“Sofia Foi” estreia hoje nos cinemas na Sessão Vitrine
A Sessão Vitrine Petrobras lança nesta quinta-feira (19) o sensível e poético “Sofia Foi”. O filme acompanha Sofia, uma jovem solitária que, sem ter onde morar ou um ombro amigo para se apoiar, vaga pela Universidade de São Paulo, apegada ao calor das memórias e ao seu impulso artístico como tatuadora.
Depois de passar pelo festival francês FIDMarseille em 2023 e pela Mostra de Cinema de Tiradentes neste ano, “Sofia Foi” entra em cartaz em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. A classificação indicativa do filme é de 14 anos.
Estreia de Pedro Geraldo na direção de um longa-metragem, o projeto nasceu do desejo de diretore de fazer um coming of age ambientado na capital paulista. “O filme retrata o período limiar de transição da adolescência para a vida adulta e as angústias desse processo de amadurecimento”, explica. “Ao mesmo tempo, há o limbo entre vida e morte, já que narrativa teve como ponto de partida eventos trágicos que aconteceram dentro do campus universitário, onde estudantes perderam a vida sem nenhuma explicação.”
Acompanhando 24 horas na vida da jovem, o filme faz um retrato cuidadoso dos turbilhões internos da protagonista, que se apequena diante da amplitude dos espaços vazios, na mesma medida que floresce nos pequenos gestos.
Projeto feito a poucas mãos, “Sofia Foi” traz o olhar fresco e delicado de quem ainda se lembra o que é ter 23 anos em uma cidade, onde a promessa dos sonhos por vezes perde espaço para a desesperança.
“Sofia Foi” é um lançamento da SESSÃO VITRINE PETROBRAS, uma iniciativa que mensalmente leva o cinema nacional a preços acessíveis para espectadores de todo o país. Com uma curadoria diversificada, que preza pela promoção de títulos inovadores e originais, o projeto tem como objetivo formar público e democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira.