Vem aí filme que será inspirado em conto de Guimarães Rosa - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Vem aí filme que será inspirado em conto de Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa (1908 – 1967), foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata.

Guimarães Rosa tinha uma característica muito marcante em seus textos, o fato de quase todos ambientam-se no chamado sertão brasileito. Guimarães se destacava pela inovação de linguagem, tinha como grande diferencial os falares populares e regionais, o que permitiu a criação de inúmeros vocabulários a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas.

O autor é o terceiro ocupante da cadeira 2, eleito em 6 de agosto de 1963, na sucessão de João Neves da Fontoura e recebido pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 16 de novembro de 1967.

Entre suas obras mais famosas encontram-se Grande Sertão: Veredas (1956) e Noites do Sertão (1965), além de inúmeros contos. E são exatamente nestes contos que Luiz Henrique Rios, diretor da Rede Globo, se baseia para criar seu próximo filme.

“A Noiva ou a Mula” é inspirado no conto Corpo Fechado, do livro Sagarana (1946), de Guimarães Rosa, e retrata a disputa entre Das Dô e a mula Beija Fulô pela atenção de Manoel. Para esta adaptação já foram confirmados no elenco: Alexandre Borges, Caio Blat, Lima Duarte e Maria Flor.

O filme ainda não tem data para começar a ser rodado e muito menos estrear, porém promete ser um filme divertido, no estilo de Lisbela e o Prisioneiro (2003) ou O Auto da Compadecida (2000).

E você? O que acha de filmes que baseiam-se em obras de grandes escritores brasileiros?

Deixe seu comentário