros 15 prêmios internacionais. Um dos principais foi o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno em agosto do Ano Passado. Além disso o filme foi o grande vencedor do Festival do Rio e foi premiado no Festival de Recife. Junte a isso o fato de que o filme retrata a relação de duas mulheres fortes, sendo uma delas negra. Mas contra o filme pesa o fato de ele ser um filme de gênero, de realidade fantástica. Em 90 anos de história os filmes de gênero e de fantasia sempre foram deixados de lado. Mesmo com a vitória de A Forma da Água ano passado ter aberto um pouco as possibilidades, além da criação de uma categoria de popular no Oscar, a comissão que escolhe os indicados a melhor filme estrangeiro é diferente. Ou seja, o filme com maior chance é também o com menor chance.

benzinho

Com isso dois filmes se destacam nas chances de conseguir uma vaga no Oscar. O primeiro deles é Benzinho, de Gustavo Pizzi. O filme, que foi um dos grandes vencedores do Festival de Gramado nesse ano, foi um dos destaques no Festival de Sundance esse ano. Embora não tenha sido premiado, o filme foi muito bem recebido no festival, que cada vez mais tem servido de vitrine para os filmes do Oscar do ano seguinte. Além disso o filme recebeu dois prêmios no Festival de Málaga na Espanha, os prêmios de Melhor Filme e Escolha do Júri da Crítica. Também pesa ao seu favor o fato de o filme ter muitas características do cinema nacional e ter a cara do Brasil, o que tem sido muito levado em conta no Oscar nos últimos anos. E junte isso ao fato de o filme ser a história de uma mulher forte que lida com a saída de casa do filho mais velho, um tema mundial que pode conquistar a simpatia dos membros da Academia.

O outro forte candidato é Ferrugem, de Aly Muritiba. O vencedor do Kikito de Melhor Filme e Roteiro no Festival de Gramado desse ano, é também um forte candidato a uma vaga. O filme, assim como Benzinho, foi apresentado no Festival de Sundance no início do ano, onde recebeu críticas muito positivas. Além disso, o filme foi premiado no Festival de Seatle esse ano, e em 2017 foi premiado no Festival de San Sebastián, na Espanha, com o prêmio Cinema em Construção, que é concedido a projetos filmados, mas não terminados. Além de tratar de um tema moderno, atual e necessário o cyberbulling. Isso pode chamar a atenção da Academia que vez por outras tentam dar um ar social ao Oscar, Spotilight está aí pra provar.

ferrugem

A verdade é que é difícil conseguir decifrar como os membros da Academia estão pensando, com isso é até difícil escolher e falar qual a melhor opção para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Mas uma coisa é certa o escolhido brasileiro ficará entre O Grande Circo MísticoAs Boas ManeirasBenzinho Ferrugem. Não posso dizer qual desses é o melhor, porque eu mesmo não assisti a nenhum deles infelizmente. Mas se fosse para mim apontar um favorito para a comissão escolher seria Benzinho, por tudo que o filme significa e tem conquistado, essa é minha aposta. Mas não me surpreenderia se As Boas Maneiras fosse o escolhido. Só nos resta aguardar o dia 11/09 para descobrir a escolha nacional, e aí ficar na torcida pelo Brasil no Oscar 2019.

Mas e aí acha que faltou algum filme na lista? Qual seu favorito? Conta pra gente!

Deixe seu comentário