#ConexãoSundance: Speak No Evil - Cinem(ação)
Festival de Sundance - imagem de Speak No Evil
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Speak No Evil

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Speak No Evil.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Speak No Evil

“Speak No Evil”, filme da sessão de meia-noitel, é um dos principais da sessão neste festival. É um filme que foi introduzido como um que tratasse o horror de forma mais artística, segundo o diretor antes de iniciar o filme. O cineasta comparou os filmes de Lars Von Trier e Michael Haneke por terem vários clichês do terror de forma artística. “Speak No Evil” é muito bom, mas ficou abaixo das expectativas. O problema principal se baseia na premissa: o casal holandês que convida o dinamarquês para passar as férias, mas tudo baseado no fato de que os dinamarqueses são muito polidos e não conseguem dizer ‘não’. Tudo está baseado no fato de os dinamarqueses serem muito polidos, o que leva a consequências nefastas. Se você não compra essa premissa de que eles aceitam as coisas por não saberem dizer ‘não’, o filme perde potência. E para a cultura brasileira, a coisa soa um pouco estranha. Isso não estraga o filme, mas prejudica. Outro complicador é que os primeiros 70 minutos se alternam entre suspense e comédia ácida, fazendo uma escalada lenta. Ele não tava dando o terror esperado, e no terceiro ato ele se torna muito perturbador. “Speak No Evil” se torna um filme que pode tirar o sono das pessoas, também pela reflexão que ele provoca a respeito do comportamento social de ser alguém muito polido. Ele tem características de filme europeu, e por isso é difícil vê-lo sendo financiado pelo mainstream: a escolha que o diretor faz não é comercial.

4,5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Durante as férias na Toscana, uma família dinamarquesa rapidamente se torna amiga de uma família holandesa. Meses depois, quando chega um convite incentivando a família dinamarquesa a visitar os holandeses em sua casa de campo, eles não hesitam em planejar uma fuga rápida. De espírito livre e aventureiro, os holandeses recebem os dinamarqueses para o fim de semana, canalizando uma energia que desperta seus visitantes à medida que as bebidas fluem e eles começam a se soltar. Mas o que começa como uma reunião idílica logo muda à medida que os anfitriões testam cada vez mais os limites de seus hóspedes.

Direcão: Christian Tafdrup
Roteiro: Christian Tafdrup, Mads Tafdrup
País: Dinamarca
98 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário