#ConexãoSundance: Marte Um - Cinem(ação)
Festival de Sundance 2022 - Marte Um
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Marte Um

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Marte Um.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Marte Um

“Marte Um” é o longa-metragem brasileiro presente no festival de Sundance. É um filme mineiro que conta a história de uma família negra com os aspectos culturais deles, e temos os arcos de cada um dos personagens. Wellington, pai da família, é porteiro de um condomínio de luxo e sóbrio há quatro anos. A mãe, Tércia, é diarista. A filha mais velha, Eunice, faz faculdade de direito. E Deivinho é pré-adolescente e joga futebol, sendo que seu pai deposita nele a esperança da família. O filme ainda tem uma participação especial do jogador Sorín. Mas Deivinho na verdade quer ser cientista, o que torna seu pai um antagonista. E o filme vai mostrando os dilemas e motivações dos personagens, incluindo conflitos geracionais, tudo colocado de forma orgânica. Dona Tércia, com seu trabalho, também se vê vítima de um trauma que gera um grau de paranoia. O que Marte Um faz é contar o arco dessas pessoas, mas é um filme com muitas camadas. Tem a crítica social mais direta, a formação familiar, a discussão do amadurecimento, e tem momentos muito emocionantes que podem levar às lágrimas, mesmo sem ser melodramático. É um filme muito bonito, e no qual não acontecem apenas coisas boas, mas traz uma gota de esperança – que é suficiente para encher o nosso coração. Ele traz um sentimento parecido com o do filme Benzinho. Na apresentação do filme, o diretor falou que o longa é uma carta de amor ao povo brasileiro e à comunidade negra brasileira. E pode-se dizer que é também uma carta de amorao cinema brasileiro.

Nota: 5/5

Novamente online, Festival de Sundance 2022 começa nesta quinta

Sinopse e Ficha Técnica:

A otimista e sonhadora família Martins vive na periferia de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Família negra e de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade enquanto a poeira política baixa. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que segue as ambições de seu pai mas na verdade sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, sua filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e pondera se é hora de sair de casa.

Direção: Gabriel Martins
Roteiro: Gabriel Martins
País: Brasil
115 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário