Nos bastidores da cozinha: The Bear mistura gastronomia e luto
Séries

Nos bastidores da cozinha: The Bear mistura gastronomia e luto

Com clima intenso e forte apelo humano, a série do Star+  é forte candidata a melhor do ano

Com pouco estardalhaço, “The Bear” estreou no streaming brasileiro há pouco tempo e logo se tornou uma daquelas séries que é preciso assistir. Contando com apenas oito episódios, de 30 minutos cada, a série então tida como uma comédia se desdobra em um misto de emoções com pitadas de drama, sendo capaz de arrancar risadas da mesma forma que desperta raiva, ansiedade, felicidade e tristeza.

A história nos leva para os bastidores de uma cozinha da mesma forma que algumas produções famosas, mas com ingredientes muito mais viscerais. Carmen Berzatto, vivido pelo ator Jeremy Allen White, é um renomado e jovem chef que volta para sua cidade natal, Chicago, para cuidar do restaurante que seu falecido irmão, Michael (Jon Bernthal), deixou como testamento de maneira trágica.

Em uma volta para suas raízes, o ambiente encontrado não é nem um pouco parecido com o que Carmy está acostumado. Problemas como falta de insumos, dívidas e mais dívidas e uma cozinha em péssimas condições são logo conhecidos. Para piorar, ainda na tentativa de lidar com seu luto, Carmy precisa enfrentar a falta de respeito e aptidão demonstrada pelos seus mais recentes cozinheiros. O cenário é pura pressão e os conflitos pululam.

Criada e dirigida por Christopher Storer, ele diz ter tirado inspiração em uma cozinha real e buscou trazer o que de mais real existe neste mundo para dentro da trama. Essa proximidade com os problemas mais imediatos é o que traz essa experiência bastante humana para o espectador, que pode experimentar frustrações e angústias enquanto lida com temas como família, companheirismo e luto, em meio a inspeções da vigilância sanitária, por exemplo.

A trama explora muito bem o lado mais humano de cada personagem, isto é, seus defeitos, virtudes, erros e acertos, tornando fácil a identificação com um ou com outro, ao mesmo tempo que momentos depois é possível reprovar uma atitude tomada por este mesmo personagem. Tudo isso enquanto pratos são cozinhados em um caótico ambiente de cozinha: barulho, correria e gritos estão sempre presentes.

Com ótimas atuações, diálogos bem construídos e uma grande imersão, a série ainda conta com grande fotografia e direção, além da boa química dos atores. De fato, um dos episódios mais marcantes é um plano-sequência que vale por si só toda a série, colocando-a como uma das melhores do ano.

A série está disponível no Star+ e é daquelas dignas de uma maratona. Acompanhá-la, no entanto, requer fôlego. Muito possivelmente dará fome também, já que lindos pratos são apresentados a cada episódio. Caso você seja aquela pessoa que adora assistir a uma série acompanhado de uma boa comida e quer dar uma de chefe, o melhor cooktop 4 bocas, como no filme, ou algum item de cozinha industrialseria uma ótima opção para tentar imitar as deliciosas comidas da produção.

Deixe seu comentário