Crítica: Esqueceram de Mim (1990) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
4 Claquetes

Crítica: Esqueceram de Mim (1990)

Ficha técnica:

Direção: Chris Columbus.

Elenco: Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, Catherine O’Hara, John Heard, Roberts Blossom e John Candy.

Nacionalidade e data de estreia: Estados Unidos, 10 de novembro de 1990.

Sozinho em casa

Durante o Natal, o pequeno Kevin McCallister é acidentalmente deixado sozinho em casa pela família que viaja a Paris. Convencido de ter sido abandonado, ele começa a aprontar bastante, se divertindo com tudo a que tem direito. Ele só não contava com a presença de dois ladrões especializados em roubar mansões em época de festas. Achando estar roubando um lugar desocupado, a dupla dá de cara com as armadilhas mais improváveis, sendo aos poucos derrotados pela perspicácia e inteligência do garoto. Se a dupla decide não dar trégua, Kevin também não facilita para os ladrões. Em seu “Álamo”, vale tudo para Kevin afugentar os ladrões, até mesmo utilizar o áudio de um filme que havia sido exibido na TV.

Um sucesso impressionante

Maior sucesso de bilheteria de 1990 (à frente de filmes como “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, “Dança com Lobos”, “O Vingador do Futuro” e “Duro de Matar 2”), “Esqueceram de Mim” se mantém ainda como o filme natalino mais visto nos cinemas em todos os tempos. Seu enorme sucesso é compreensível, tratando-se de uma divertida aventura protagonizada por um menino de apenas 10 anos de idade, o talentoso Macaulay Culkin. Custando 18 milhões de dólares, rendeu mais de 476 milhões ao redor do mundo; nada mal para um filme relativamente modesto, sem atores caros que seriam um grande chamativo.

O que vemos no entanto não é uma caçada violenta de gato em rato como mostrado em “O Quarto do Pânico” (2002); em “Esqueceram de Mim” as situações têm um tom de comédia pastelão que lembram um pouco as histórias de Papa-Léguas e Coiote, com quedas e sustos infantis (algumas cenas como pisar em pregos e ser queimado por ferro de passar roupa e maçanetas quentes não afastaram as crianças), fator que contribuiu para alcançar público de todas as idades. E deu muito certo, acabando por influenciar outros filmes, entre eles “Ninguém Segura Este Bebê” (1994), que também tem roteiro de John Hughes, especialista em filmes de comédia, que, além de roteirista, é também diretor de obras como “Clube dos Cinco” (1985), “Curtindo a Vida Adoidado” (1986) e “Antes Só do que Mal-Acompanhado” (1987).

A direção ficou por conta de Chris Columbus, responsável pelos dois primeiros filmes de Harry Potter, e que dirigiu ainda “Mamãe Não Quer que Eu Case” (1991), “Uma Babá Quase Perfeita” (1993) e “O Homem Bicentenário” (1999), entre outros. Columbus assumiu também a direção da boa continuação “Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York” (1992), também um sucesso de bilheteria.

“Esqueceram de Mim” teria perdido muito sem um protagonista de carisma, e Macaulay Culkin cumpriu muito bem o desafio de carregar um personagem inquieto e inteligente. Ele foi a escolha ideal para o papel. Culkin já vinha de filmes como “O Rochedo de Gibraltar” (1988), “Quem Vê Cara Não Vê Coração” (1989) e o terror “Alucinações do Passado” (1990). Depois (e durante) dos dois primeiros “Esqueceram de Mim”, ele ainda fez um relativo sucesso com filmes como “Meu Primeiro Amor” (1991), “O Anjo Malvado” (1993) e “Riquinho” (1994). Mas o ator infelizmente se perderia posteriormente em excessos como uso de drogas. Por “Esqueceram de Mim” Culkin concorreu ao Globo de Ouro de melhor ator comédia – musical.

O ladrões são feitos por Joe Pesci (que no mesmo ano ganhou o Oscar de ator coadjuvante por “Os Bons Companheiros”, e que já havia sido dirigido por Martin Scorsese no excelente “Touro Indomável”) e Daniel Stern (“Amigos, Sempre Amigos”). O veterano Roberts Blossom interpreta um vizinho misterioso.

De início inconformado pelo abandono, O que Kevin não sabe é que durante todo esse tempo seus pais (feitos por Catherine O’Hara e o recém-falecido John Heard) ao saberem de sua ausência, tentam a todo custo a volta imediata para casa, se preocupando bastante com ele, deixando de lado o passeio por Paris. Para eles o que importa é o bem-estar de seu filho que fora deixado para trás .

Mais que uma comédia sobre um menino perseguido por ladrões, “Esqueceram de Mim” também transmite ótimas mensagens, como estar perto das pessoas que ama. Kevin, ao se ver ‘esquecido’ e deixado sozinho em casa – e com isso passar por grandes problemas – começa a enxergar nisso o valor da família. Depois de tudo, Kevin, ao viver seus maiores pesadelos, se torna uma pessoa melhor.

4

Resumo

“Esqueceram de Mim”, um grande sucesso de bilheteria que é uma ótima diversão para toda a família.

Deixe seu comentário