#ConexãoSundance: Dos Estaciones - Cinem(ação)
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Dos Estaciones

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Dos Estaciones.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Dos Estaciones

“Dos Estaciones” é o filme mexicano disputando a mostra de filmes internacionais. Ele conta a história de Maria, dona da fábrica de tequila que passa por muitas dificuldades. Tem uma praga na plantação de agave, e ela não consegue comprar agave dos fornecedores porque tem uma fábrica americana que começou a dominar o mercado. Mas estamos falando de uma fábrica bicentenária, e ela é dona do legado. Ela tem uma grande responsabilidade com aquilo, e essas dificuldades pesam muito para ela. Ela conhece a Rosa, que vai ajudá-la a resolver as coisas, e por quem Maria se apaixona. Ao mesmo tempo, ela é muito contida e fechada, e seus avanços não são verbalizados. “Dos Estaciones” é um filme muito quieto, parece um documentário observacional: muitas vezes ele só mostra as pessoas fazendo as coisas, a tequila sendo produzida. Às vezes só vemos as reações da protagonista em um close por vários minutos. Eis que o diretor, de fato, está em seu primeiro filme de ficção e fazia documentários antes disso. Não é um filme para “todo mundo”. Ele tem uma expressão muito poética da relação telúrica das pessoas, da relação delas com a terra. É muito bem dirigido e tem uma atuação espetacular da atriz Teresa Sánchez.

Nota: 4,5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Em meio à pitoresca sujeira vermelha, céu azul e campos verdes de agave fica a Dos Estaciones, uma outrora majestosa fábrica de tequila lutando para se manter de pé. À frente da fábrica reina Maria Garcia, herdeira dos negócios da família e farol para os citadinos que emprega.

Direção: Juan Pablo González
Roteiro: Juan Pablo González, Ana Isabel Fernández, Ilana Coleman
País: México
98 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário