Por trás das câmeras: a importância do planejamento
Artigo

Por trás das câmeras: a importância de uma produção bem planejada

Organização, logística, cumprimento de prazos e captação de recursos fazem parte dos desafios presentes na rotina de produtores de obras audiovisuais

A comunicação é uma necessidade, contar histórias é uma atividade que conecta a todos e nos torna mais humanos. Sendo assim, ao longo do tempo, construímos maneiras diferentes para passar adiante as nossas experiências, ideias e desejos, que encontraram nas produções audiovisuais uma das melhores formas para a representação e transmissão de histórias, por exemplo.

Porém, para uma ideia virar realidade nas telas, é necessário que algumas funções sejam desempenhadas. Afinal, as produções cinematográficas não são realizadas somente por câmeras, atores e um diretor. Além de uma ideia na cabeça e um roteiro original, por trás das lentes existe uma gama de profissionais que executam as tarefas de produção, planejamento, execução de prazos e gestão de pessoas e recursos.

Produções cinematográficas e audiovisuais dependem muito de um bom planejamento para sua execução. Assim como qualquer outra indústria, as produções precisam ser divididas em etapas e contar com profissionais exercendo funções diversas, desde captação e gestão de recursos e a sua execução, propriamente dita.

A espinha dorsal de qualquer obra audiovisual é a função de produtor. É esse o profissional responsável pelo sucesso de uma produção, já que gerenciará o orçamento e o cronograma de execução. Ele deve ser competente em questões tanto técnicas quanto administrativas, pois estará em contato constantemente com equipe, materiais e até mesmo com orçamento. Geralmente, o produtor detém boa parte dos direitos intelectuais de uma produção e pode até mesmo entrar com uma grande parcela do financiamento. Por conta disso, é um profundo conhecedor do filme

A produção geralmente é dividida em partes. A função executiva é tarefa do produtor executivo que deve ser responsável por transformar todo o trabalho em realidade. Esse profissional que buscará captar recursos, podendo ser através de leis de incentivo como lei Rouanet, ou através de patrocinadores. É também quem repartirá a verba entre as partes de pré e pós-produção e da produção, além de divulgação e distribuição para os veículos. Afinal, de nada vale a conclusão da obra se esta não alcançar seu público.

O diretor de produção, por sua vez, administra os recursos e fará com que cumpram corretamente seu desígnio. Esse profissional deve manter contato próximo ao diretor para melhor entender suas ideias para a obra e, com base nelas, achar a melhor forma de executá-las com a verba disponível. É a função mais prática entre todas da produção.

Cena de gravação do filme Hoje - Tata Amaral dirigindo César Troncoso e Denise Fraga

Geralmente esse profissional conta com apoio de assistentes de produção que darão todo o suporte logístico para as tarefas. Sua rotina envolve garantir que a alimentação do set esteja em ordem, assim como a hospedagem da equipe e o transporte desta e dos equipamentos. Também deve trabalhar para cumprimento do cronograma, o que exige um grande conhecimento do roteiro. Estar atento para inconvenientes e imprevistos também faz parte de sua função, o que exige bastante jogo de cintura.

No Brasil, as obras cinematográficas não são tantas. Portanto, as oportunidades de entrar nesse mercado podem ser maiores para curta-metragens, propagandas, televisão, séries ou até mesmo cinema independente. O diferencial é ter conhecimentos de logística, boa comunicação, bons contatos e muita disposição. A produção é repleta de desafios e imprevistos e colocar a mão na massa é essencial. Até mesmo o conhecimento de manejo de ferramentas, como de uma micro retífica, por exemplo, pode salvar todo o dia de gravação em um set de filmagens.

Deixe seu comentário