As Bestas estreia nos cinemas em 25 de janeiro
Lançamentos

As Bestas, vencedor do César de melhor filme estrangeiro, estreia nos cinemas em 25 de janeiro

Inspirado num acontecimento real, longa narra a tensão entre um casal francês e moradores locais num pequeno vilarejo na Galícia

Dirigido pelo espanhol Rodrigo Sorogoyen (indicado ao Oscar em 2019 pelo curta “Madre”), As Bestas é uma coprodução entre França e Espanha que traz uma história de tensão marcada por excelentes interpretações de Denis Ménochet e Marina Foïs. O longa foi selecionado e exibido na mostra Première no Festival de Cannes de 2022 e, em 2023, venceu nove Prêmios Goya, a premiação mais importante da Espanha, além de ganhador do César de Melhor Filme Estrangeiro. Com distribuição da Pandora Filmes, o filme estreia com exclusividade nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 25 de janeiro, nas seguintes praças: São PauloRio de JaneiroBelo HorizonteBrasíliaManausPorto AlegreRecifeRibeirão Preto e Salvador. A classificação indicativa é 14 anos.

Ménochet e Foïs interpretam Antoine e Olga, um casal francês que mora no interior da Galícia. Eles tentam tocar sua vida, mas nem sempre são bem-vindos pelos moradores locais. A tensão cresce quando surge um embate com os vizinhos, que se transforma em uma questão violenta que envolverá toda a aldeia. Confira o trailer:

Sorogoyen assina o roteiro com Isabel Peña, e se inspirou numa história real para criar o filme. “Estudamos o caso para conhecê-lo e, assim, para nos distanciar dele, e transformá-lo em nossa ficção. Nós conhecíamos, ou acreditávamos que conhecíamos, as pessoas envolvidas. Nós sabíamos, ou pensávamos que sabíamos, suas motivações, seus sonhos. E então começamos a criar nossos personagens para a ficção. Mudamos seus nomes, idade, nacionalidade. Não queríamos contar a história verdadeira, mas algo inspirado naquele evento.”

O cenário, explica ele, é um vilarejo gradualmente abandonado, no qual os moradores locais suspeitam de todos que são estrangeiros, assim surgindo o conflito entre o local e o que é exterior.

Um problema financeiro, mas também de identidade, no que diz respeito à propriedade da terra. Ameaças, orgulho, convivência difícil, explosões de violência, medo. Esses dois últimos elementos acabaram se tornando os eixos centrais sobre os quais a história se apoiava: violência e medo”.

Além do casal protagonista, As Bestas também contou em seu elenco com atores não profissionais, uma escolha para ampliar a autenticidade da história, cujo caso real já havia sido abordado no documentário “Santoalla”, de 2016. Entre os intérpretes sem experiências no ofício da interpretação, estão Mercedes Samprón Pérez (que faz Aurora), José Antonio Fernández (Paulino) e José Manuel Fernández Blanco, que faz o emblemático Pepiño e que lamentavelmente faleceu em agosto de 2022 sem a oportunidade de ter assistido ao filme concluído – em seu discurso no Goya, Rodrigo Sorogoyen dedicou um dos prêmios a ele.

Enquanto os roteiristas investigavam sobre a área onde se passaria a história, descobriram que, todos os anos, em várias aldeias próximas celebram “a rapa das bestas”, uma celebração popular que consiste em cortar as crinas dos animais selvagens para remover quaisquer parasitas antes de liberar os animais de volta para as montanhas.

Decidimos introduzir esta tradição, que tem um poder visual esmagador em nossa história. O título menciona isso, mas, também, uma das cenas centrais tentaria ser uma alegoria do “rapa”. Quem é a besta? Antoine tenta ser pacífico diante da violência dos irmãos, mas nunca consegue se separar dele”.

Deixe seu comentário