O Que Pode o Corpo?: o corpo na contemporaneidade
Cinema Nacional

O Que Pode o Corpo?: filme investiga o corpo na contemporaneidade

O corpo surge como protagonista, assumindo o papel de arena de debates públicos sobre questões cruciais da contemporaneidade, no novo filme do diretor Leonardo Barcelos, “O Que Pode o Corpo?”, que estreia com exclusividade no dia 9 de abril, no Curta!. Em seguida, a produção também estará disponível em streaming no CurtaOn.

Através da arte performática, o corpo se apresenta como ferramenta de resistência, inovação e questionamento, desafiando normas e abrindo espaço para novas formas de ser e estar no mundo. O documentário propõe uma imersão profunda na arte performática contemporânea, explorando a confluência de diferentes expressões artísticas e os discursos inovadores que emergem dessa interseção.

Através de um mosaico de imagens de arquivo e entrevistas com artistas e teóricos, o filme tece um panorama vibrante das questões acerca do corpo e da performance no mundo atual. Abarca temas como a colonização e seus efeitos persistentes na sociedade, as lutas pela igualdade de direitos LGBTQIA+ e por avanço dos movimentos feministas, além das reivindicações dos povos indígenas e negros por reconhecimento e justiça.

Ao longo de 10 anos de pesquisa, o diretor Leonardo Barcelos e o produtor André Hallak — em parceria com a Trem Chic, produtora encabeçada pelo multiartista Eder Santos — foram estabelecendo trocas e parcerias com alguns dos mais importantes nomes da performance no mundo. Entre eles, estão ORLAN, Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Jo Clifford, Marco Paulo Rolla, Regina José Galindo e Carlos Martiel.

“O documentário aborda um tema atual, extremamente relevante e, de certa forma, urgente. A sociedade deve participar e engajar-se no debate sobre o corpo, o que ele significa e significará no futuro”, afirma o diretor. “Mudanças de paradigma têm sido delineadas em diferentes áreas do conhecimento. Como o corpo tem sido visto e interpretado? Qual é a nossa corporalidade? O que define o ser humano? Estas são algumas questões que devem ser respondidas pela sociedade como um todo, uma vez que se discute a própria definição do que é humano e as linhas que as distinguem mudam constantemente”, defende ele.

“O Que Pode o Corpo?” é o desdobramento de um projeto ainda mais amplo, fruto dos quase 10 anos de pesquisa do diretor e da equipe, que deu origem à “Trilogia do Corpo”. Ela consiste em dois longas-metragens e uma série de TV, além de um média-metragem e a previsão de uma grande exposição de fechamento.

Viabilizado pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), “O Que Pode o Corpo?” é uma produção da Tandera Filmes. O documentário também estará no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia é no dia temático Terças das Artes, 9 de abril, às 22h30.

Deixe seu comentário