Crítica: Rambo 4 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
2 Claquetes

Crítica: Rambo 4

Rambo4-02

Esta acontecendo uma guerra civil na fronteira com a Birmânia, envolvendo os birmaneses e a tribo karen, esta guerra, como qualquer guerra, consegue chegar as crianças, mulheres, e inocentes que não tem nada a ver com a situação. Conforme o tempo vai passando e a guerra não acaba, algumas pessoas resolvem ir até o local para Rambo4-05tentar ajudar os inocentes, que estão imersos nesta triste realidade. Porém para chegar até o local do conflito e dar suporte as pessoas, Sarah Miller e Michael Burnett, dois missionários precisam subir um rio pouco conhecido, e enfrentar soldados nunca antes vistos. São nestas circunstâncias que encontram um americano recluso e de poucas palavras, que trabalha como piloto de barco neste mesmo rio que os guiará a sua missão, o piloto, atende pelo nome de John Rambo.

Rambo 4 é um filme dirigido, escrito e estrelado por Sylvester Stallone, que resolveu reencarnar o personagem que foi um ícone nos anos 80. Rambo originalmente era um soldado que tinha acima de tudo, problemas psicológicos, problemas que o afetaram de uma tal maneira que o levaram a fazer coisas que ele mesmo não entendia. Essa era a beleza de Rambo 1, conhecer um soldado, “super talentoso em matar gente”, que não sabia como se encaixar na sociedade novamente. A partir do Rambo 2 e 3, a história começou a amolecer, e essa guerra psicológica antes vivida pelo personagem, começou a   perder o sentido.

John Rambo (Sylvester Stallone, right) in RAMBONesta nova versão de Rambo 4, vemos novamente John em um exílio que o faz se afastar de seus problemas e de seus traumas. Porém, a guerra chama Rambo, e Rambo chama a guerra, são duas coisas que se atraem, então não muito distante desse exílio, se da essa guerra civil que coloca o personagem de novo fazendo aquilo que faz melhor. Porém desta vez, com a evolução do cinema, quando vemos a morte de alguém por uma mina ou por um fuzil, é possível ver pedaços voando e sangue jorrando, sem dúvida, esse fator realista trouxe qualidades ao filme. Por outro lado temos um Sylvester Stallone, inchado e completamente fora do biotipo do personagem. Nem mesmo a faixa na cabeça que caracteriozou Rambo durante tantos anos, fica evidente aos olhos de um personagem tão “robusto”.

Rambo4-06Minha sensação é que Stallone quer tentar trazer a vida, alguns filmes que marcaram os anos 80, e que se caracterizaram como filmes de Ação. Porém estes filmes perderam um pouco de espaço no mercado, e agora, como em seus filmes, Sylvester Stallone quer tentar resgatar Rambo4-07estes filmes de uma forma quase heróica. Porém, há de pensar que quem assiste Rambo 4 são pessoas que assistiram Rambo 1, 2 e 3, e que foram fãs deste persoangem, porém, estas pessoas, hoje estão mais bem informadas, e já viram 2 aviões coledirem com prédios no centro dos EUA, ou seja, esta cada vez mais difícil fazer algo que impressione, ou Rambo4-03que mostre essa parte de violência de uma forma chocante. Este é o calcanhar de Aquiles de Stallone, a informação.

Como uma história de resgate ao personagem, Rambo 4 é um filme bom, que tem elementos que realmente nos trazem de volta para aquela atmosfera dos anos 80. Mas como filme de Ação, o filme esta muito aquém do que podem nos oferecer com a palavra Rambo.

Confira o trailer de Rambo 4:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=DFtQ2TjfKo0]

Nota: 2 Claquetes
2-claquetes

Deixe seu comentário