#ConexãoSundance: A House Made of Splinters - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: A House Made of Splinters

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme A House Made of Splinters.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

A House Made of Splinters

“A House Made of Splinters” é o documentário que ganhou o prêmio de direção dos docs internacionais. Ele tem uma estrutura diferente dos citados antes nesta cobertura: é um doc totalmente observacional. Aqui, vemos a equipe observando o que acontece em um abrigo temporário de crianças na Ucrânia. Ele acompanha a rotina de algumas assistentes sociais e de algumas crianças. Por ser um abrigo temporário, elas podem sair de lá para suas casa, um orfanato do estado ou uma família adotiva. Todas elas são de famílias problemáticas. O personagem principal, Kolia, tem uns 12 anos e é muito problemático: rouba, arranja brigas, mas tem um cuidado gigante com os irmãos e um arco interessante. Tem a Sasha, que sequer consegue contato com a mãe, e Lina, que precisa escolher se vai a uma família adotiva. O filme tem a estrutrua observacional e cenas que podem ter sido repetidas. Ainda assim, é um documentário muito emocional, com a preocupação das cuidadoras das crianças, a situação do país e a pobreza. “A House Made of Splinters” mostra um trabalho muito fino de montagem e de sensibilidade de como eles acompanharam as crianças.

Nota: 4,5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Este lugar não é o que você pensa quando ouve a palavra “orfanato”. Uma casa temporária para crianças abandonadas perto da linha de frente no leste da Ucrânia é administrada por um pequeno grupo de assistentes sociais determinados a proporcionar conforto e segurança. Pode ser humilde e um pouco decadente, mas esta casa está cheia de amor e oferece até nove meses de refúgio para crianças cujo destino será determinado pelo sistema. Durante este curto período de tempo, os cuidadores tentam nutrir dentro deles um senso de estabilidade e normalidade.

Direção: Simon Lereng Wilmont
Roteiro:
País: Dinamarca
87 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário