#ConexãoSundance: Tantura - Cinem(ação)
Festival de Sundance - imagem de Tantura
Conexão Sundance

#ConexãoSundance: Tantura

#ConexãoSundance: Crítica e análise do filme Tantura.

Confira a cobertura do Festival de Sundance 2022 com resumos e críticas dos longas acompanhados pelo crítico Maurício Costa.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DO FESTIVAL DE SUNDANCE AQUI!

Tantura

O primeiro filme do Festival de Sundance 2022 é um documentário Israelense. O doc “Tantura” investiga as alegações sobre o massacre que as milícias israelenses teriam cometido na vila palestina de Tantura na guerra de 1948, considerada a Guerra da Independência de Israel, e o “Nakba”, o grande desastre para os povo árabes. Essas alegações e rumores de massacre se referem a assassinatos em massa que teriam ocorrido lá. No início dos anos 2000, um trabalho acadêmico israelense entrevistou pessoas da época que confessaram o ocorrido. No entanto, muitos voltaram atrás quando o fato chegou na mídia, e o acadêmico foi perseguido. “Tantura” entrevista essas pessoas e faz uma investigação profunda sobre a ocorrência do massacre, além de avaliar como o Estado de Israel se vê e qual a política de Israel para tratar desses temas, e porque o estado israelense nunca admitiria que aqui aconteceu.

O filme acaba sendo dramático, muito emocional, e com um peso psicológico muito grande, ainda mais por ser feito por judeus israelenses que buscam se reconciliar com o passado. “Tantura” ainda compara países como Canadá e Austrália têm reconhecido os crimes cometidos contra os povos originários.

“Tantura” é um excelente documentário na maneira como as entrevistas foram feitas, e faz pensar muito sobre o significado da guerra, de pátria, país, religião e humanidade. O filme começa bem com o festival de Sundance 2022.

Nota: 5/5

Sinopse e Ficha Técnica:

O diretor Alon Schwarz revisita ex-soldados israelenses da Brigada Alexandroni, bem como moradores palestinos, em um esforço para reexaminar o que aconteceu na vila de Tantura, onde teria ocorrido um massacre do qual não se tem registros, e explorar por que “Nakba” (Catástrofe, para os Palestinos) é um tabu na sociedade israelense.

Direcão: Alon Schwarz
Roteiro: Alon Schwarz, Shaul Schwarz, Halil Efrat
País: Israel
94 min

Participam da cobertura do Festival de Sundance 2022 os seguintes sites e canais: Razão:de:AspectoCinem(ação)Getro.com.br e Wanna be Nerd.

Deixe seu comentário