12 diretoras brasileiras para você acompanhar
Cinema Nacional

12 diretoras brasileiras para você acompanhar

O cinema brasileiro vem experimentando uma efervescência criativa marcante, e nesse panorama, diretoras talentosas têm se destacado, contribuindo de maneira significativa para a riqueza e diversidade da sétima arte no país.

Listamos 12 diretoras brasileiras cujo trabalho não apenas merece reconhecimento, mas também promete impactar e enriquecer o cenário cinematográfico nacional nos próximos anos. Desde narrativas instigantes até abordagens inovadoras, essas diretoras estão deixando sua marca única, trazendo ao público experiências cinematográficas cativantes.

Anna Muylaert:

Conhecida por filmes como “Que Horas Ela Volta?” (2015), Anna Muylaert além de diretora também é roteirista.

Viviane Ferreira:

Diretora, roteirista e produtora, Viviane Ferreira é conhecida por seu trabalho em “O Dia de Jerusa” (2014) e tem contribuído para a representação negra no cinema brasileiro.

Gabriela Amaral Almeida:

Diretora e roteirista, ela se destacou com o filme de terror “O Animal Cordial” (2017) e tem mostrado uma abordagem única e ousada.

Carolina Jabor:

Com uma carreira que inclui o filme “Aos Teus Olhos” (2017), Carolina Jabor tem mostrado uma sensibilidade aguçada para as nuances das relações humanas.

Laís Bodanzky:

Diretora e produtora, Laís Bodanzky é conhecida por filmes como “Bicho de Sete Cabeças” (2001) e “Como Nossos Pais” (2017). Além de filmes maravilhosos, Laís contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do cinema em São Paulo tendo sido presidente do Spcine.

Sabrina Fidalgo:

Diretora e roteirista, Sabrina Fidalgo dirigiu o curta “Alfazema” (2019) e é uma voz importante na promoção da diversidade e inclusão no cinema brasileiro.

Daniela Thomas:

Além de trabalhar em colaborações com Walter Salles, Daniela Thomas dirigiu filmes como “O Banquete” (2018) e mostra uma visão cinematográfica muito particular.

Adriana Dutra:

Diretora e produtora, Adriana Dutra é conhecida por documentários como “Quanto Tempo o Tempo Tem” (2015) e tem uma abordagem íntima e questionadora.

Dandara Ferreira:

Dandara estreou com um longa de peso, em 2023 lançou “Meu Nome É Gal”, que retrata a vida de Gal Costa. Com vasta experiência na produção cinematográfica coloca sua visão de forma muito consciente.

Tata Amaral:

Diretora premiada, Tata Amaral é conhecida por filmes como “Um Céu de Estrelas” (1996) e mais recentemente “Sequestro Relâmpago” (2018). Com uma abordagem sempre muito direta, Tata é conhecida por sua delicadeza em temas sensíveis.

Renata Pinheiro:

Diretora e roteirista, Renata Pinheiro se destacou com “Amor, Plástico e Barulho” (2014) e também fez a ficção científica/thriller chamado “Carro Rei” (2021). Renata possui uma abordagem estilística única em seus filmes.

Caru Alves de Souza:

Diretora e roteirista, Caru Alves de Souza dirigiu “De Menor” (2013) e em 2020 lançou “Meu Nome é Bagdá”. Filha de Tata Amaral, ela demonstra uma familiaridade rara com a câmera.

Deixe seu comentário