Encanto Submarino 1/3: Earth Angel & Johnny B Goode
Cinema(song)

Encanto Submarino 1/3: Earth Angel & Johnny B Goode

Não há como negar que “De Volta Para o Futuro” é um filme muito bom, e que marcou muita gente (principalmente aqueles que acompanharam o filme nas matinês de cinema pela TV). O filme é simples: o protagonista volta ao passado, faz algumas bobagens, corrige as bobagens que fez e volta para casa triunfante… bem… este é um resumo simples demais… mas não foge muito do que aconteceu.

Na busca de corrigir a bobagem que fez , Marty McFly (Michael J. Fox) percebe que se a banda não tocar, os pais dele não se beijam, não se apaixonam e não tem filhos (no caso o proprio Marty). Então, para a banda não parar, ele próprio resolve tocar guitarra, afinal, o guitarrista machucou a mão ao arrombar o porta malas do carro com uma chave de fendas, já que dentro do porta malas do carro estavam a chave do carro e o próprio Marty McFly. Para gerar um clima romântico, a banda “Marvin Berry & The Starlighters” com Mcfly da guitarra resolvem tocar “Earth Angel”, um hit da década de 50 gravada pela banda “The Penguins”em 1954. Esta última era uma banda de músicos negros vestidos de Black Tie (talvez daí vem o nome “The Penguins”) que durou de 1953 até 2012.

Como o plano e a música dão certo, Marty McFly é convidado para comemorar, e este último resolve tocar Johnny B Goode, gravada pelo pai do Rock, “Chuck Berry”, em 1958. Ela dá ritmo a uma das cenas mais interessantes do filme, principalmente por 3 pontos:

1) O momento em que Marvin Berry liga para o seu suposto primo Chuck e mostra o novo ritmo que este último estaria procurando (sugerindo que o pai do Rock seria Martin McFly,  e não Chuck Berry, ou ainda que o rock é algo muito avançado para o seu tempo…)

2) Após a ligação de Marvin para Chuck, McFly toca a guitarra utilizando tecnicas desenvolvidas da segunda metade de década de 60 em diante, o que deixa os demais instrumentistas da banda (e todo o baile) olhando para MacFly com estranheza. Vale lembrar que o baile em questão acontece em 1955.

3) Na última cena, Marty devolve a guitarra para Marvin, e este último olha para a guitarra como se não acreditasse que a guitarra dele produziu os sons que Marty tirou dela…

 

Abaixo segue a cena:

 

 

Deixe seu comentário