Festival de Sundance 2018 – Dia 5 #ConexãoSundance - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Conexão Sundance

Festival de Sundance 2018 – Dia 5 #ConexãoSundance

Festival de Sundance 2018 – Dia 5: No quinto dia do Festival de Cannes, acompanhe as observações de Maurício Costa sobre um filme que já passou em Cannes (e no Spirit), um curioso documentário sobre uma pista de corrida, e um longa com jovens investigando um serial killer.

Foto acima: Yoann-Karl Whissell, Francois Simard, Anouk Whissell, Charlie Sextro. Photo by Tiffany Roohani/ Courtesy of Sundance Institute.

 

Festival de Sundance 2018 – Dia 5:

 

The Last Race

Estados Unidos, 2017, 74 min. Documentário. Direção: Michael Dweck

O doc fala sobre uma pista em Long Island, que mistura um pouco de Stock Car com batalhas de caminhões. Isso era um evento muito popular nos Estados Unidos, e o filme fala sobre a dificuldade da pista para se manter, e como o processo de especulação imobiliária e gentrificação em torno da pista está quase expulsando-a do local. Hoje, o terreno onde está a pista é super valorizado: entretanto, os donos da pista , que são dois velhinhos, estavam se recusando a vender a pista, acreditando que aquilo é o símbolo da juventude deles e tinham medo de se aposentarem e morrerem por ficarem deprimidos, como os velhinhos do filme “Up”. Mas o filme não se resume só a isso: ele acompanha alguns personagens dos corredores, mostrando tanto elas na pista quanto em suas vidas tradicionais. É muito interessante principalmente porque ele usa a imagem das corridas, feitas de dentro dos carros. Ele é filmado pra mostrar as corridas, personificando os carros. É bastante interessante para quem gosta de carro e de corrida. Teve um filme parecido na Mostra de Brasília chamado “A Incrível História do Patinho Feio”. É um bom documentário.

 

The Rider

Estados Unidos, 2017, 103 min. Ficção. Direção: Chloé Zhao

Exibido na mostra Spotlight, com filmes fora de competição que não são inéditos, The Rider trata de um peão de rodeios. Quando o filme começa, ele está se recuperando de um traumatismo craniano e não pode mais participar de rodeios e não poderá participar como treinador de cavalos. É um filme com poucos diálogos, um pouco lento, e muito intimista. É um grande estudo de personagem. O filme desenvolve esse processo do protagonista se recuperando e querendo voltar, sua frustração por não poder voltar, e a relação problemática com o pai, a relação com um amigo, a irmã autista. É um drama bastante denso, e o mais interessante é que ele foi feito com atores não profissionais. Para um filme desse tipo, é bem interessante: todos eles estão fazendo uma história ficcional com personagens ficcionais sobre algo do mundo deles. Cada um interpreta um personagem com suas características da vida real. Foi o melhor filme do dia.

 

O Verão de 84 (Summer of ’84)

Estados Unidos/Canadá, 2018, 105 min. Ficção. Direção: François Simard

É um filme muito bom, mas que vai sofrer pela comparação com Stranger Things, em função da viralização da Netflix. Apesar de ter um padrão de filme dos anos 1980, com os quatro amigos que andam de bicicleta em um cidade pequena, o filme tem algumas coisas diferentes que não podemos ignorar: não teme nenhum elemento de fantasia ou sci-fi. O centro do roteiro está nas paranoias de teorias da conspiração, que o protagonista Dave tem. Na verdade, eles desconfiam que o vizinho da frente é o serial killer responsável pelo desaparecimento de várias crianças e pessoas da região nos últimos anos. É uma premissa simples e interessante: o filme é bem executado, tem o visual anos 80 na fotografia e montagem, mas não atinge a nota máxima pelo principal problema na atuação dos meninos no grupo. Falta naturalidade e o ator que faz o bad boy é muito fraco, não a ponto de estragar o filme. O que Maurício conta que gostou muito é que ele foge das resoluções convencionais, com um final realmente inesperado. O filme engana de um jeito positivo.

 

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2018 os seguintes sites e canais: Razão:de:Aspecto, Cinem(ação), Cine Drive Out, Artecines,  O Sete e Correio Braziliense.

 

Confira a cobertura do #ConexãoSundance:

Cobertura do Festival em 2017

Festival de Sundance 2018 – Dia 1

Festival de Sundance 2018 – Dia 2

Festival de Sundance 2018 – Dia 3

Festival de Sundance 2018 – Dia 4

Festival de Sundance 2018 – Dia 5

Deixe seu comentário