#ConexãoSundance: Klondike - Cinem(ação)
Festival de Sundance - imagem de Klondike
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Klondike

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Klondike.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Klondike

Klondike é o filme da Ucrânia no Festival de Sundance 2022. O filme fala sobre a guerra russo-ucraniana, que começou em 2013 e é tema em voga agora, o que deixou o filme bastante relevante no momento. É um filme muito poderoso, que tem como pano de fundo o avião da Malásia Airlines que foi derrubado por engano por um míssil enquanto sobrevoava a Ucrânia. “Klondike” se passa em uma vila rural, onde tem a disputa da guerra civil entre os separatistas que apoiam os russos, os “nacionalistas”, e tudo se passa em torno de uma família de uma mulher ucraniana “nacionalista” e um pai ucraniano de etnicidade russa. Todos os amigos da cidade estão aderindo aos russos, mas a mulher se recusa a sair da casa. O filme envolve o marido tentando achar um jeito de sair da cidade com ela, equilibrando a relação com a esposa. A cada hora aparecem figuras importantes da guerra, e em certo ponto do filme entra o irmão da esposa. Klondike lembra muito o neorrealismo italiano, como “Roma Cidade Aberta”, na maneira como trata a guerra e a questão dos personagens. Em certos momentos, ele beira o humor, mas sem ser patético. Criam-se algumas situações absurdas em relação à guerra civil: em alguns momentos de conflito, a preocupação dos personagens é tirar o sofá dos escombros e retirar o pó, mas de forma séria com a situação. A fotografia do filme investe muito em panorâmicas, e o longa tem muitos planos abertos, que colocam com clareza a pequenez das pessoas diante da situação. Klondike se desenvolve bem, com atuações de alto nível, mas a sequência final é brutal e de partir o coração: tem um peso psicológico muito grande.

Nota: 5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

Julho de 2014. Os futuros pais Irka e Tolik vivem na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, território disputado nos primeiros dias da guerra de Donbas. A ansiedade pelo nascimento do primeiro filho é violentamente interrompida pelo acidente vicinal do voo MH17, que eleva a tensão proibitiva que envolve a cidade.

Direcão: Maryna Er Gorbach
Roteiro: Maryna Er Gorbach
País: Ucrânia / Turquia
100 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário