#ConexãoSundance: The Janes - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: The Janes

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme The Janes.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

The Janes

“The Janes” é um documentário no mesmo tema do “Call Jane“, do qual falamos aqui. É a versão documental da história: conta sobre o grupo chamado Janes, que ajudava as mulheres a fazerem aborto, ilegal na época, de forma segura. O documentário é muito melhor que versão ficcional, ainda mais por não se adequar aos padrões da narrativa ficcional americana. Você reconhece os personagens do documentário no filme. É um documentário do tipo “talking heads” com diversas participações importantes: mulheres do grupo, pessoas que fizeram aborto, e um policial que participou. Mas o principal é que o filme também faz um pano de fundo das questões que estavam no debate central: do qual o direito das mulheres não fazia parte. Tem uma parte que fala só dos “esquerdomachos” da época, e como a questão do aborto era menosprezada mesmo nos movimentos progressitas. “The Janes” tem muitas imagens da época, contextualizando situações importantes, e muito boas para contextualizar. O filme tem momentos pesados e desagradáveis, mas é muito consistente sobre o tema.

Nota: 4,5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Na primavera de 1972, a polícia invadiu um apartamento no sul de Chicago. Sete mulheres foram presas e acusadas de fazer parte de uma rede clandestina. Usando codinomes, vendas e casas seguras para proteger suas identidades e seu trabalho, elas construíram um serviço clandestino para mulheres que buscavam abortos ilegais, seguros e acessíveis. Eles se chamavam Jane.

Direção: Tia Lessin, Emma Pildes
País: Estados Unidos
101 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário